📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tour de France 2018 – Etapa 9: Calculismo matou o espetáculo

- Advertisement -

A passagem pelo Tour de France 2018 pelo paralelo do norte de França era extremamente ansiada, com muitos setores de pavé a aguardarem os ciclistas e expectativa de diferenças de tempos entre os favoritos à vitória na Grande Volta gaulesa.

Não foi preciso esperar muito para se fazer sentir a primeira vítima. Quando uma fuga de dez elementos começava a ganhar espaço e desenhar um dia na frente, Richie Porte (BMC) viu-se envolvido numa queda e, tal como há um ano atrás, não consegue sequer terminar a primeira semana do Tour.

Pouco depois, começou a dureza a sério, com Romain Bardet (AG2R La Mondiale) a sofrer com os azares do paralelo e a ver-se forçado a uma recuperação. Nestes primeiros momentos foi a BORA-hansgrohe do campeão do Mundo Peter Sagan que foi controlando o pelotão e deixando a fuga a uma distância acessível.

Com o passar dos quilómetros, muitos foram os que tiveram problemas, entre as quedas, os furos e os mecânicos, com nomes como Fuglsang (Astana), Froome (Sky) ou (novamente e por mais que uma vez) Bardet, mas no pelotão parecia reinar uma pouco caraterística tranquilidade, sem ninguém a querer pegar na etapa e todos a conseguirem reentrar, com excepção de Tejay van Garderen (BMC).

Na parte final, Mikel Landa (Movistar) caíu e Rigoberto Uran (EF Education First) teve queda e avaria mecânica e ambos ficaram para trás. Já na luta pela etapa, já apanhada a fuga, isolou-se um trio com John Degenkolb (Trek-Segafredo), o camisola amarela Greg van Avermaet (BMC) e o campeão belga Yves Lampaert (Quick-Step).

No último setor de paralelo, mais um problema para Bardet, que ficaria outra vez para trás e acabaria alcançado pelo grupo onde seguia Landa. Num sprint a três, Degenkolb regressou às grandes vitórias, culminando um longo caminho desde um atropelamento que quase lhe terminou com a carreira.

Nos favoritos, Bob Jungels (Quick-Step) ainda foi buscar uns segundinhos, enquanto Landa e Bardet quase alcançaram o grupo e só Uran perdeu tempo em quantidade preocupante. De resto, foi uma etapa marcada pela falta de vontade de algumas equipas em quererem fazer e diferenças e ganhar tempo, em que o calculismo e o receio de que algo corresse mal se sobrepuseram à ambição.

Classificação da etapa

  1. John Degenkolb (Trek-Segafredo) 3h24m26s
  2. Greg van Avermaet (BMC) m.t.
  3. Yves Lampaert (Quick-Step) m.t.
  4. Philippe Gilbert (Quick-Step) +19s
  5. Peter Sagan (BORA-hansgrohe) m.t.

Líderes

  • Geral: Greg van Avermaet (BMC)
  • Pontos: Peter Sagan (BORA-hansgrohe)
  • Montanha: Toms Skujins (Trek-Segafredo)
  • Juventude: Soren Kragh Andersen (Sunweb)
José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Geovany Quenda: há novidades em relação à recuperação do jogador do Sporting

Geovany Quenda viajou este domingo para Londres, de maneira a ser operado a uma fratura no quinto metatarso do pé direito.

Estudiantes revalidam título da Taça dos Campeões da Argentina diante do Platense

O Estudiantes voltou a conquistar a Taça dos Campeões da Argentina com o triunfo por duas bolas a uma frente ao Platense.

Barcelona prepara alto investimento na defesa e há 5 nomes na lista

O Barcelona está convencido em avançar para a contratação de um defesa central, setor que conta com duas ausências.

Hugo Oliveira espera jogo difícil frente ao Benfica: «Acho que vai ser um jogo extremamente difícil para o Famalicão»

Hugo Oliveira anteviu o jogo frente ao Benfica referindo que espera um jogo complicado mas mostrou confiança na qualidade da sua equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Vinícius Júnior foi assobiado no momento da sua substituição no duelo entre Real Madrid e Sevilha e já reagiu nas redes sociais

Vinícius Júnior foi assobiado em pleno Santiago Bernabéu durante a sua substituição no encontro. O brasileiro entrou em campo como capitão do Real Madrid.

Barcelona sofre nova baixa de peso no setor defensivo

Andreas Christensen sofreu uma rotura parcial do ligamento cruzado anterior durante o treino de sábado e já iniciou um plano de tratamento.

Antigo alvo do Benfica é uma das adaptações de sucesso da La Liga em 2025/26

Marc Pubill foi alvo do Benfica nos últimos mercados, mas o espanhol acabou por rumar ao Atlético Madrid em 2025.