Tour de France 2018 – Etapa 9: Calculismo matou o espetáculo

- Advertisement -

A passagem pelo Tour de France 2018 pelo paralelo do norte de França era extremamente ansiada, com muitos setores de pavé a aguardarem os ciclistas e expectativa de diferenças de tempos entre os favoritos à vitória na Grande Volta gaulesa.

Não foi preciso esperar muito para se fazer sentir a primeira vítima. Quando uma fuga de dez elementos começava a ganhar espaço e desenhar um dia na frente, Richie Porte (BMC) viu-se envolvido numa queda e, tal como há um ano atrás, não consegue sequer terminar a primeira semana do Tour.

Pouco depois, começou a dureza a sério, com Romain Bardet (AG2R La Mondiale) a sofrer com os azares do paralelo e a ver-se forçado a uma recuperação. Nestes primeiros momentos foi a BORA-hansgrohe do campeão do Mundo Peter Sagan que foi controlando o pelotão e deixando a fuga a uma distância acessível.

Com o passar dos quilómetros, muitos foram os que tiveram problemas, entre as quedas, os furos e os mecânicos, com nomes como Fuglsang (Astana), Froome (Sky) ou (novamente e por mais que uma vez) Bardet, mas no pelotão parecia reinar uma pouco caraterística tranquilidade, sem ninguém a querer pegar na etapa e todos a conseguirem reentrar, com excepção de Tejay van Garderen (BMC).

Na parte final, Mikel Landa (Movistar) caíu e Rigoberto Uran (EF Education First) teve queda e avaria mecânica e ambos ficaram para trás. Já na luta pela etapa, já apanhada a fuga, isolou-se um trio com John Degenkolb (Trek-Segafredo), o camisola amarela Greg van Avermaet (BMC) e o campeão belga Yves Lampaert (Quick-Step).

No último setor de paralelo, mais um problema para Bardet, que ficaria outra vez para trás e acabaria alcançado pelo grupo onde seguia Landa. Num sprint a três, Degenkolb regressou às grandes vitórias, culminando um longo caminho desde um atropelamento que quase lhe terminou com a carreira.

Nos favoritos, Bob Jungels (Quick-Step) ainda foi buscar uns segundinhos, enquanto Landa e Bardet quase alcançaram o grupo e só Uran perdeu tempo em quantidade preocupante. De resto, foi uma etapa marcada pela falta de vontade de algumas equipas em quererem fazer e diferenças e ganhar tempo, em que o calculismo e o receio de que algo corresse mal se sobrepuseram à ambição.

Classificação da etapa

  1. John Degenkolb (Trek-Segafredo) 3h24m26s
  2. Greg van Avermaet (BMC) m.t.
  3. Yves Lampaert (Quick-Step) m.t.
  4. Philippe Gilbert (Quick-Step) +19s
  5. Peter Sagan (BORA-hansgrohe) m.t.

Líderes

  • Geral: Greg van Avermaet (BMC)
  • Pontos: Peter Sagan (BORA-hansgrohe)
  • Montanha: Toms Skujins (Trek-Segafredo)
  • Juventude: Soren Kragh Andersen (Sunweb)
José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United prepara oferta de 100 milhões por internacional português

O Manchester United está interessado em Rafael Leão para o próximo mercado. O AC Milan fixou o valor do internacional português em 100 milhões de euros.

Imprensa espanhola garante que João Cancelo está sem espaço no Barcelona de Hansi Flick

João cancelo está preocupado com a sua situação em Barcelona. O lateral soma apenas duas titularidades em oito jogos que esteve disponível.

Torreense vence Rio Ave e sobe ao 3º lugar para morder calcanhares ao Sporting: eis os resultados do dia na Primeira Liga Feminina

O Torreense venceu o Rio Ave na 12.ª jornada da Primeira Liga Feminina. Vitória eleva emblema de Torres Vedras ao pódio da competição.

Benfica estreia equipamento na partida contra o AVS SAD

O Benfica enfrenta o AVS SAD durante este sábado e vai estrear um novo equipamento durante o encontro da 23.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Burnley trava Chelsea em jogo com assistência de Pedro Neto

O Chelsea e o Burnley empataram a uma bola durante este sábado, em jogo da 27.ª jornada da Premier League.

Jan Bednarek elogiado por antigo colega: «Tem doutoramento na melhor liga do mundo»

Marcin Kaminski, jogador do Wisla Plock, partilhou balneário com Jan Bednarek. Lateral deixou elogios ao defesa do FC Porto.

Muitas mexidas: eis os onzes oficiais do Benfica x AVS SAD da Primeira Liga

O Benfica recebe o AVS SAD na 23.ª jornada da Primeira Liga. Já são conhecidos os onzes oficiais das duas equipas.