Tour de France 2018: O Percurso

Segunda Semana

Finalmente, chegam as montanhas. E em quantidade. O Tour começa a sua segunda semana ingressando nos Alpes, onde os trepadores terão as suas primeiras oportunidades. Alguns terão que correr atrás dos estragos da primeira semana, outros quererão começar a amealhar segundos para se defenderam na crono final. Esperam-se muitos ataques.

Etapa 10: Annecy › Le Grand-Bornand

Logo a seguir ao descanso, temos a primeira incursão do Tour 2018 pelas montanhas. O primeiro de vários dias duros tem cinco contagens categorizadas, incluindo três de I Categoria e uma de Categoria Especial. Será uma etapa interessante, já que como primeiro teste deverá dar-nos as primeiras surpresas e desilusões dos trepadores. No entanto, ainda para mais com final em descida, deverá ser uma prova de eliminação e não propriamente de grandes ataques entre os grandes candidatos.

Etapa 11: Albertville › La Rosière Espace San Bernardo

Uma etapa muito curta, pouco acima dos 100 quilómetros de extensão, mas com quatro duras subidas, incluindo a primeira chegada em alto. Tem tudo para ser um dia recheado de espetáculo com diferenças de tempo valiosas a serem feitas entre os homens da Geral. O único senão é a relativa pouca dureza da subida final, que tem uma extensão de mais de 17 quilómetros, mas com pendente média de “apenas” 5,8%, pelo que a ação na parte final estará dependente do que se passar na primeira parte do dia. 

Em 2011, o Alpe d’Huez acabou com as aspirações francesas de Voeckler
Fonte: Le Tour de France

Etapa 12: Bourg-Saint-Maurice Les Arcs › Alpe d’Huez

O mítico Alpe d’Huez chega desta vez a meio da prova, em vez de na última semana para onde costuma ser guardado nas suas aparições. Não é a mais dura, mas é sem dúvida a mais mítica das subidas do ciclismo. Com uma etapa típica com passagem prévia pelo Col de la Madeleine e pela Croix de Fer – perfazendo assim três contagens de Categoria Especial -, será um dia desgastante e um verdadeiro teste a quem quer vencer o Tour. Far-se-ão diferenças, não haja dúvida.

Etapa 13: Bourg d’Oisans › Valence

No meio de uma semana atarefada para os homens da Geral e com todos os dias a terem montanhas, há um pequeno doce para os sprinters, que certamente quererão agarrar a oportunidade para não só celebrar com uma vitória parcial como para afinar posições na luta pela classificação dos Pontos.

Etapa 14: Saint-Paul-Trois-Châteaux › Mende

A chegada a Mende é sempre sinónimo de uns bons quilómetros finais de ciclismo. Isto porque a meta é logo a seguir a uma subida explosiva e propícia a ataques de três quilómetros a mais de 10% de inclinação média. Depois de um início mais plano a jornada começa a endurecer lá para meio do dia e a parte final deverá mesmo ser palco de luta intensa entre os candidatos à vitória no Tour.

Etapa 15: Millau › Carcassonne

É uma incógnita como será encarada esta etapa que tem uma I Categoria na sua segunda metade, mas provavelmente demasiado longe da meta para os grandes nomes mexerem. Por isso, é bem possível que este seja um dia de transição e se permita à fuga vingar. Ainda assim, dependendo de como estiver a classificação nessa fase ou perante possíveis demonstrações de fraqueza de algum favorito no Pic de Nore, poderemos ver também a corrida pela Geral em ação nesta jornada.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.