Tour de France 2018: O Percurso

Terceira Semana

Finalmente, o Tour entra na sua reta final e encara os Pirineus para decidir o vencedor da 105.ª edição. Serão cinco dias de trabalho árduo para os atletas que tentarão aproveitar as últimas oportunidades de mexer com a Geral, vencer uma etapa ou tentar chegar à liderança de alguma classificação secundária. Depois, virá a festa de Paris e a celebração dos heróis da Grande Boucle.

Etapa 16: Carcassonne › Bagnères-de-Luchon

Mais um dia duro colocado após o descanso, o que pode ser fatal para quem não se der bem com o regresso à competição. São 218 quilómetros com uma II Categoria e duas I Categorias na parte final da etapa, incluindo uma passagem por Espanha para ascender ao Col de Portillon pelo lado castelhano. Com um final a descer, não deverá fazer diferenças de maior entre os favoritos, mas se algum perder terreno nas subidas pode dizer adeus à amarela.

Etapa 17: Bagnères-de-Luchon › Saint-Lary-Soulan

Não é a etapa mais dura, mas é a mais esperada do Tour. São apenas 65 quilómetros com duas I Categorias e final em alto numa Categoria Especial. Adicionalmente, o Tour fará uma inovação nesta etapa com os ciclistas a serem organizados à partida pelo seu lugar na classificação Geral. A etapa em linha mais curta da história recente do Tour deverá ser repleta de ação. Desde o primeiro momento que haverão ataques e tentativas de formação de fugas, o que irá forçar um ritmo elevado durante toda a etapa e poderá originar não só grandes quebras de vários ciclistas, como um grande risco de haver quem chegue fora do limite de tempo.

A ansiedade causada por esta etapa é sentida até nos ciclistas. Aqui, Alejandro Valverde, veterano espanhol que já terminou no podium do Tour (2015) e do Giro (2016) e venceu a Vuelta (2009), fala sobre esse dia.

https://www.youtube.com/watch?v=C6ZntbO5kMY

Etapa 18: Trie-sur-Baïse › Pau

Após mais uma incursão pelas montanhas, há uma pequena pausa para os sprints. Na última oportunidade para os homens rápidos antes da chegada a Paris, os ciclistas viajarão pelo sul francês até Pau, uma das cidades mais habituadas a receber a Grande Volta francesa.

Etapa 19: Lourdes › Laruns

Mais conhecida pelo seu santuário, Lourdes recebe a partida para a última ida do Tour 2018 às montanhas. Será um dia de sobe e desce desde o princípio com várias subidas categorizadas. Na primeira parte da jornada, as subidas ao Col d’Aspin e ao mítico Col du Tourmalet selecionarão o grupo e já poucos chegaram ao Col d’Aubisque, onde os trepadores terão a sua última oportunidade de atacar a corrida antes da descida para o final em Laruns.

Etapa 20: Saint-Pée-sur-Nivelle › Espelette

Apenas um contrarrelógio individual, ainda para mais, acidentado e colocado tão tardiamente na corrida não é uma escolha consensual. No entanto, a verdade é que este será o último dia para fazer diferenças e ajustar lugares na Geral e daqui sairá o vencedor final. Corrido no penúltimo dia, o crono beneficiará mais aqueles que recuperem bem ao fim de três semanas que aos puros especialistas e as subidas presentes ajudarão os trepadores a minimizar estragos.

Para esta etapa decisiva, temos a visão do terceiro líder da Movistar Team, Mikel Landa, quarto no Tour 2017 e terceiro no Giro 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=91Jsp7Gl-hw

Etapa 21: Houilles › Paris Champs-Élysées

A tradicional parada pelos arredores de Paris para consagrar o vencedor da edição 2018 do Tour de France e beber um pouco de champagne antecipadamente. A parte final da jornada será feita no habitual percurso pela capital francesa, em que muitos tentarão a sua sorte em escapar ao pelotão pela última vez, mas não deverão ter grande sucesso e o espetáculo final do Tour deverá ser mesmo o teste de velocidade dos sprinters contra o paralelo dos Campos Elísios.

Foto de Capa: Le Tour de France

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

Arouca perto de contratar lateral formado no Barcelona

O Arouca está em vias de contratar Arnau Solà. O lateral-esquerdo espanhol estava ao serviço do Villarreal B.

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

Cláudia Neto renova com o Sporting até 2027

O Sporting confirmou a renovação do contrato com Cláudia Neto. A médio de 37 anos prolongou o vínculo até 2027.