Tour de France 2018: O Percurso

Terceira Semana

Finalmente, o Tour entra na sua reta final e encara os Pirineus para decidir o vencedor da 105.ª edição. Serão cinco dias de trabalho árduo para os atletas que tentarão aproveitar as últimas oportunidades de mexer com a Geral, vencer uma etapa ou tentar chegar à liderança de alguma classificação secundária. Depois, virá a festa de Paris e a celebração dos heróis da Grande Boucle.

Etapa 16: Carcassonne › Bagnères-de-Luchon

Mais um dia duro colocado após o descanso, o que pode ser fatal para quem não se der bem com o regresso à competição. São 218 quilómetros com uma II Categoria e duas I Categorias na parte final da etapa, incluindo uma passagem por Espanha para ascender ao Col de Portillon pelo lado castelhano. Com um final a descer, não deverá fazer diferenças de maior entre os favoritos, mas se algum perder terreno nas subidas pode dizer adeus à amarela.

Etapa 17: Bagnères-de-Luchon › Saint-Lary-Soulan

Não é a etapa mais dura, mas é a mais esperada do Tour. São apenas 65 quilómetros com duas I Categorias e final em alto numa Categoria Especial. Adicionalmente, o Tour fará uma inovação nesta etapa com os ciclistas a serem organizados à partida pelo seu lugar na classificação Geral. A etapa em linha mais curta da história recente do Tour deverá ser repleta de ação. Desde o primeiro momento que haverão ataques e tentativas de formação de fugas, o que irá forçar um ritmo elevado durante toda a etapa e poderá originar não só grandes quebras de vários ciclistas, como um grande risco de haver quem chegue fora do limite de tempo.

A ansiedade causada por esta etapa é sentida até nos ciclistas. Aqui, Alejandro Valverde, veterano espanhol que já terminou no podium do Tour (2015) e do Giro (2016) e venceu a Vuelta (2009), fala sobre esse dia.

https://www.youtube.com/watch?v=C6ZntbO5kMY

Etapa 18: Trie-sur-Baïse › Pau

Após mais uma incursão pelas montanhas, há uma pequena pausa para os sprints. Na última oportunidade para os homens rápidos antes da chegada a Paris, os ciclistas viajarão pelo sul francês até Pau, uma das cidades mais habituadas a receber a Grande Volta francesa.

Etapa 19: Lourdes › Laruns

Mais conhecida pelo seu santuário, Lourdes recebe a partida para a última ida do Tour 2018 às montanhas. Será um dia de sobe e desce desde o princípio com várias subidas categorizadas. Na primeira parte da jornada, as subidas ao Col d’Aspin e ao mítico Col du Tourmalet selecionarão o grupo e já poucos chegaram ao Col d’Aubisque, onde os trepadores terão a sua última oportunidade de atacar a corrida antes da descida para o final em Laruns.

Etapa 20: Saint-Pée-sur-Nivelle › Espelette

Apenas um contrarrelógio individual, ainda para mais, acidentado e colocado tão tardiamente na corrida não é uma escolha consensual. No entanto, a verdade é que este será o último dia para fazer diferenças e ajustar lugares na Geral e daqui sairá o vencedor final. Corrido no penúltimo dia, o crono beneficiará mais aqueles que recuperem bem ao fim de três semanas que aos puros especialistas e as subidas presentes ajudarão os trepadores a minimizar estragos.

Para esta etapa decisiva, temos a visão do terceiro líder da Movistar Team, Mikel Landa, quarto no Tour 2017 e terceiro no Giro 2015.

https://www.youtube.com/watch?v=91Jsp7Gl-hw

Etapa 21: Houilles › Paris Champs-Élysées

A tradicional parada pelos arredores de Paris para consagrar o vencedor da edição 2018 do Tour de France e beber um pouco de champagne antecipadamente. A parte final da jornada será feita no habitual percurso pela capital francesa, em que muitos tentarão a sua sorte em escapar ao pelotão pela última vez, mas não deverão ter grande sucesso e o espetáculo final do Tour deverá ser mesmo o teste de velocidade dos sprinters contra o paralelo dos Campos Elísios.

Foto de Capa: Le Tour de France

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Ángel Dí Maria: «Tinha falado para regressar ao Rosário Central em 2024, mas não foi possível e sentia-me em dívida»

Ángel Di María mostrou-se feliz por jogar atualmente no Rosário Central. O avançado argentino marcou um golo olímpico frente ao Boca Juniors.

Luís Campos explica saída de Gianluigi Donnarumma: «Pediu um salário ao nível do PSG antigo e não do atual»

Luís Campos concedeu uma entrevista onde explicou os motivos da saída de Gianluigi Donnarumma da equipa do PSG.

Médio do Barcelona podia ter rumado ao Chelsea no mercado de verão, mas garante: «Nunca tive quaisquer dúvidas em ficar»

Após a excelente exibição frente ao Valencia, Fermín López falou sobre o interesse do Chelsea e o desejo de ficar em Barcelona.

Grupo Orlegi desmente aquisição da SAD do Chaves

O Grupo Orlegi foi apontado como o novo detentor de 70% da SAD do Chaves, mas tal informação não corresponde à verdade, segundo o que o Bola na Rede pode confirmar.

PUB

Mais Artigos Populares

Para Luís Campos não há debate: Ousmane Dembélé é o claro favorito à Bola de Ouro

Luís Campos não tem dúvidas, Ousmane Dembélé é o principal candidato à Bola de Ouro. PSG conta com nove jogadores indicados ao prémio.

Chris Wilder regressa ao Sheffield United 3 meses depois de ter sido despedido

Chris Wilder regressa ao Sheffield United apenas três meses depois de ter sido despedido por não conseguir a subida à Premier League.

Arsenal interessado em estrela do Barcelona

O Arsenal está interessado em Frenkie de Jong, e pode avançar para a sua contratação em janeiro. Jogador do Barcelona, termina contrato no verão de 2026.