Tour de France 2018: O Percurso

    Segunda Semana

    Finalmente, chegam as montanhas. E em quantidade. O Tour começa a sua segunda semana ingressando nos Alpes, onde os trepadores terão as suas primeiras oportunidades. Alguns terão que correr atrás dos estragos da primeira semana, outros quererão começar a amealhar segundos para se defenderam na crono final. Esperam-se muitos ataques.

    Etapa 10: Annecy › Le Grand-Bornand

    Logo a seguir ao descanso, temos a primeira incursão do Tour 2018 pelas montanhas. O primeiro de vários dias duros tem cinco contagens categorizadas, incluindo três de I Categoria e uma de Categoria Especial. Será uma etapa interessante, já que como primeiro teste deverá dar-nos as primeiras surpresas e desilusões dos trepadores. No entanto, ainda para mais com final em descida, deverá ser uma prova de eliminação e não propriamente de grandes ataques entre os grandes candidatos.

    Etapa 11: Albertville › La Rosière Espace San Bernardo

    Uma etapa muito curta, pouco acima dos 100 quilómetros de extensão, mas com quatro duras subidas, incluindo a primeira chegada em alto. Tem tudo para ser um dia recheado de espetáculo com diferenças de tempo valiosas a serem feitas entre os homens da Geral. O único senão é a relativa pouca dureza da subida final, que tem uma extensão de mais de 17 quilómetros, mas com pendente média de “apenas” 5,8%, pelo que a ação na parte final estará dependente do que se passar na primeira parte do dia. 

    Em 2011, o Alpe d’Huez acabou com as aspirações francesas de Voeckler
    Fonte: Le Tour de France

    Etapa 12: Bourg-Saint-Maurice Les Arcs › Alpe d’Huez

    O mítico Alpe d’Huez chega desta vez a meio da prova, em vez de na última semana para onde costuma ser guardado nas suas aparições. Não é a mais dura, mas é sem dúvida a mais mítica das subidas do ciclismo. Com uma etapa típica com passagem prévia pelo Col de la Madeleine e pela Croix de Fer – perfazendo assim três contagens de Categoria Especial -, será um dia desgastante e um verdadeiro teste a quem quer vencer o Tour. Far-se-ão diferenças, não haja dúvida.

    Etapa 13: Bourg d’Oisans › Valence

    No meio de uma semana atarefada para os homens da Geral e com todos os dias a terem montanhas, há um pequeno doce para os sprinters, que certamente quererão agarrar a oportunidade para não só celebrar com uma vitória parcial como para afinar posições na luta pela classificação dos Pontos.

    Etapa 14: Saint-Paul-Trois-Châteaux › Mende

    A chegada a Mende é sempre sinónimo de uns bons quilómetros finais de ciclismo. Isto porque a meta é logo a seguir a uma subida explosiva e propícia a ataques de três quilómetros a mais de 10% de inclinação média. Depois de um início mais plano a jornada começa a endurecer lá para meio do dia e a parte final deverá mesmo ser palco de luta intensa entre os candidatos à vitória no Tour.

    Etapa 15: Millau › Carcassonne

    É uma incógnita como será encarada esta etapa que tem uma I Categoria na sua segunda metade, mas provavelmente demasiado longe da meta para os grandes nomes mexerem. Por isso, é bem possível que este seja um dia de transição e se permita à fuga vingar. Ainda assim, dependendo de como estiver a classificação nessa fase ou perante possíveis demonstrações de fraqueza de algum favorito no Pic de Nore, poderemos ver também a corrida pela Geral em ação nesta jornada.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ralf Rangnick é o principal candidato a assumir o Bayern Munique

    Thomas Tuchel vai deixar o Bayern Munique no final...

    Lesão de Enzo Fernández não interfere na Copa América 2024

    Enzo Fernández deve estar fora dos relvados durante cerca...

    Xavi explica porque mudou de ideias e vai ficar no Barcelona

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presente numa conferência...

    Laporta: «Tenho prazer de anunciar que Xavi vai continuar a ser o treinador do Barcelona»

    Joan Laporta e Xavi Hernández estiveram presentes numa conferência...