📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tour de France 2018: Será mesmo este o ano de Thomas?

- Advertisement -

O Tour de France enfrentou a sua última chegada em alto na subida ao Col de Portet numa etapa extremamente curta e o camisola amarela, o galês Geraint Thomas da Team Sky, saiu com a liderança reforçada e perfila-se cada vez mais como o vencedor em Paris da 105.ª edição da Grande Boucle.

À 17.ª jornada do Tour, os ciclistas partiram de Bagnéres-de-Luchon em direção ao Col de Portet, passando por duas outras I Categorias no processo. O colombiano Nairo Quintana salvou o Tour da Movistar atacando no início da subida final para conquistar a jornada e subir algumas posições na Geral. No entanto, o imperturbável Thomas pareceu sempre em controlo e acabou por até ganhar mais alguns segundos aos seus adversários mais diretos.

Nairo Quintana venceu a última chegada em alto do Tour, mas continua demasiado longe na Geral
Fonte: José Baptista/Bola na Rede

Se conseguir manter-se na frente até ao final será o culminar de um processo evolutivo de anos. O britânico começou a sua carreira na pista, onde conquistou vários títulos mundiais e dois ouros olímpicos, mas sempre mostrou ter capacidade para fazer algo mais na estrada quando se dedicasse a esta a 100%. Foi o que fez após Londres 2012 e com resultados imediatos, tornando-se um dos melhores do pelotão nas Clássicas do Norte.

No entanto, a sua ambição não se ficava por aí e, à semelhança do seu compatriota e amigo Bradley Wiggins, submeteu-se a um processo de emagrecimento para poder melhorar na montanha e entrar na discussão das melhores provas por etapas. Depois de vencer o Paris-Nice, teve a sua oportunidade de liderar a Sky no Giro, mas uma queda afastou-o da prova e o mesmo lhe aconteceria no Tour, quando estava bem colocado na Geral e já tinha ganho uma etapa e vestido de amarelo.

Este ano, com o caso Froome pendente, preparou-se para estar no Tour a liderar a equipa, caso o companheiro não pudesse participar e, a caminho deste, venceu o Dauphiné. Chegado ao Tour e com Froome ilibado, assumiu-se como segunda escolha da equipa, não negando os maiores pergaminhos de Froome, mas lembrando estar em forma e que o colega tinha o Giro nas pernas.

Para concretizar o sonho de vencer o Tour de France, Geraint Thomas terá ainda dois grandes testes, uma etapa de montanha com passagem pelo mítico Tourmalet e a terminar em descida em Laruns e o crono do penúltimo dia. Com a vantagem que têm, dificilmente o tirão da frente, pelo que os seus oponentes têm de recuperar tempo. O único que parece com reais hipóteses é Tom Dumoulin, o holandês está a menos de dois minutos e, se diminuir a desvantagem em Laruns, pode colocar o galês sobre pressão no esforço individual, em que o homem da Sunweb é campeão do mundo da especialidade.

Foto de Capa: José Baptista/Bola na Rede

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting em risco de revolução nas asas do ataque: a situação e as opções para as próximas semanas

O Sporting não vai poder contar com Geny Catamo nas próximas semanas, devido à presença do moçambicano na CAN. Geovany Quenda também deve ser baixa.

Alarmes ligados em Alvalade: Geovany Quenda arrisca paragem

Geovany Quenda encontra-se lesionado num pé e prepara-se para ser submetido a mais exames, que podem dar más notícias ao Sporting.

Nuno Costa deixa mensagem contra opositores de Rui Costa: «Não mandam os que se lembram do Benfica, ou mesmo do seu benfiquismo, apenas em...

Nuno Costa, chefe de gabinete de Rui Costa, deixou uma mensagem relacionada com as eleições do Benfica.

Arne Slot toma decisão importante relacionada com Mohamed Salah

Arne Slot deixou Mohamed Salah fora dos convocados da partida entre o Liverpool e o Inter Milão, para a Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica x Nápoles será apitado por árbitro que agrada a José Mourinho

Já é conhecido o árbitro do encontro entre o Benfica e o Nápoles. Slavko Vincic vai dirigir o desafio da Champions League.

Gonçalo Ramos supera Kylian Mbappé e alcança recorde no PSG

Gonçalo Ramos tornou-se o melhor marcador do PSG a sair do banco. O português igualou ainda o registo de 11 golos como suplente de Kylian Mbappé na Ligue 1.

Harry Kane e uma época de Bola de Ouro

Entre os grandes candidatos, destaca-se Harry Kane. O ponta de lança inglês continua a ser o motor do ataque bávaro nesta temporada