Uns verdadeiros e prestigiantes monumentos estão a chegar…!

- Advertisement -

Já no próximo mês de Abril, realizar-se-á a 116ª edição do Paris – Roubaix, o pináculo das provas de pavê, e que juntamente com o Tour de Flandres, outra prova com sectores em pavê, faz parte dos famosos “5 monumentos” do ciclismo. O inferno do norte, como é conhecido, é provavelmente o mais duro teste que os ciclistas têm que enfrentar neste tipo de terreno e que culmina assim várias semanas de clássicas de pavê. Se o tempo estiver chuvoso teremos uma corrida provavelmente caótica e com condimentos para se tornar épica.

O pavè do Inferno do Norte
Fonte: Paris-Roubaix

Para esta prova, pese embora a startlist não estar ainda completa, há vários nomes com provas dadas que estarão na disputa pela vitória. Para superar, o sempre forte bloco da Quick-Step Floors com Gilbert como cabeça de cartaz, nomes como Greg Van Avermaet (BMC Racing Team), vencedor em título, Sagan (Bora.Hansgrohe), Gianni Moscon (Team Sky), e os polivalentes Evald Boasson Hagen, Edward Theuns (Team Sunweb), Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), terão que estar num nível muito alto se quiserem almejar uma vitória na chegada ao Velódromo em Roubaix, caso contrário, e como já aconteceu em anos anteriores, poderá haver surpresas no sempre imponente Inferno do Norte!

Finalmente, o último dos 4 Monumentos da Primavera – o quinto é o Il Lombardia em setembro – leva o pelotão às muitas colinas belgas com ida e volta a Bastogne desde Liège. Como para qualquer clássica das Ardenas nos dias de hoje, o principal favorito é sempre o mesmo: Alejandro Valverde. O murciano de 37 anos parece ter mesmo encontrado a fonte da eterna juventude e quer subir ao trono de Rei de Liège e igualar as 5 vitórias de Eddy Merckx nesta Clássica. Com um ciclista que parece melhor que os outros tanto a subir como a sprintar, parece difícil encontrar um ciclista capaz de lhe fazer frente sem se limitar ao rótulo de outsider e desses há muitos.

Os três primeiros de 2017 voltam a ser os grandes favoritos
Fonte: Liege-Bastogne-Liege

Nem há muito por onde inventar, visto que os dois homens com mais capacidade para fazer frente a Valverde são mesmo os que o acompanharam no pódio em 2017 na sua 4ª vitória. Daniel Martin deve ser o único capaz de lhe dar luta frente a frente nas colinas, onde consegue impressionantes acelerações e já sabe o que é ganhar esta prova, tendo em conta que fê-lo em 2013. Já o versátil Michal Kwiatkowski, que este ano já ganhou Volta ao Algarve e Tirreno-Adriático, é capaz de aguentar com os melhores a subir e tem uma potente ponta final, mas a sua grande arma é mesmo a tática e o seu instinto assassino, que já lhe valeu vitórias em todo o tipo de provas e terrenos.

 

Artigo de opinião de José Baptista, Nuno Raimundo e Tiago Ferreira

Foto de Capa: CyclingTips

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.