Volta à Catalunha | Ineos pulveriza concorrência em terras catalãs

- Advertisement -

A pergunta que deve ter ficado na cabeça de qualquer um tem resposta: 61 anos. Exatamente, temos de recuar um pouco mais de seis décadas para obtermos um feito comparável na Volta à Catalunha. “Podium Sweep” como gostam de chamar os ingleses, ou, em bom português, três ciclistas da mesma equipa a terminarem nos três primeiros lugares da classificação geral de uma competição. Aconteceu em 1960, com as cores da formação espanhola da Ferrys, e voltou a suceder-se em 2021, com a assinatura da Ineos Grenadiers.

Em meados do século passado, o trio espanhol composto por Miguel Poblet (1º), José Pérez (2º) e Emilio Cruz (3º) terminou a competição catalã nos três lugares da frente, colocando a fasquia num patamar muito difícil de ser repetível. Irrepetível, no entanto, é que não foi. Um resultado similar e que se tornou bastante mediático sucedeu-se anos mais tarde, e embora não tenha sido numa competição por etapas, a famosa Mapei-GB finalizou o Paris-Roubaix de 1996 com três homens no pódio: Johan Museeuw (1º), Gianluca Bortolami (2º) e Andrea Tafi (3º).

Agora, no denominado conceito de ciclismo moderno, a proeza não deixa de ser incrível e até mesmo histórica, sobretudo porque estamos a falar, inequivocamente, de um resultado extraordinário para a formação britânica, que, este domingo, pôde finalmente celebrar a presença de Geraint Thomas (3º), Richie Porte (2º) e Adam Yates (1º) no pódio final da centésima edição da conceituada Volta à Catalunha.

Foto de Capa: Ineos Grenadiers

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Marco Silva justifica revolução no onze do Benfica frente ao AC Milan: «É o momento de mostrar porque está connosco»

Marco Silva justificou a rotação profunda no onze do Benfica perante o AC Milan, confirmando a titularidade de Palhinha, Lukebakio e Anatoliy Trubin.

Benfica entra a vencer no San Siro com belo golo de Dodi Lukebakio

O AC Milan x Benfica joga-se para a primeira jornada da fase de liga da Europa League. Eis o golo de Dodi Lukebakio, aos 15 minutos.

Alverca inscreve central na Liga quase um mês após a sua apresentação

O Alverca oficializou a inscrição do central Mofe Jemide na Primeira Liga, quase um mês após a sua apresentação.

Atlético Madrid leva a melhor sobre o Osasuna e sobe ao pódio da La Liga

O Atlético Madrid recebeu e venceu o Osasuna por quatro bolas a zero, num encontro da quinta jornada da La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Ararat de Tulipa goleado na estreia e Celta de Vigo continua no vermelho: eis os primeiros resultados da Europa League 2026/27

O Ararat de Tulipa perdeu com o Sparta Praga na estreia na Europa League. Já o Omonia venceu o Celta de Vigo.

Benfica manifesta condolências a Ronald Koeman pelo falecimento da esposa Bartina Koeman

O Benfica enviou condolências a Ronald Koeman pelo falecimento da sua esposa Bartina. As águias mostraram solidariedade para com o treinador.

Portugal eliminado pela Espanha do Mundial Sub-20 Feminino em jogo com expulsão, penálti defendido e história feita

Portugal foi eliminado pela Espanha do Mundial Sub-20 Feminino. Jogo foi histórico para as Navegadoras.