Volta à Catalunha | Ineos pulveriza concorrência em terras catalãs

A pergunta que deve ter ficado na cabeça de qualquer um tem resposta: 61 anos. Exatamente, temos de recuar um pouco mais de seis décadas para obtermos um feito comparável na Volta à Catalunha. “Podium Sweep” como gostam de chamar os ingleses, ou, em bom português, três ciclistas da mesma equipa a terminarem nos três primeiros lugares da classificação geral de uma competição. Aconteceu em 1960, com as cores da formação espanhola da Ferrys, e voltou a suceder-se em 2021, com a assinatura da Ineos Grenadiers.

Em meados do século passado, o trio espanhol composto por Miguel Poblet (1º), José Pérez (2º) e Emilio Cruz (3º) terminou a competição catalã nos três lugares da frente, colocando a fasquia num patamar muito difícil de ser repetível. Irrepetível, no entanto, é que não foi. Um resultado similar e que se tornou bastante mediático sucedeu-se anos mais tarde, e embora não tenha sido numa competição por etapas, a famosa Mapei-GB finalizou o Paris-Roubaix de 1996 com três homens no pódio: Johan Museeuw (1º), Gianluca Bortolami (2º) e Andrea Tafi (3º).

Agora, no denominado conceito de ciclismo moderno, a proeza não deixa de ser incrível e até mesmo histórica, sobretudo porque estamos a falar, inequivocamente, de um resultado extraordinário para a formação britânica, que, este domingo, pôde finalmente celebrar a presença de Geraint Thomas (3º), Richie Porte (2º) e Adam Yates (1º) no pódio final da centésima edição da conceituada Volta à Catalunha.

Foto de Capa: Ineos Grenadiers

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Nascimento reforça Olympiacos por cerca de 4 milhões de euros

O Olympiacos anunciou a contratação de Diogo Nascimento. Médio de 22 anos deixa Vizela e assina por quatro temporadas.

Sporting pode contratar ex-Benfica para 2025/26

O Sporting está interessado numa possível contratação de Ana Seiça. Leões termina ligação ao Tigres e pode regressar a Portugal.

1ª temporada da novela Viktor Gyokeres data de 2023 e trouxe o avançado ao Sporting

Viktor Gyokeres está novamente no centro de uma novela. Em 2023, a transferência para o Sporting já estava envolta em polémica.

Chelsea x PSG na final do Mundial de Clubes 2025: Eis os onzes prováveis

O Chelsea e o PSG vão enfrentar-se esta noite na final do Mundial de Clubes 2025. Fica com os onzes prováveis do jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga próximo de vender jogador por 3 milhões de euros

O Braga está muito perto de transferir Uros Racic em definitivo. O médio está a caminho do Aris da Grécia por três milhões de euros.

Como está a luta entre o Benfica e o FC Porto pela contratação de Enzo Barrenechea?

O Benfica e o FC Porto estão interessados numa possível contratação de Enzo Barrenechea. Águias avançam pelo médio.

Roberto Firmino deixa Arábia Saudita e tem novo destino confirmado

Roberto Firmino vai ser jogador do Al Sadd. Internacional brasileiro deixa Al Ahli, da Arábia Saudita, e parte para o Catar.