Volta à Catalunha | Ineos pulveriza concorrência em terras catalãs

ADAM YATES FOI O GRENADIER MAIS ESCLARECIDO, JOÃO ALMEIDA SÉTIMO NA GERAL INDIVIDUAL

Na lista de partida, o elenco de luxo da Ineos Grenadiers era algo impossível de ignorar. Thomas, Porte, Yates, Carapaz…. Saber como iria funcionar a máquina inglesa era uma incógnita. A superioridade acabou por ser demasiado evidente e o papel de figura de proa coube a Adam Yates, o mais explosivo, consistente e cirúrgico grenadier. Mas já lá vamos.

O primeiro dia de competição viu um jovem da Lotto-Soudal arrecadar a vitória e a liderança da competição. Com o pelotão à vista, um quarteto de fugitivos decidiu a corrida entre si na chegada a Calella. O dinamarquês de 22 anos, Andreas Kron, bateu o veterano Luis León Sánchez, Rémy Rochas e ainda o jovem trepador Lennard Kamna.

O primeiro teste para os Ineos e concorrência estava reservado para o segundo dia. O contrarrelógio de 18.5 quilómetros, em Banyoles, encontrou dois ciclistas muito acima dos restantes. Para variar, o representante da Ineos Grenadiers foi o mais forte: Rohan Dennis bateu Rémi Cavagna por cinco segundos e João Almeida por 28, sendo que o português assumiu o primeiro lugar da geral à partida para terceira jornada.

Adam Yates perdeu sete segundos para João Almeida. Ainda que em início de carreira, o caldense já provou as suas qualidades como rolador, o que serve também para atestar a excelente condição em que se encontra o inglês da Ineos – o contrarrelógio sempre foi uma das suas lacunas em termos de disputa das classificações gerais -.

Mais do que essa comparação, há que fazer referência aos vários segundos que o Duro das Caldas conseguiu meter a inúmeros voltistas presentes em competição. A cada prova que passa, a consistência que imprime nos seus pontos fortes são responsáveis pelas excelentes prestações. Quanto a pontos menos fortes, a etapa número três talvez tenha sido elucidativa dessas dificuldades que acabam por não estar totalmente ligadas à sua performance.

Foi aí mesmo que a força coletiva da equipa que veste de negro apareceu ao seu melhor nível. A subida a Vallter 2000 convidava ao assalto à liderança do português: 12 quilómetros com uma pendente média de 7.3%. Valverde e Quintana foram os primeiros a mexer-se, já numa fase em que João Almeida estava isolado e à mercê de outras movimentações. Com 5 quilómetros para o fim, Adam Yates e Sepp Kuss imprimiram mudanças de velocidade demasiado bruscas.

Este ataque, ainda longe da meta, deixou João Almeida na obrigação de perseguir. Com apenas 7 segundos de vantagem, a margem foi abrindo com a junção da capacidade de Yates e o desgaste do ciclista da Deceuninck Quick-Step. Nem Sepp Kuss, nem Alejandro Valverde conseguiram acompanhar, Yates bateu um Chaves em crescendo e conseguiu ganhar mais de trinta segundos na estrada (mais bonificações) sobre o grosso dos seus rivais.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Arábia Saudita prepara investida para contratar Lionel Messi em dezembro

O Al Ahli quer garantir a contratação de Lionel Messi. O astro argentino termina contrato com o Inter Miami em dezembro de 2025.

Orkun Kokçu apontado como possível substituto de Hakan Çalhanoglu no Inter Milão

Orkun Kokçu é o jogador eleito para substituir Hakan Çalhanoglu, caso este saia do Inter Milão no mercado de transferências de verão.

Benfica inicia negociações com o Fulham por Jorge Cuenca

O Benfica está interessado em garantir a contratação de Jorge Cuenca. O defesa central representa o Fulham.

Al Hilal prepara rescisões de 2 internacionais brasileiros

O Al Hilal está a trabalhar para renovar o plantel com Simone Inzaghi. Malcom e Renan Lodi estão na porta de saída.

PUB

Mais Artigos Populares

A mensagem nas redes sociais de Giorgi Kochorashvili para o Sporting: «Um dos maiores clubes do mundo e o mais bem sucedido em Portugal»

Giorgi Kochorashvili deixou uma mensagem de incentivo para o Sporting nas redes sociais. O médio georgiano elogiou a equipa.

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

José Mourinho descarta contratar jogador do Real Madrid para o Fenerbahçe

O Fenerbahçe está fora da corrida por Lucas Vázquez. A indicação para deixar o negócio terá sido dada por José Mourinho.