Volta a Espanha | Análise da primeira semana

- Advertisement -

O esloveno Primoz Roglic lidera após nove etapas decorridas na Volta à Espanha. Era um dos favoritos à conquista da prova e está a corresponder da melhor forma na estrada.

O líder da Jumbo-Visma começou muito bem, logo ao primeiro dia, após ter feito o tempo mais rápido no prólogo.

Perderia a camisola vermelha na terceira etapa, de forma consentida, mas recuperou-a na sexta tirada, e foi para o primeiro dia de descanso com o símbolo de liderança.

Em nove etapas, houve espaço para o prólogo inicial, quatro etapas para os sprinters e quatro vitórias para a fuga.

No que toca aos sprints, Fabio Jakobsen e Jasper Philipsen têm dividido os triunfos entre si, dois para cada um. A luta pela camisola verde está ao rubro e, se nada de anormal acontecer, deverá ser até ao final.

Jakobsen ficou extasiado por vencer, tal como os colegas de profissão, staff e os adeptos por voltarem a ver o holandês a triunfar nos “grandes palcos”, após a terrível queda em 2020.

Os triunfadores através da fuga foram: Rein Taaramae, Magnus Cort, Michael Storer e Damiano Caruso. O primeiro, o estónio, até conseguiu arrecadar a camisola de líder, após vencer a terceira etapa, andando com ela por dois dias.

Infelizmente, uma queda retirou-lhe a possibilidade de continuar a envergar a camisola de líder na Volta a Espanha, passando esta para Kenny Elissonde, que esteve um dia na liderança, recuperada por Roglic.

Até ao momento, não tivemos um embate à séria entre os líderes da Volta a Espanha. Dá para ver que Roglic está um patamar acima da concorrência. Enric Mas tem sido o único que tem conseguido acompanhar o esloveno.

O espanhol está a 28s e é o único que está abaixo de um minuto. Na terceira posição segue o colombiano Miguel Ángel López, companheiro de Enric Mas na Movistar, mas já a 1m21s. Seguem-se Jack Haig a 1m42s, Bernal a 1m52s e Adam Yates a 2m07s.

Roglic está muito confortável, até ao momento, na prova espanhola. O esloveno sabe que é melhor no contrarrelógio, face à maioria dos adversários, incluindo Enric Mas.

Para o espanhol, seguir na roda de Roglic não será suficiente se quiser almejar a vitória, porque irá perder tempo no crono, falta saber se é capaz de fazer as diferenças na alta montanha.

É um ciclista muito constante na geral, já terminou no pódio da Volta a Espanha na edição de 2018, apenas atrás de Simon Yates.

O colombiano Miguel Ángel López tem estado a “queimar-se” um pouco em prol de Enric Mas, no entanto, ainda está na luta pela classificação. Jack Haig é uma incógnita do que conseguirá fazer em três semanas, no papel de líder.

Os Ineos estão um bocado à deriva. Richard Carapaz, o campeão olímpico, acusa desgaste físico, à semelhança de Egan Bernal, o vencedor do Giro.

Adam Yates parece ser aquele que apresenta melhor condição física, tem tido liberdade para atacar, mas também já trabalhou para Bernal. Não se sabe bem o que pode sair daqui.

Mikel Landa tem estado muito aquém, perdendo tempo nas subidas, sendo que era o líder da Bahrain-Victorious.

Com isto, a equipa apercebeu-se da sua má forma física e começou a abordar a corrida de outra forma, lançando corredores para as fugas, na tentativa de voltar a ter um homem para a geral. O australiano Jack Haig deverá ser a principal aposta.

Os coletivos mais fortes têm sido a Movistar e a Bahrain-Victorious. Vai ser uma luta interessante pela classificação por equipas. A Movistar podia tirar mais vantagem, caso Valverde não tivesse tido uma queda grave, obrigando o veterano espanhol a abandonar.

Aleksandr Vlasov também tem mostrado dificuldades quando o terreno inclina. Está na 11.ª posição, com o mesmo tempo do décimo classificado, e devido à sua regularidade deverá fazer top dez com relativa facilidade.

Romain Bardet caiu e deitou por terra as suas aspirações à geral. A sua equipa, agora, abordará a corrida de forma, focando-se sobretudo na conquista de etapas.

Bardet também poderá tentar conquistar a camisola de melhor trepador, visto que está no segundo lugar da classificação, com 22 pontos, menos seis que Damiano Caruso. Vamos ver vários elementos da Team DSM nas fugas.

Quanto a desistências, acabaram por abandonar a prova treze ciclistas, com destaque para os abandonos de: Hugh Carthy, Alejandro Valverde, Davide Cimolai e Juan Sebastián Molano.

A segunda semana será dura. Serão seis dias, com três etapas de média montanha, duas de alta montanha e uma para sprinters. As etapas 14 e 15, no fim de semana, prometem espetáculo, com chegadas ao Pico Villuercas e a El Barraco.

A primeira contará com uma contagem de terceira categoria e duas de primeira, com a última a culminar com a meta. Nas vésperas do descanso, os ciclistas irão ultrapassar duas primeiras categorias, uma segunda e uma terceira na parte final da etapa, com os últimos cinco quilómetros em terreno plano.

Foto de capa: La Vuelta
Artigo revisto por Joana Mendes
André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Nani regressa aos relvados no Cazaquistão com assistência após 3 minutos em campo

Nani regressou à atividade e não precisou de muito para aparecer. O português assistiu na goleada do Aktobe por 4-1.

Eric Dier voltou a Portugal e assistiu a jogo surpreendente da Primeira Liga nesta jornada

Eric Dier assistiu ao vivo ao Estoril Praia x Casa Pia. Defesa inglês foi formado no Sporting e está de regresso a Portugal.

Ana Capeta após goleada de Portugal: «Foi ótimo ganharmos estes dois jogos, mas queremos sempre mais e melhor»

Ana Capeta reagiu à goleada de Portugal sobre a Eslováquia na qualificação para o Mundial 2027. Avançada aborda ainda estreias.

Ténis: Nuno Borges vê eliminação no Masters 1000 de Indian Wells

Nuno Borges foi eliminado na segunda ronda do Masters 1000 de Indian Wells. Tenista português perdeu contra Valentin Vacherot.

PUB

Mais Artigos Populares

Pares: Jaime Faria e Henrique Rocha levam a melhor e conquistam Challenger de Brasília

Jaime Faria e Henrique Rocha venceram o título de pares do torneio Challenger de Brasília. Jovem de 21 anos está na final de singulares.

Dia de Clássico: eis os onzes prováveis do Benfica x FC Porto para a Primeira Liga

O Benfica recebe esta tarde o FC Porto na jornada 25 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

Carlos Vicens explica substituição ao intervalo na defesa do Braga: «Tinha cartão amarelo e o Luis Suárez é um avançado que exige muito»

Carlos Vicens analisou o Braga x Sporting que deu empate. O técnico explicou posicionamento de Gabriel Moscardo como central.