Volta à Suíça: Richard Carapaz continua bom momento da INEOS

- Advertisement -

O equatoriano Richard Carapaz sagrou-se vencedor da 84.ª edição da Volta à Suíça, no passado domingo, na localidade de Andermatt.

Os 17 segundos de diferença para o segundo classificado Rigoberto Urán, asseguraram-lhe o triunfo final. Em terceiro lugar finalizou o dinamarquês Jakob Fuglsang, da Astana, já a 1m15s do líder.

A prova começou logo a abrir com uma grande vitória para Stefan Kung, “homem da casa”, no contrarrelógio inicial de 10.9 quilómetros. Em segundo lugar ficou Stefan Bissegger, a quatro segundos, outro ciclista suíço que tem estado em grande destaque nos últimos tempos. Mattia Cattaneo ficou em terceiro, a 12 segundos.

Depois veio o “show” de Mathieu Van der Poel, que acabou por vencer as duas etapas seguintes. Após a sua segunda vitória, arrebatou mesmo a camisola de liderança da prova. A competição não apresentava muitos nomes para o sprint, e nas duas etapas mais talhadas para homens rápidos, o holandês correspondeu da melhor maneira.

Ao quarto dia, Stefan Bissegger acabaria mesmo por vencer, após ter estado muito perto na primeira etapa. O ciclista da EF Education-Nippo esteve na fuga do dia e foi o mais forte no momento decisivo. Van der Poel mantinha a sua camisola de líder.

A partir do quinto dia começavam as decisões para a classificação geral. A montanha aparecia e os líderes de cada equipa também. Richard Carapaz e Jakob Fuglsang fugiram do pelotão, e alcançaram uma vantagem de 39s para os rivais. O sprint final, entre os dois, foi brilhante, com o equatoriano a levar a vitória na raça.

O dia seguinte ficou marcado por novo sucesso dos homens escapados. Rui Costa estava na frente e acabou mesmo por vencer o sprint final, contra Andreas Kron e Hermann Pernsteiner. Só que foi considerado um sprint irregular pelo painel de comissários da corrida, que referiram ter sido uma abordagem perigosa e que podia prejudicar o dinamarquês Kron. O português acabaria por ser relegado para segundo. Polémica à parte, Carapaz mantinha-se na liderança, com 26s de vantagem para Fuglsang e 38s para Schachmann.

Ao sétimo dia, novo contrarrelógio, desta vez de 23.2 quilómetros. Rigoberto Urán viria a obter uma vitória surpreendente, tendo feito o percurso em 36m02s. Alaphilippe terminou em segundo, a 40s, enquanto Gino Mader fechou em terceiro lugar a 54s. Na geral, o colombiano Urán subia três postos, passando para segundo lugar, a 17s da liderança de Carapaz.

A última vitória de Urán tinha sido no Tour da Eslovénia de 2018! Praticamente três anos depois, o corredor experiente, natural de Urrao, parece estar de volta à sua melhor forma.

No último dia, Urán ainda tentou, mas Richard Carapaz esteve sempre em cima do acontecimento e nunca deixou os seus concorrentes brigarem pela sua camisola. A vitória na etapa acabou por cair para Gino Mader, outro ciclista suíço, que está a dar cartas esta temporada. Esta Volta à Suíça foi brilhante para os corredores suíços. Os três ciclistas mais conhecidos do país e com mais provas dadas nos últimos tempos acabaram por vencer. Carapaz triunfou na geral, passando a ser o primeiro equatoriano a vencer a esta prova.

André Filipe Antunes
André Filipe Antuneshttp://www.bolanarede.pt
O André é licenciado em Marketing e Publicidade e um fã incondicional de ciclismo. Começou desde pequeno a ter uma paixão pelo desporto, através do futebol. Chegava a saber os plantéis de todas as equipas da Primeira Liga! Com o tempo, abriu-se o horizonte e o interesse para outros desportos, como o Ciclismo, o Futsal e, mais recentemente, a NBA. Diz que no Ciclismo existem valores e táticas que mais nenhum desporto possui e ambiciona um dia ter a oportunidade de assistir ao vivo a um evento deste calibre.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Hilal tenta contratar alvo do Benfica depois de fechar avançado por 30 milhões de euros

O Al Hilal está no mercado por avançados. Kader Meité vai reforçar sauditas e Jeff Ekhator também está na lista do clube.

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer vir a Portugal contratar avançado para colmatar saída de peso

O Al Ittihad está interessado em contratar Yassir Zabiri. Emblema orientado por Sérgio Conceição de olho no avançado do Famalicão.

Crystal Palace chega além dos 80 milhões de euros e fecha 2 avançados

O Crystal Palace fechou a contratação de dois avançados. Jorgen Strand Larsen e Evann Guessand a caminho dos eagles.

Golo de Anatoliy Trubin provoca estragos em França e Roberto De Zerbi está em risco no Marselha

Roberto De Zerbi está em risco de despedimento no Marselha. Eliminação da Champions League motiva reunião e pode precipitar saída.

PUB

Mais Artigos Populares

Rúben Neves e Al Hilal avançam nas negociações e Real Madrid e Manchester United afastam-se: eis as novidades sobre o futuro do internacional português

Rúben Neves vai continuar no Al Hilal. Médio está em final de contrato, mas vai renovar por mais três temporadas com os sauditas.

Wesley desviado do Benfica e com destino conhecido no futebol europeu

Wesley vai ser reforço da Real Sociedad. Extremo vai ser cedido aos bascos pelo Al Nassr e empréstimo contemplará opção de compra.

Roleta-russa de emoções: eis os minutos em que o Benfica esteve apurado para os playoffs da Champions League

O Benfica só por duas vezes esteve virtualmente classificado para os playoffs da Champions League. Golo de Anatoliy Trubin permitiu feito.