Volta ao Algarve volta a ser portuguesa… 15 anos depois

- Advertisement -

Pela primeira vez desde 2006, o troféu relativo ao vencedor da Volta ao Algarve ficou em casa. De João (Cabreira) para João (Rodrigues), o título voltou a conhecer um dono português, e logo um filho da terra. O farense da W52 / FC Porto, João Rodrigues, superiorizou-se a Ethan Hayter e Kasper Asgreen e conquistou a 47.ª edição da Volta ao Algarve.

Ocasionalmente organizada no início de maio – por força da situação pandémica na região durante o mês de fevereiro -, a competição portuguesa de ciclismo mais bem cotada na hierarquia competitiva da UCI não contou com o usual leque de grandes nomes, mas nem por isso deixou de ter espetáculo e momentos emotivos durante os cinco dias de prova.

A maior vitória na carreira do atleta de 26 anos sucedeu-se depois de uma luta interessante com um talento emergente da Ineos Grenadiers: o jovem de 22 anos Ethan Hayter e um Kasper Asgreen alavancado por um contrarrelógio irrepreensível. A completar as consagrações no pódio, Sam Bennet, com duas vitórias em etapa, arrecadou a camisola dos pontos. A camisola para o melhor trepador foi entregue a Luís Fernandes da Rádio Popular Boavista. Sean Quinn, da Hagens Berman Axeon, foi o vencedor da classificação dos jovens.

Noutros aspetos importantes da corrida, destaque para a veia vitoriosa da Deceuninck Quick-Step, através de Sam Bennet e Kasper Asgreen; A prova consistente de ciclistas como Jon Aberasturi, Élie Gesbert, Sebastián Henao, Jonathan Lastra, para além dos titulados Sean Quinn e Luís Fernandes; A performance apagada ou longe das expectativas de nomes como Iván Sosa, Lennard Kamna ou Pascal Ackermann.

Em termos de ciclismo luso, referir os resultados interessantes de Iuri Leitão e Rui Oliveira ao sprint, o contrarrelógio de grande nível por parte de Rafael Reis e a hegemonia nacional da W52 / FC Porto através das excelentes aparições de Amaro Antunes e Joni Brandão, para além da vitória do líder João Rodrigues, isto dentro do contexto português.

Ricardo Rebelo
Ricardo Rebelohttp://www.bolanarede.pt
O Ricardo é licenciado em Comunicação Social. Natural de Amarante, percorreu praticamente todos os pelados do distrito do Porto enquanto futebolista de formação, mas o sonho de seguir esse caminho deu lugar ao objetivo de se tornar jornalista. Encara a escrita e o desporto como dois dos maiores prazeres da vida, sendo um adepto incondicional de ciclismo desde 2011.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.