📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Coragem para um Desporto Melhor

- Advertisement -

São entes privados registados como órgãos de comunicação social. Fazem parte de um conjunto de meios que tem um poder incomensurável na sociedade civil. Não são generalistas, pois proclamam-se de um setor. Acompanham e replicam aquilo que é, para eles, o fenómeno do desporto, até ao ínfimo pormenor, inclusive o seu pior. O problema surge, justamente, quando um desses pormenores se torna um pormaior.

Seguem os passos do Desporto, até mesmo na sua mercantilização. Por várias razões, incluindo a dificuldade em se reinventar e atualizar na comunicação, passam dificuldades que acarretam uma consequência. Pois, para vender mais um outro exemplar, têm que tomar decisões editoriais que custam a sua essência. Vivem de publicidade, vendas da tiragem diária, da subscrição on-line e dos clicks do digital. São eles os autoproclamados jornais desportivos da nossa comunicação social.

No entanto, no fim do dia, espremida cada letrinha, vê-se pouco desporto e muito mal futebol. Sabemos das dificuldades, mas não podemos deixar de contestar que se demitam do dever de informar e o troquem simplesmente pela criação da vontade de o comprar.

Se numa sociedade democrática a informação é essencial, cumpre aos órgãos de comunicação social, e no caso os chamados jornais desportivos, assumir esse papel de informar. E dentro desse papel, ter a ousadia de, na velocidade a que se vive o dia a dia, poderem ser atores da mudança no fomento de uma verdadeira cultura desportiva.

O prazer de ser jornalista tem-se, seguramente, vindo a perder pela razão, também ela compreensível, do pouco que esta função faz render. É certo que novos mecanismos foram criados que vieram destronar aqueles que antes se sentiam isolados. Mas face à nova realidade, importa, àqueles que sofrem os seus efeitos, adaptarem-se independentemente da sua idade.

No passado dia 26 de janeiro de 2020 não morreu um distante jogador de basquetebol americano. Morreu, sim, um modelo exemplar de atleta, uma peça incontornável do Desporto internacional. Ao não dar o devido destaque de capa a esse acontecimento, em especial por ter sido ofuscado pelos resultados futebolísticos do fim de semana, os jornais desportivos revelaram bem o posicionamento do país no Desporto e, sobretudo, explicaram bem por que razão a cultura desportiva do país continua preso à cauda da Europa.

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brilhou no Mundial de Clubes 2025 e perdeu protagonismo no Real Madrid: Xabi Alonso explicou

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Técnico espanhol falou sobre Gonzalo García.

Xabi Alonso defende avançado do Real Madrid: «Ninguém pode duvidar da sua qualidade»

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Técnico espanhol defende Rodrygo.

Xabi Alonso e o seu futuro no Real Madrid: «As coisas podem mudar muito»

Xabi Alonso já fez a antevisão ao Athletic Club x Real Madrid para a La Liga. Jogo está marcado para esta quarta-feira pelas 18h00.

Gil Vicente: Jovem de 16 anos chamado por César Peixoto aos treinos

O Gil Vicente treinou esta terça-feira de manhã, com o foco no Vitória SC. César Peixoto chamou Tiago Ferreira, jovem guarda-redes de 16 anos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fórmula 1: Max Verstappen terá novo parceiro em 2026

Isack Hadjar vai substituir Yuki Tsunoda e ser o novo parceiro de Max Verstappen. Red Bull confirmou em comunicado oficial.

Eis quando Farioli fará a conferência de antevisão ao FC Porto x Vitória SC

Francesco Farioli realiza a antevisão ao FC Porto x Vitória SC nesta quarta-feira pelas 12h45. Conferência terá lugar no Olival.

Lenda do Brasil gostaria de ver Abel Ferreira na Seleção: «Nada contra o Ancelotti, mas…»

Roberto Rivellino, lenda do Brasil, daria uma oportunidade a Abel Ferreira para a Seleção. Português alvo de elogios.