Coragem para um Desporto Melhor

São entes privados registados como órgãos de comunicação social. Fazem parte de um conjunto de meios que tem um poder incomensurável na sociedade civil. Não são generalistas, pois proclamam-se de um setor. Acompanham e replicam aquilo que é, para eles, o fenómeno do desporto, até ao ínfimo pormenor, inclusive o seu pior. O problema surge, justamente, quando um desses pormenores se torna um pormaior.

Seguem os passos do Desporto, até mesmo na sua mercantilização. Por várias razões, incluindo a dificuldade em se reinventar e atualizar na comunicação, passam dificuldades que acarretam uma consequência. Pois, para vender mais um outro exemplar, têm que tomar decisões editoriais que custam a sua essência. Vivem de publicidade, vendas da tiragem diária, da subscrição on-line e dos clicks do digital. São eles os autoproclamados jornais desportivos da nossa comunicação social.

No entanto, no fim do dia, espremida cada letrinha, vê-se pouco desporto e muito mal futebol. Sabemos das dificuldades, mas não podemos deixar de contestar que se demitam do dever de informar e o troquem simplesmente pela criação da vontade de o comprar.

Se numa sociedade democrática a informação é essencial, cumpre aos órgãos de comunicação social, e no caso os chamados jornais desportivos, assumir esse papel de informar. E dentro desse papel, ter a ousadia de, na velocidade a que se vive o dia a dia, poderem ser atores da mudança no fomento de uma verdadeira cultura desportiva.

O prazer de ser jornalista tem-se, seguramente, vindo a perder pela razão, também ela compreensível, do pouco que esta função faz render. É certo que novos mecanismos foram criados que vieram destronar aqueles que antes se sentiam isolados. Mas face à nova realidade, importa, àqueles que sofrem os seus efeitos, adaptarem-se independentemente da sua idade.

No passado dia 26 de janeiro de 2020 não morreu um distante jogador de basquetebol americano. Morreu, sim, um modelo exemplar de atleta, uma peça incontornável do Desporto internacional. Ao não dar o devido destaque de capa a esse acontecimento, em especial por ter sido ofuscado pelos resultados futebolísticos do fim de semana, os jornais desportivos revelaram bem o posicionamento do país no Desporto e, sobretudo, explicaram bem por que razão a cultura desportiva do país continua preso à cauda da Europa.

João Pedro Maltez
João Pedro Maltezhttp://www.bolanarede.pt
Um militante no combate à monocultura desportiva nacional. Um esperançoso por um desporto melhor, a que seja garantido e reconhecido o justo retorno do seu valor social.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alexander Isak já se despediu do Newcastle: «Juntos escrevemos história»

Alexander Isak trocou o Newcastle pelo Liverpool por 144 milhões de euros. Avançado deixou mensagem de despedida.

Manchester United só mantém 1 dos 5 jogadores da lista principal de dispensas

O Manchester United de Ruben Amorim resolveu o futuro de Rashford, Garnacho, Sancho e Antony. Só Tyrell Malacia continua no clube.

Tomás Handel diz adeus ao Vitória SC: «Um dia, se a vida for generosa, volto a casa»

Tomás Handel deixou o Vitória SC para reforçar o Estrela Vermelha neste mercado de verão. Eis a sua mensagem de despedida.

Victor Froholdt quer vingar na Seleção da Dinamarca: «É mais fácil a jogar num clube grande e liga maior»

Victor Froholt deu uma entrevista ao jornal Ekstra Bladet. Médio do FC Porto pretende vingar na Seleção da Dinamarca.

PUB

Mais Artigos Populares

Lamine Yamal quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro: «Os meus dois sonhos»

Lamine Yamal concedeu uma entrevista à RTVE. Extremo espanhol quer conquistar a Champions League e a Bola de Ouro.

Midtjylland confirma ter havido «vários clubes grandes» a tentar ex-Benfica

Franculino Djú contou com vários clubes interessados neste mercado de verão. Bayern Munique foi um deles e está confirmado.

Lyon de Paulo Fonseca confirma contratação de Martín Satriano

O Lyon confirmou a contratação de Martin Satriano. O avançado uruguaio foi emprestado pelo Lens até ao final da época.