Desporto masculino vs desporto feminino: Um mundo de diferenças

    Vamos começar a falar de futebol, por ser o desporto rei. O futebol feminino em Portugal só agora está a dar os primeiros passos a sério, sem querer ofender os clubes que muito trabalharam antes desta aposta maior por parte da FPF.  

    O orçamento do Sporting no futebol feminino ronda os 600 mil euros, este valor deu para ganhar as três competições em disputa este ano e no ano passado já tinha ganho os dois que disputou com um orçamento ainda menor. Nem vale a pena comparar este valor com o do futebol masculino, em que este orçamento provavelmente não dará para uma equipa da segunda liga se manter naquele escalão. Por curiosidade, o orçamento do Lyon, que domina a Europa do futebol feminino, é de cerca de 8.1 milhões de euros; só o salário do Cristiano Ronaldo é mais elevado do que este orçamento do Lyon, mostrando bem as diferenças existentes entre os dois géneros. 

    Uma diferença gritante entre o futebol masculino e o feminino pode ser vista nas últimas duas semanas. A final da Taça de Portugal de ambas as vertentes é no Jamor e se para a final da Taça masculina é a confusão que todos conhecemos com todos a tentarem arranjar bilhete, para a final feminina apenas estiveram presentes 11 714 pessoas no Jamor, o que mesmo assim é a segunda melhor marca do Futebol Feminino em Portugal, ultrapassando a final da Liga dos Campeões de 2014, realizada no Restelo.

    Infelizmente viam-se muitas cadeiras brancas no Jamor
    Fonte: Sporting Clube de Portugal – Futebol Feminino

    Das modalidades mais praticadas em Portugal, a presença dos chamados três grandes ainda não é muito frequente. No Futebol, apenas o Sporting tem equipa, com o Benfica a começar na próxima temporada. No Futsal e no Rugby, os dois grandes de Lisboa têm equipa. No Basquetebol e no Hóquei em Patins apenas o Benfica tem equipa. No Andebol, nenhum dos grandes tem equipa e no Voleibol o Sporting começou esta temporada e o Benfica vai começar na próxima. Se formos ao Atletismo, a tal modalidade em que talvez  masculinos e femininos tenham a importância mais próxima, só o Sporting aposta a sério na vertente feminina, com o Benfica a abdicar desta vertente para apostar apenas no masculino.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Rodrigo Fernandes
    Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
    O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.