Desporto masculino vs desporto feminino: Um mundo de diferenças

- Advertisement -

Focando-me agora nos Açores. André Amaral, presidente do Clube União Sportiva, campeão nacional feminino de basquetebol, em entrevista após a conquista do título lembrou um assunto que me faz confusão desde que tomei conhecimento dela há alguns anos. 

Como talvez saibam o Governo dos Açores dá um apoio financeiro, em troca de um espaço publicitário nas costas da camisola da palavra Açores. O valor deste apoio é diferente entre masculino e feminino e entre modalidades, por exemplo, o futebol recebe mais do que o resto. 

Mas vamos ao que interessa e ao que denunciou André Amaral, e bem, na minha opinião. A diferença entre o valor recebido pelo União Sportiva e o Lusitânia, melhor equipa dos Açores no campeonato masculino é de 330%, 125 mil euros para 38 mil euros. A este valor, o União Sportiva recebeu mais 2050€ por ter sido campeão nacional.  

A palavra Açores no equipamento do União Sportiva
Fonte: FPB

A grande questão é: justifica-se esta diferença entre sexos? Na minha opinião não, até porque o basquetebol feminino tem mais visibilidade na TV, através da Bola TV do que a Liga Masculina que apenas tem transmissões no Porto Canal e na BTV, se bem que A’Bola TV tenha transmitido alguns jogos do Play Off. Além disso, o site da FPB também transmite jogos, tal como algumas páginas dos clubes, isso em ambos os sexos. 

Digo isso da TV porque o principal motivo apontado pelo Governo é o da visibilidade. Não é o único, e todos nós sabemos que os custos de uma equipa masculina tendem a ser maiores do que o de uma equipa feminina, como disse o próprio presidente do União Sportiva. Mas uma equipa feminina vale menos 330% do que uma masculina?

Eu acredito que não, e numa altura em que se defende um maior equilíbrio entre homens e mulheres em vários pontos da sociedade este é apenas mais um passo que tem de se dado. 

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester United olha com interesse para médio internacional italiano

O Manchester United está interessado em Manuel Locatelli. Haverá conversações entre os representantes do jogador e o clube.

Anderson Talisca renova contrato com o Fenerbahçe: «Estou muito feliz por estar aqui»

O Fenerbahçe oficializou a renovação de contrato de Anderson Talisca. Avançado brasileiro já reagiu aos meios oficiais do clube.

Crystal Palace volta a vencer na Premier League após longa série sem ganhar

O Crystal Palace venceu fora o Brighton por 1-0 na jornada 25 da Premier League. Emblema londrino volta assim às vitórias.

Estrela da Amadora reage à transferência de André Luiz para o Olympiacos

O Estrela da Amadora admite «estranheza» por não ter sido informado de detalhes da transferência de André Luiz para o Olympiacos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe chega a acordo com Anderson Talisca para a renovação por mais duas temporadas

Anderson Talisca vai prolongar o seu contrato com o Fenerbahçe por mais duas temporadas. O brasileiro representou o Benfica entre 2014 e 2016.

Thomas Frank tem o pior rácio de vitórias de sempre em clubes do ‘big six’ da Premier League

Thomas Frank venceu apenas 28% dos jogos com o Tottenham, o que representa o pior registo de sempre de um treinador dos seis grandes clubes ingleses.

Brasileirão: Cuiabano é o mais recente reforço do Vasco da Gama

O Vasco da Gama garantiu o seu quinto reforço para a temporada 2026. O lateral-esquerdo cuiabano, chega por empréstimo do Nottingham Forest até ao final da época, com opção de compra.