Os pontos negativos e positivos de um possível regresso de CM Punk à WWE

    modalidades cabeçalho

    CM Punk, lutador que se destacou na WWE entre 2006 e 2014, voltou ao ativo no wrestling em 2021, quando se juntou à AEW, uma das maiores empresas da indústria no mundo, depois de uma passagem como lutador na UFC entre 2016 e 2018 e comentador de WWE no canal “Fox Sports” entre 2019 e 2020.

    Como lutador na AEW, CM Punk venceu o AEW World Championship em duas ocasiões diferentes e teve um dos melhores regressos de sempre. Por norma, se outro lutador vencesse o título mais importante da empresa no espaço de dois anos, teria correspondido às expectativas, ou ultrapassado.

    A atitude de CM Punk, os conflitos nos bastidores e as lesões denegriram a imagem e papel do lutador na empresa. No dia do evento “AEW All In 2023”, em Londres, um conflito com Jack Perry, também conhecido como Jungle Boy, foi o suficiente para Tony Khan, presidente da AEW, anunciar o despedimento do protagonista de uma das melhores estreias na AEW, umas horas antes do programa “AEW Colission” começar em Chicago, na cidade natal de CM Punk.

    Com CM Punk livre no mercado, há rumores que apontam um possível regresso do lutador à WWE. Nick Khan, presidente da WWE, respondeu à ESPN sobre a possibilidade: “Ouve, nós só temos respeito por Phil (nome do lutador na vida real). Nós apreciamos a passagem dele aqui (na WWE). Nós apreciamos o que ele fez e tentou fazer com a UFC. Não existem muitas pessoas que conseguem entrar lá e fazer o que ele fez. Por isso, nós temos de o respeitar, só lhe desejamos o melhor”.

    Dada a possibilidade no ar, apesar de não ser muito elevada, vamos explicar quais são os pontos positivos e negativos de um possível regresso do lutador de Chicago à WWE.

    PONTO POSITIVO: AUMENTO DE AUDIÊNCIA

    Quando CM Punk estava a passar pela melhor fase da carreira, entre 2011 e 2013, houve muitos adeptos que voltaram a ver a WWE nessa época. Lutadores como CM Punk, John Cena e Randy Orton agarravam a atenção dos fãs, seja nos programas televisivos, especiais ou em eventos ao vivo.

    A estreia de CM Punk na AEW, a 20 de agosto de 2021, colocou mais de um milhão de pessoas a assistir ao programa “AEW Rampage”, tornando-se, na altura, no programa semanal mais visto da AEW desde a estreia do programa “AEW Dynamite”.

    No dia em que anunciaram a saída de CM Punk, “AEW Colission” teve um quebra no número de espetatores a assistir ao programa: 345 mil pessoas assistiram, em média, ao programa de duas horas, sendo que cerca de 90 mil pessoas deixaram de assistir após o anúncio do despedimento de CM Punk.

    Apesar das críticas, CM Punk continua a ser um íman de espectadores, seja onde ele estiver.

    PONTO POSITIVO: AUMENTO DO MERCHADISING

    Outro ponto positivo seria o aumento de vendas de “merchadising”. CM Punk era um dos maiores vendedores na WWE e na AEW. O lutador não teve a sua cara em gelados na WWE, mas conseguiu-o na AEW.

    PONTO POSITIVO: POSSIBILIDADE DE ACONTECER ALGUNS “COMBATES DE SONHO”

    Em termos de combates, há vários combates de sonho que poderiam acontecer, ou voltar a acontecer, como CM Punk contra Roman Reigns, Kevin Owens, Seth Rollins, Finn Bálor, AJ Styles ou Gunther. Quiçá, o lutador poderia voltar a ter as rivalidades que teve com John Cena, Randy Orton ou Rey Mysterio. O leque de opções para o lutador de Chicago é vasta.

    PONTO NEGATIVO: AMBIENTE NO BACKSTAGE

    CM Punk nunca foi conhecido por ser fácil de lidar nos bastidores: quando estava na WWE, teve alguns problemas com Triple H e Vince McMahon, enquanto na AEW ele teve problemas com o grupo “The Elite”, composto por Kevin Omega e The Young Bucks, os atuais vice-presidentes da AEW, e, mais recentemente, Jack Perry.

    A atitude e o ego de CM Punk é comentada, de livre vontade, por vários lutadores, inclusive pelo atual WWE World Heavyweight Champion, Seth Rollins. “Fica longe de mim para sempre, Phil. Não gosto de ti. Ele é parvo. Está toda a gente na sala a pensar ‘A sério que ele disse isso?’ Sim, ele é parvo. Nós já tínhamos percebido isso aqui, eles já perceberam isso. Não te quero aqui (na WWE)”, afirmou Seth Rollins à “Wrestling INC.”, durante a semana do WWE Royal Rumble 2023.

    PONTO NEGATIVO: NÃO É O MESMO CM PUNK DE HÁ 10 ANOS

    A palavra “nostalogia” é muito usada no wrestling. Todos os anos há regressos de lutadores, seja por uma noite, tempo parcial ou tempo inteiro. Dos 20 combates de CM Punk na AEW, alguns foram memoráveis, como a luta com MJF no “AEW Revolution 2022” ou com Samoa Joe, no seu último combate.

    No entanto, não é o mesmo CM Punk de 2012. Aconteceu muitas coisas no espaço de 11 anos. A imagem que muitos fãs têm dele na WWE continua a ser perfeita, apesar dos últimos acontecimentos. Lutadores como Vader, Big Boss Man e a equipa “The Legion of Doom” foram alguns que não tiveram a melhor segunda passagem na WWE.

    O rumor mais falado é no regresso de CM Punk no “WWE Survivor Series 2023”, que será realizado em Chicago, na cidade natal de um dos lutadores mais falados nas últimas semanas.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Filipe Torres
    Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
    O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.