Na consagração de Granerud, Kraft ficou com as “migalhas”! | Saltos de Esqui

    modalidades cabeçalho

    Era com o globo de cristal já entregue a Granerud, mas com o de voos de esqui e o Planica 7 ainda em jogo que os atletas abordavam as derradeiras jornadas em Planica, palco de encerramento de mais uma edição da Taça do Mundo de Saltos de Esqui. O trampolim que teriam pela frente seria o imponente Letalnica Bratov Gorisek, uma estrutura de 240m cujo K-Point se localizava aos 200, e que via o record ,252m, da autoria de Ryoyu Kobayashi durar desde 2019. Com as condições meteorológicas a fazerem com que de sete rondas pontuáveis para o mini torneio se realizassem apenas seis, escolhemos os cinco momentos mais relevantes de um final de época memorável! Concordam?

    5. POLACOS COMEÇAM A SABER VOAR!

    Seria  e apesar da ausência de Kubacki, o que levou a que as segundas linhas fossem chamadas a mostrar serviço, que a formação polaca evidenciou  todo o crescimento que por eles tem sido  empreendido nesta tão particular especialidade, com o pódio de Zyla no primeiro dos dois eventos individuais a ser o expoente máximo desse apurar de forma em estruturas desta magnitude. Refira-se que o homem da “mosquinha” foi brilhantemente secundado por  Stoch, Wasek e Zniszczol, estes últimos verdadeiras surpresas a este nível exibicional! Considero fascinante que uma nação que não possui trampolins de voos de esqui em território pátrio se consiga defender tão bem nesta disciplina, tendo inclusive terminado adiante dos bávaros na competição coletiva. Dará o corpo técnico sequência na temporada que aí vem ao incrível trabalho desenvolvido nesta, conduzindo quem sabe Stoch, Zyla ou Kubacki a mais glórias?

    4. ZAJC: DE PROMESSA A CONFIRMAÇÃO

    Atuando perante o seu público e num trampolim que conhece como a palma da mão, foi desde cedo que se percebeu que o jovem de apenas 22 anos faria algo de especial em Planica. Voando sempre e muito a cada atuação, seria no capítulo estratégico que resgataria uma vitória que se julgaria impossível. Ao arriscar baixar o portão, acabaria por inteligentemente angariar aquele que foi apenas o terceiro triunfo em eventos de Taça do Mundo. Considerado , por mim, como o grande herdeiro de Peter Prevc, Timmy está fadado a altos voos, não ficando nada admirado se fosse um dos fregueses a lutar taco a taco pelo próximo grande globo de cristal. Apesar de não ter revalidado o de voos de esqui, foi sem dúvida uma das estrelas deste final de temporada, na qual venceu também o título mundial em trampolim grande na estrutura do lado!

    3. GRANERUD ACUSA FADIGA E FICA AQUÉM NOS VOOS DE ESQUI

    Com o essencial já assegurado, o título da Taça do Mundo e o dos quatro trampolins, como que desligou neste tramo final de temporada estando bastante relaxado e não tão acutilante tanto aqui como em Lahti. Abandonando, precocemente, a luta pelo Planica 7  perderia igualmente a chance de juntar o globo de voos à coleção! Com Halvor a revelar estar ansioso pelo período de férias, ninguém mais as merece que o melhor saltador viking da história da modalidade. Agora sim, podes finalmente descansar Granerud!

    2. LANISEK “TREMEU”, MAS TAMBÉM VENCEU!

    Quando tudo parecia encaminhar-se para um triunfo dos eslovenos na competição por equipas, e com nada a fazer prever algo em sentido contrário, foi então que Lanisek voltou a denotar alguma falta de discernimento nos momentos decisivos, tendo panicado, entregando em bandeja dourada o lugar mais alto do pódio aos austríacos. Uma das figuras mais regulares do circuito, creio que Anze necessita  urgentemente de trabalhar o aspeto psicológico, algo que  não o impediu de ser terceiro na geral do campeonato. Caso revele capacidade para debelar esta questão, poderá em conjunto com Zajc formar uma dupla de ouro na história dos saltos de esqui eslovenos!

    1.KRAFT PARECE TER NASCIDO PARA ISTO!

    Depois de o ter apontado como o maior favorito à conquista do globo de voos de esqui desta temporada, foi com grande capacidade , regularidade, assertividade e limpeza que acabaria por concretizar esta minha previsão. Sempre entre os melhores em todas as rondas, juntaria mais um sucesso à lista! Com três dezenas de vitórias entre a elite, Stephan é já um dos praticantes mais laureados da história deste desporto, com a sua personalidade a ser também uma das mais marcantes para os amantes dos saltos de esqui. Era difícil o baixinho sonhar com um fecho de temporada melhor que este, pois venceria tanto o globo de voos  como o mini torneio aqui em Planica, sendo ainda segundo da geral. Por estes e outros motivos é e continuará a ser uma das referências para que todos os anos a modalidade vá ganhando amantes um pouco por todo o mundo.

    Com o pano a correr sobre a temporada 22/23, voltaremos a marcar encontro em Novembro com o regresso dos incríveis homens “pássaro”! Até lá fique bem, fique connosco!

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Diogo Rodrigues
    Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
    O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.