Açores vs Madeira

cab desportos motorizados

No fim de semana passado, ambos os arquipélagos portugueses tiveram provas para o seu regional. Nos Açores, a prova decorreu na ilha do Faial, no Rali Ilha Azul Além Mar, e foi ganha por Ricardo Moura; na Madeira, a prova foi na ilha da Madeira, com o Rali da Calheta a ser ganho por Alexandre Camacho.

A grande diferença destes campeonatos é a qualidade das máquinas presentes. Nos Açores, o carro máximo é o Mitsubishi EVO IX, um carro fiável mas já com vários anos. Na Madeira, o nível é muito mais alto a nível de carros; durante os vários anos de EVO IX dos Açores já tivemos na Madeira o tempo dos S2000, passagem para o EVO X e agora dos GT. São neste momento cinco os Porsche 997 GT3 que correm no campeonato da “Pérola do Atlântico”. É bem verdade que este tipo de carro seria muito mais difícil de pôr a correr nos Açores, visto que ao contrário da Madeira o campeonato é misto, ou seja, com provas em asfalto e em terra, mas também é verdade que existiriam outras opções para melhorar um parque automóvel açoriano cada vez mais reduzido devido à falta de apoios.

Apesar desta diferença a nível de valor de máquinas, a nível de pilotos o contraste não é assim tão evidente. Se formos a avaliar apenas a atualidade vemos que dois dos principais pilotos portugueses são das ilhas: temos Ricardo Moura, que é tricampeão nacional de ralis, e Bernardo Sousa, que é o único piloto nacional a correr no Mundial (WRC2) que já foi campeão nacional em 2010 (os últimos quatro anos tiveram vencedores das ilhas), sendo que o ano passado os dois pilotos lutaram entre si pelo título. Num passado mais recente tivemos também Gustavo Louro e Horácio Franco, ambos açorianos, a fazerem boas provas no nacional de ralis, e o madeirense Vítor Sá também conseguiu alguns bons resultados nas provas de asfalto.

Os ralis são das melhores formas de mostrar as belezas das ilhas Fonte: 16valvulas.files.wordpress.com
Os ralis são das melhores formas de mostrar as belezas das ilhas
Fonte: 16valvulas.files.wordpress.com

A nível de provas em si cada ilha tem a sua de destaque. Nos Açores, o SATA Rally Açores – disputado no mês passado – é uma das provas principais do Europeu neste momento. Na Madeira, o Rally Vinho Madeira também é reconhecido como um grande rali, mas nos últimos anos tem visto a qualidade das suas listas de inscritos reduzir, pois saiu do Europeu, o que fez com que vários pilotos de renome deixassem de lá passar.

O título do meu texto desta semana pode fazer parecer que vou dar uma resposta entre quem é mais forte, a nível de rali, entre os dois arquipélagos portugueses, mas eu não vou dar essa resposta – apenas pretendo demonstrar um pouco o que se passa pelas ilhas. Apesar de tudo, cada um é livre de o fazer nos comentários.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica define preço de Florentino Luís e prepara-se para receber nova abordagem da Juventus

O Benfica está ciente do interesse da Juventus em contratar Florentino Luís. Águias já definiram preço do médio.

Martim Mayer conta com lenda do Benfica como Mandatário Nacional

Martim Mayer anunciou que António Simões vai ser o Mandatário Nacional da sua candidatura à liderança do Benfica.

Ian Cathro renova com o Estoril Praia até 2028 e foca-se em Diogo Jota e André Silva: «É a única mensagem que faz sentido...

Ian Cathro vai continuar no Estoril Praia até 2028. Técnico escocês prolongou a ligação aos canarinhos por mais três épocas.

Nápoles recusa 60 milhões de euros do Galatasaray: eis as últimas novidades sobre o futuro de Victor Osimhen

O futuro de Victor Osimhen está em aberto. O avançado nigeriano é desejado pelo Galatasaray e pelo Al Hilal e pertence ao Nápoles.

PUB

Mais Artigos Populares

Luiz Felipe troca Olympique Marselha pelo Rayo Vallecano

Luiz Felipe é a mais recente contratação do Rayo Vallecano. O defesa-central italiano deixou o Olympique Marselha.

Ruben Amorim impediu negócio que podia render muitos milhões de euros ao Manchester United

Ruben Amorim impediu que a Amazon Prime realizasse um documentário sobre os bastidores do Manchester United. As negociações estavam avançadas.

Mercado do Dragão: eis os 10 jogadores mais bem pagos do FC Porto

O FC Porto deverá realizar várias mudanças no mercado de transferências. Vários jogadores estão de saída do Dragão.