📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Um olhar de um adepto de desportos motorizados é sempre o de não haver suficiente. Nas veias corre-nos gasolina e se algum dia nos pudermos sentar ao volante de um carro de competição, claro está que seríamos os primeiros na fila.

Em Portugal, o desporto motorizado muitas vezes passa por debaixo do radar. Radar este que está mais que apontado ao futebol. Algumas coisas vão sendo feitas. O desporto motorizado parece estar a crescer, na minha ótica. Os ralis passam por um grande momento com a vinda da Hyundai Motorsport Portugal, trazendo Armindo Araújo, em 2018, e Bruno Magalhães, em 2019. Também foram eles que deram oportunidades a outros talentos com Diogo Gago. A Peugeot Rally Cup Ibérica surge numa boa altura e junta ainda mais competição. Nas motos, Miguel Oliveira, veio abanar o nosso mundo. Sobe ao escalão mais alto no mundo do motociclismo em 2019. Nas pistas, eu vejo as coisas um pouco mais escuras. Pistas portuguesas não estão no seu melhor. A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting anunciou a rescisão de contrato com a Full Eventos, que organizava os Campeonatos de Portugal de Clássicos, Clássicos 1300, Campeonato de Portugal Velocidade de Legends e a Supercar Series. Apesar deste contratempo, a FPAK garantiu que os três campeonatos serão realizados em 2019.

Ora bem, mas vamos ao que interessa. Apesar disto tudo, a maior parte das competições servem para os profissionais ou semi-profissionais. E se somos amadores e queremos correr à mesma, sem ter que gastar TANTO dinheiro como se gastam nestas competições. Nas pistas, existem duas soluções. A KIA Picanto GT Cup e o Troféu C1 Learn & Drive. A primeira é um troféu monomarca que junta 1 a 2 pilotos a bordo de um KIA Picanto. Em 2018 foi assim o regulamento mas sabe-se que para 2019 as rampas vão deixar de fazer parte do figurino do campeonato. Este troféu trouxe bastante visibilidade ao panorama português de velocidade. Pilotos como Manuel Gião tiveram o prazer de participar em provas como convidados. Neste primeiro ano, o vencedor do troféu foi Hugo Araújo. O piloto veio da GTACADEMY em 2012, ou seja, do virtual, venceu e convenceu em 2018. Também em destaque, não só pelas sua performances, mas também pelo seu retorno mediático que deu à prova, destaque para Hugo Marcos, que com o seu canal de Youtube deu outra dimensão à prova.

Para 2019 vai existir mais tempo em pista! As pistas do Estoril, Braga, Portimão e Vila Real acolhem outra vez os pequenos KIAs, mas este ano a passagem por Jerez tem um acrescento ao campeonato.

Mas se prefere outra vertente nos automóveis também há. O troféu C1 Learn & Drive é o conceito novo em Portugal. Troféu monomarca, como o KIA Picanto GT Cup, mas na vertente do endurance. As equipas são compostas entre 3 a 6 pilotos, com corridas de 6 horas que se realizam em Braga, Estoril e Portimão. Quanto aos carros, estes são Citroen C1 1.0, a gasolina de três portas e têm de ser anteriores a Abril de 2014. (O mercado de carros usados francês é muito apetecível para quem quiser um destes). Neste pequeno Citroen é adicionado um kit de competição integral, destinado a salvaguardar os pilotos e a fiabilidade mecânica.

C1 Learn & Drive é uma ideia importante da Grã-Bretanha que pretende abanar o desporto motorizado em Portugal
Fonte: Troféu C1 Learn & Drive

Resta-nos esperar para vermos estas duas competições em pista.

Foto de Capa: Kia Picanto GT Cup

Artigo revisto por: Rita Asseiceiro

Subscreve!

Artigos Populares

Quem é Sidny Cabral? Lateral está a ser apontado ao Benfica e pode mudar-se para a Luz já em janeiro

Sidny Cabral está a ser associado a uma transferência para o Benfica. O jogador pertence aos quadros do Estrela da Amadora.

Expulsão de Xavi Simons encaminha o Liverpool à vitória no terreno do Tottenham

O Tottenham viu-se reduzido a 10 elementos aos 33 minutos com a expulsão de Xavi Simons e saiu derrotado pelo Liverpool por 2-0.

Em busca da manutenção: a dura missão de Luís Castro no Levante

Luís Castro foi confirmado durante este sábado como novo treinador do Levante, com um contrato válido até ao verão de 2027.

Luís Castro confirmado como novo treinador do Levante

O Levante oficializou durante este sábado a contratação de Luís Castro para o posto de treinador, assinando até ao verão de 2027.

PUB

Mais Artigos Populares

Final dramático no Feirense x Paços de Ferreira, Portimonense regressa às vitórias e há empate em Vizela: eis os resultados da Segunda Liga

O Paços de Ferreira venceu fora de casa o Feirense por 1-0 com direito a final dramático. Eis os resultados do dia da Segunda Liga.

João Henriques acredita ser possível inverter a situação no AVS SAD: «O AVS tem um conjunto de jogadores que não está a espelhar o seu...

João Henriques prestou as primeiras declarações como treinador do AVS SAD. O técnico de 53 anos sucede a João Pedro Sousa no cargo.

Novidades: Rafa Silva volta aos convocados e começa jogo do Besiktas no banco

Rafa Silva está presente entre os convocados do Besiktas. Avançado português começa jogo do emblema turco no banco.