- Advertisement -

Parece que já foi há algum tempo que escrevi, a pedido do editor das modalidades naquele tempo, Rodrigo Fernandes, sobre a entrada de Fernando Alonso no campeonato mundial de endurance, com a equipa da Toyota Gazoo Racing.

Continuando a sua perseguição da Tripla Coroa, o piloto espanhol brinda-nos com várias experiências. Para ele, devem ser extremamente interessantes. Para nós, apaixonados por motores, deixa-nos a sonhar. Fernando Alonso já tem dois campeonatos do mundo de Fórmula 1, vitórias em circuitos históricos como o Mónaco, Daytona, Le Mans, sendo que ainda lhe falta Indianápolis com os carros do campeonato Indy.

Mas porquê este artigo? Ora, Fernando Alonso experimentou, na África do Sul, na companhia do sul-africano Giniel de Villiers, um veículo que nos deixou com água na boca. A Toyota Hilux, da Toyota Gazoo Racing South Africa, que ganhou o Dakar 2019. Estará esta prova histórica, que aparenta mudar-se para a Arábia Saudita, na cabeça de Alonso? Espero que sim, caro leitor.

Fernando Alonso testou a Toyota Hilux que venceu o Dakar em 2019
Fonte: TOYOTA GAZOO Racing

Fernando Alonso impressiona-me cada vez mais. Cada vez que me aprofundo mais neste mundo dos desportos motorizados, vejo em Alonso uma necessidade incessante de fazer tudo. Parafraseando João Carlos Costa, comentador Eurosport/Eleven Sports – “Alonso é, agora, um menino rico que tem oportunidade de experimentar tudo o que quiser, mas também é pago para experimentar tudo”.

Última vitória de Fernando Alonso foi nas 24h de Daytona, na Flórida, no campeonato americano de endurance – IMSA
Fonte: Daytona International Speedway

É pago porque tem talento. E tem algo que já não se vê muito hoje em dia. Tem um desejo de ser “o melhor piloto do mundo”. Eesse rótulo implica que experimente tudo e mais alguma coisa. Antigamente, não existia a variedade que existe hoje de disciplinas do desporto motorizado. Também não existiam assim tantos pilotos. Era normal ver-se um Jackie Stewart guiar um Fórmula 1, um Fórmula 2 em dois fim-de-semana diferentes. Isto mesmo quando Jackie já era um piloto estabelecido na elite mundial. Hoje em dia, isto já não é uma prática muito comum. Mas claro, há sempre exceções, muitas vezes pouco bem sucedidas. Kimi Raikkonen esteve no WRC durante uns tempos e correu na NASCAR, também pouco sucedido.

Voltemos a Alonso. O espanhol continua envolvido na Fórmula 1, com a McLaren. Mas para mim, o que fez com a Toyota Gazoo Racing foi o grande contrato da vida dele. A marca nipónica tem uma divisão de ralis, Dakar, e o endurance. Fernando Alonso a ganhar o rali de Monte Carlo era algo de inesquecível, mas gostava que, pelo menos, experimentasse o Toyota Yaris WRC.

Curiosidade: uma história que ouvi durante estes dias foi a de que Alonso, sempre que saía de uma volta na Hilux, telefonava ao Carlos Sainz, campeão mundial de ralis e vencedor do Dakar. Se experimentar o WRC, será que telefona a Sebastien Loeb e a Sainz?

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: TOYOTA GAZOO Racing

Subscreve!

Artigos Populares

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.