Parece que já foi há algum tempo que escrevi, a pedido do editor das modalidades naquele tempo, Rodrigo Fernandes, sobre a entrada de Fernando Alonso no campeonato mundial de endurance, com a equipa da Toyota Gazoo Racing.

Continuando a sua perseguição da Tripla Coroa, o piloto espanhol brinda-nos com várias experiências. Para ele devem ser extremamente interessantes. Para nós, apaixonados por motores, deixa-nos a sonhar. Fernando Alonso já tem dois campeonatos do mundo de Fórmula 1, vitórias em circuitos históricos como o Mónaco, Daytona, Le Mans, sendo que ainda lhe falta Indianápolis com os carros do campeonato Indy.

Mas porquê este artigo. Ora, Fernando Alonso, experimentou na África do Sul, na companhia do sul-africano Giniel de Villiers, um veículo que nos deixou com água na boca. A Toyota Hilux da Toyota Gazoo Racing South Africa que ganhou o Dakar 2019. Estará esta prova histórica, que aparenta mudar-se para a Arábia Saudita, na cabeça de Alonso? Espero que sim, caro leitor.

Fernando Alonso testou a Toyota Hilux que venceu o Dakar em 2019
Fonte: TOYOTA GAZOO Racing

Fernando Alonso cada vez mais me impressiona. Cada vez que me aprofundo mais neste mundo dos desportos motorizados, vejo em Alonso uma necessidade incessante de fazer tudo. Parafraseando João Carlos Costa, comentador Eurosport/ Eleven Sports – “Alonso é, agora, um menino rico que tem oportunidade de experimentar tudo o que quiser, mas, também é pago para experimentar tudo”.

Última vitória de Fernando Alonso foi nas 24h de Daytona, na Flórida, no campeonato americano de endurance – IMSA
Fonte: Daytona International Speedway

É pago porque tem talento. E tem algo que já não se vê muito hoje em dia. Tem um desejo de ser “o melhor piloto do mundo”. E qual as implicações desse rótulo: implica experimentar tudo e mais alguma coisa. Antigamente não existia a variedade que existe hoje de disciplinas do desporto motorizado. Também não existiam assim tantos pilotos. Era normal ver-se um Jackie Stewart guiar um Fórmula 1, um Fórmula 2 em dois fim-de-semana diferentes. Isto mesmo quando Jackie já era um piloto estabelecido na elite mundial. Hoje em dia, isto já não é uma prática muito comum. Mas, claro, há sempre exceções, muitas vezes pouco bem sucedidas. Kimi Raikkonen esteve no WRC durante uns tempo, correu na NASCAR, também pouco sucedido.

Voltemos a Alonso. O espanhol continua envolvido na Fórmula 1, com a McLaren. Mas, para mim, o grande contrato da vida dele foi o que fez com a Toyota Gazoo Racing. A marca nipónica tem uma divisão de ralis, Dakar, e o endurance. Fernando Alonso a ganhar o rali de Monte Carlo era algo de inesquecível, mas, gostava que pelo menos experimenta-se o Toyota Yaris WRC.

Curiosidade: uma história que ouvi durante estes dias foi a de o Alonso sempre que saía de uma volta na Hilux telefonava ao Carlos Sainz, campeão mundial de ralis e vencedor do Dakar. Se experimentar o WRC, será que telefona a Sebastien Loeb e a Sainz?

Foto de Capa: TOYOTA GAZOO Racing

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