As 4 edições do Rali Safari Quénia a rever

3.

43rd Safari Rally (1995) – O vencedor da 43.ª edição foi Yoshio Fujimoto (Toyota Celica Turbo 4WD), acompanhado por Arne Hertz. O segundo lugar pertenceu a Shinozuka Kenjiro (Mitsubishi Lancer Evo III) e o terceiro lugar a Duncan Ian (Toyota Celica Turbo 4WD), ao lado de Williamson David Duncan Ian.

A edição ficou conhecida pela pequena/grande peripécia da Toyota. A história remonta a 1985, ano da apresentação do Toyota Celica GT-Four. A “máquina” tornar-se-ia no trunfo da Toyota no WRC durante uns belos cinco anos.

O Toyota Celica Turbo 4WD chegou rapidamente às vitórias, começando pela edição de 1992 e permanecendo no topo por mais três anos consecutivos sendo que, na edição referida, estaria o japonês Yoshio Fujimoto ao volante.

A “supremacia” do Toyota Celica terminaria em 1995 e ficaria marcada pela negativa. A marca esteve envolvida num escândalo após a utilização de restritores do turbo de dimensões acima do permitido pela FIA, no carro utilizado no Rali da Catalunha. Esta peripécia levou à exclusão da equipa do campeonato, provocou o anulamento dos resultados e à suspensão para a temporada seguinte.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle fecha novo reforço por quase 47 milhões de euros e trava onda de rejeições

O Newcastle fechou a contratação de Jacob Ramsey. De acordo com Fabrizio Romano, o negócio está concluído com os magpies a pagar cerca de 46,5 milhões de euros ao Aston Villa pelo médio. A vontade de Jacob Ramsey em rumar ao Newcastle foi determinante para fechar o negócio.

Não é só Viktor Gyokeres a forçar a saída: 2 jogadores vão falhar estreia na Premier League para tentar sair do clube

Viktor Gyokeres não é caso único em solo europeu. Alexander Isak (Newcastle) e Yoane Wissa (Brentford) procuram forçar saídas.

Manchester United de Ruben Amorim tem 6 alternativas a Carlos Baleba para o meio-campo e olha para médio do Sporting

Carlos Baleba é o principal alvo do Manchester United para o meio-campo. Lista de alternativas conta com seis nomes, incluindo Morten Hjulmand.

Antigo lateral do Benfica interessa a 2 clubes da MLS

Pedro Amaral pode rumar à MLS neste mercado de transferências. O lateral pertence ao Estoril Praia e foi formado no Benfica. O português encontra-se a cumprir o último ano de contrato com o emblema da Linha.

PUB

Mais Artigos Populares

Fredrik Aursnes em destaque: eis os números do médio desde que chegou à Luz

Fredrik Aursnes tem sido um dos destaques do Benfica neste começo de temporada, atuando como extremo direito. O norueguês é considerado um elemento fundamental para Bruno Lage e restante equipa técnica.

Manchester City apresenta o novo dono da camisola 10 da equipa

O Manchester City tem um novo dono para a camisola 10. Rayan Cherki vai render Jack Grealish e usar o número emblemático dos cityzens.

Deportivo de La Coruña na moda: Benfica e Sporting podem levar a asa esquerda dos galegos em 2024/25

O Deportivo de La Coruña pode ver mais um dos seus jogadores rumar a Portugal, com Yeremay Hernández a ser associado ao Sporting. Rafael Obrador atuava no clube na última temporada e assinou pelo Benfica, onde pode atuar como lateral esquerdo.