Anterior1 de 6Próximo

Com o Campeonato Mundial de Rali adiado e sem competições a decorrer, resta-nos recordar e procurar o contacto com atividades desportivas através dos meios que nos são permitidos.

É necessário ter em conta que a FIA continua a acompanhar a evolução da situação em torno da pandemia e que a possibilidade do reinício da época é uma preocupação. No entanto, as datas podem sofrer alterações, pois estão dependentes das restrições governamentais de cada país anfitrião da competição. Prevista para Maio deste ano, só em 2021 é que a competição irá passar pelo solo português.

Sempre considerei a classificação “melhor de sempre” um pouco ingrata. É, para mim, difícil atribuir este título, quando os tempos são tão mutáveis. Nunca iremos saber a prestação do melhor de outros tempos, se tivesse ao seu dispor os recursos disponíveis atualmente. Apesar dessa minha consideração, é precisamente isso que venho fazer: apresentar um top de pilotos de rali.

Mas afinal o que define o melhor piloto de todos os tempos? Os títulos mundiais ou as vitórias em ralis? O carácter ou a velocidade? Ou, quem sabe, todas as características juntas? A verdade é que um piloto que se destaque tem um “pacote” mais completo, no qual consegue conciliar diversas características, que incluem a capacidade prática e a capacidade emocional. Esta é uma proposta pessoal. Apesar de estatísticas, existe uma infinita possibilidade de tops de acordo com as preferências de cada um de nós.

Anúncio Publicitário

A história dos ralis é marcada por grandes pilotos, com conduções diferentes e personalidades distintas. Mas há sempre aqueles, não só nos marcaram, como também marcaram toda a história dos ralis. É complexo escolher os melhores de entre os melhores.

É interessante fazer esta seleção, dias depois de Carlos Sainz ter sido considerado “o maior piloto de todos os tempos”.

Com a suspensão temporária do Campeonato do Mundo deste ano, o promotor do Mundial de Ralis decidiu organizar uma votação online para que o melhor piloto da história do WRC pudesse ser eleito pelos fãs (participaram na votação cerca de 300 mil utilizadores). Carlos Sainz debateu-se com Sébastien Loeb na final e levou o título consigo, com 57,25% dos votos. Sébastien Loeb é, estatisticamente, o piloto de maior sucesso na história do WRC, mas os fãs fizeram a sua escolha, certamente, com base em muitos outros fatores para além de valores estatísticos – muito provavelmente com base na sua carreira e na sua prestação face a outros grandes pilotos.

No entanto, não é o espanhol que conquista o primeiro lugar desta vez. Não vou aplicar o cliché do “melhor fica para o fim”, porque o melhor vem, de facto, em primeiro.

Foto de Capa: WRC

Anterior1 de 6Próximo

Comentários