Dakar 2024: O que há para contar sobre a primeira semana nas dunas

    modalidades cabeçalho

    Está em prova o Dakar 2024, esta que é a prova mais mítica de todo o terreno e que capta a atenção de milhões que anseiam por ver o que de novo as dunas têm para contar. A armada portuguesa tem estado em destaque, nas mais variadas categorias da competição.

    A primeira semana de Dakar acabou com uma inédita etapa de 48 horas que deixou as classificações ao rubro. Foram dois dias muito intensos no maior deserto do mundo que demonstrou ser uma verdadeira dor de cabeça para os pilotos e mecânicos.

    O português António Maio entrou no Top 20 da classificação de motas depois de ter feito uma etapa bastante consistente nos 626 km percorridos. Depois de Rui Gonçalves (Sherco) ter tido problemas mecânicos, António Maio é, agora, o melhor português em prova. Destaque ainda para Mário Patrão que, depois de brilhar entre veteranos, lidera a classificação para arrecadar o Veteran Trophy do Dakar 2024. Na geral, António Maio ocupa a 20.ª posição, enquanto que Mário Patrão está em 30.º lugar, seguido de Bruno Santos que é 31.º.

    Quem não teve tanta sorte foi Joaquim Rodrigues Jr. que caiu na primeira etapa da competição e, por essa razão, viu-se obrigado a desistir.

    Ainda nas motas houve um novo vencedor nesta edição de rali, com Adrien Van Beveren a carimbar o primeiro lugar, conseguindo, assim, subir ao último lugar do pódio da geral. Esta etapa-maratona criou uma reviravolta na classificação geral, com Ricky Brabec a liderar, seguido de Ross Branch.

    Na classe Challenger (veículos ligeiros protótipos), Ricardo Porém e o navegador Augusto Sanz conseguiram recuperar para a classificação geral, subindo ao nono posto e tendo, assim, um lugar no top10 da categoria. Em 15.º lugar ficou o seu compatriota João Monteiro.

    Nos SSV está, bastante bem classificada, a dupla lusa composta por João Ferreira e Filipe Palmeiro que assegurou uma subida para quarto lugar na geral, a 22.39 minutos da liderança, ocupada pelo saudita Yasir Seaidan.

    Nos automóveis, a dupla composta por Sebastien Loeb e Fabian Lurquin (BRX Prodrive) reinou na prova de 48 horas, deixando para trás o lendário Carlos Sainz por 2.01 minutos. Em terceiro lugar ficou o sueco Mathias Ekstrom. Esta dura etapa trouxe uma reviravolta na classificação, uma vez que o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota), enquanto líder à partida, capotou nos primeiros 50 quilómetros e viu-se obrigado a abandonar.

    Desta forma, na classificação geral, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi Sport) são os líderes, com 20.21 minutos de vantagem sobre Ekstrom e 29.31 minutos para o terceiro posto, ocupado por Loeb. O Rali Dakar 2024, que termina dia 19 de janeiro, vai retomar a sétima etapa entre Riade e Al-Duwadimi. Vai continuar a ser uma das provas mais entusiasmantes do mundo, principalmente quando temos a oportunidade de assistir a duelos impressionantes como o de Sainz e Loeb. Ainda assim, é preciso estar de olhos postos nos portugueses em prova, que têm demonstrado ótimos resultados.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mafalda Ferreira Costa
    Mafalda Ferreira Costa
    A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.