Desilusão e mais do mesmo

- Advertisement -

cab desportos motorizadosNo sábado, acabaram duas das mais míticas provas de desportos motorizados. Ambas marcadas por condições muito difíceis, apesar de os motivos serem diferentes: se, no Dakar, as temperaturas eram altíssimas, no Monte Carlo, a neve e gelo complicaram a vida a muitos pilotos.

Mas vamos começar pelo Dakar. Grandes expetativas ao ínicio e desilusão no final, parece a sina dos portugueses. A prova até começou bem, com Carlos Sousa a vencer a primeira etapa nos carros, mas, no dia seguinte, a viatura chinesa teve problemas e o piloto foi desqualificado por não ter cumprido a etapa toda. No mesmo dia, outro português foi também desqualificado. Francisco Pita tinha parado para ajudar Sousa e acabou por sair prejudicado também. Para terminar nos carros, Paulo Fiuza levou Orlando Terranova ao 5º lugar, e Filipe Palmeiro levou Martin Kaczmarski à 9ª posição.

Nas motos, onde havia mais hipóteses para os portugueses, as coisas não correram bem, apesar do 5º lugar final de Hélder Rodrigues. Na terceira etapa, Ruben Faria foi forçado a desistir devido a uma queda; duas etapas depois, foi Paulo Gonçalves que foi obrigado a abandonar, depois de a sua mota se ter incendiado. Ainda falando em abandonos, Victor Oliveira também saiu na 12ª etapa, quando seguia no 66º posto. Além da 5ª posição de Hélder, tivemos ainda mais três portugueses a terminar a prova nas motos. Pedro Oliveira foi o segundo entre os tugas, ficando no 24º posto. Bianchi Prata foi 29º e Mário Patrão foi 30º; foram boas prestações destes motards.

Nos camiões, os dois portugueses também terminaram. Velosa foi 45º, enquanto Martins se ficou pelo 48º lugar. Quanto aos vencedores, o Dakar premiou Marc Coma, Ignacio Casale, Nani Roma e  Andrey Karginov, em motos, quads, carros e camiões, respetivamente.

Ogier a lutar na neve. http://www.supermotores.net
Ogier a lutar na neve
Fonte: supermotores.net

No WRC, Ogier venceu o seu segundo Monte Carlo. A prova começou com Kubica na frente, mas, na terceira especial, Bouffier assumiu o comando. Ambos os pilotos pilotaram a máquina da M-Sport – Fiesta WRC – e conseguiram ser mais eficazes do que os pilotos da equipa oficial. Na nona PEC, Ogier assumiu o comando e não mais o largou, confirmando que vai ser o piloto a bater nesta temporada. Bouffier terminou a prova na segunda posição e Kris Meeke em terceiro. Tivemos, assim, um pódio com três marcas diferentes.

A Hyundai não teve a estreia que esperava, pois Neuville desistiu por acidente logo na primeira especial, e Sordo foi forçado a desistir na quinta por problemas na bateria do seu i20 WRC. Não posso terminar este artigo sem falar do novo Sébastien. Chardonnet é, cada vez mais, um valor já seguro. Ao volante de um DS3 R3T, terminou em 11º à frente de carros muito mais potentes e mostra valor mais do que suficiente para ser campeão do mundo no futuro.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Imprensa espanhola garante que Anísio Cabral tem 2 gigantes interessados

Imprensa espanhola garante que o Manchester United e o PSG estão interessados em Anísio Cabral, jovem do Benfica.

Friburgo está nas meias finais da Taça da Alemanha após eliminar Hertha Berlin nos penáltis

O Friburgo venceu o Hertha Berlin nas grandes penalidades e qualificou-se assim para as meias finais da Taça da Alemanha.

Como elimina Nápoles na Taça de Itália em dia de estreia oficial de Alisson Santos

O Como 1907 qualificou-se para as meias finais da Taça de Itália, ao eliminar o Nápoles nas grandes penalidades.

Sérgio Conceição reage à goleada do Al Ittihad: «Os golos surgiram naturalmente pelo trabalho fantástico que os jogadores fizeram»

Sérgio Conceição falou após a vitória do Al Ittihad frente ao Gharafa, na fase de liga da Champions League Asiática. O técnico elogiou os seus jogadores.

PUB

Mais Artigos Populares

SC Braga reina no feminino, SL Benfica voa na estafeta | Taça dos Campeões Europeus de Corta-Mato

A mítica Pista das Açoteias, em Albufeira, voltou a...

Barbeiro fica adiado: West Ham de Nuno Espírito Santo empata com Manchester United e red devils falham as cinco vitórias consecutivas

O West Ham de Nuno Espírito Santo trava a sequência de vitórias do Manchester United e empata 1-1 na Premier League.

Sporting B vence em Paços de Ferreira e cola-se ao Académico Viseu na classificação da Segunda Liga

O Sporting B bateu o Paços de Ferreira por 3-0, na jornada 21 da Segunda Liga. Os três golos da partida foram apontados durante a primeira-parte.