E-Prix do Mónaco: Em Monte Carlo, é até à última e em português

    A CORRIDA: ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA VENCE EM DANÇA A TRÊS 

    No regresso da Fórmula E às ruas do Mónaco, António Félix da Costa (DS Techeetah) foi o grande vencedor do E-Prix, mas não o fez sem luta. O piloto português perdeu a liderança por duas vezes ao longo da corrida, primeiro para Robin Frinjs que começou na grelha ao seu lado, e depois para Mitch Evans da Jaguar, a quem na última volta, o piloto da DS ultrapassou “na raça”.

    Para os mais desatentos, este ano, pela primeira vez, a Fórmula E correu por todo o traçado tradicional do Mónaco, e não apenas a metade utilizada em épocas anteriores. Isto pode funcionar como algo curioso, porque pela primeira vez, é possível comparar diretamente a velocidade de um carro de Fórmula E e um Fórmula 1 no histórico circuito do Mónaco.

    A utilização deste layout só favoreceu a corrida, sendo que estes monolugares, sendo bastante mais compactos que os seus primos híbridos, permitem maiores oportunidades de batalha roda a roda.

    Os primeiros sinais de uma batalha pela liderança acesa surgiram quando Robin Frinjs consegue superar Félix da Costa, e salta para a liderança na reta da meta. O holandês foi capaz de criar uma distância grande o suficiente, para que, após cair na utilização do Attack Mode, ser possível ultrapassar o DS do português facilmente.

    Durante esta fase, um dos homens a lutar por uma posição no pódio, Jean Éric Vergne, foi ao Attack Mode, no entanto não o ativou, por não realizar a linha necessária da forma correta, o que o obrigou a repetir o feito, e perder posições e a possibilidade de provar o champanhe.

    Quando parecia que Robin Frinjs seguia confortável na liderança, com mais de dois segundos de vantagem, António Félix da Costa começou a engolir a distância entre os dois, e à entrada do túnel, ativou o Fan Boost para ultrapassar o holandês e chegar novamente à liderança.

    Liderança essa que seria breve, pois Mitch Evans (Jaguar), seguia calmamente na terceira posição, até que em Attack Mode (os rivais já o tinham gasto), ultrapassa tanto Robin Frinjs, como António Félix da Costa na subida para Beau Rivage. Uma ultrapassagem arriscada do neozelandês, mas também uma defesa de Félix da Costa que deixou um pouco a desejar.

    O medo e trauma de Valência 2.0 voltou ao ver um safety-car em pista, para recolher o carro de René Rast (Audi), que foi demasiado ambicioso na primeira curva e chocou contra as barreiras, mas após o Mini entrar para as boxes, retomou a corrida, e António Félix da Costa não perdeu tempo em pressionar Mitch Evans com tudo o que tinha.

    O português tinha mais bateria do que Evans, e sabia que pressionando, iria obrigar a gastar mais energia do que aquela que ele queria. A batalha foi feroz, com Evans a tentar tornar o seu carro o mais largo possível, e durou até metade da última volta, onde numa ultrapassagem arriscada na saída do túnel, o português subiu à liderança. Evans, já quase sem bateria, não teve tempo de relaxar, e viu-se pressionado ao máximo por Robin Frijns, que subiu à segunda posição mesmo em cima da bandeira axadrezada.

    Curiosamente, com este desenvolvimento na última volta, o top 6 terminou exatamente como começou, com Félix da Costa em primeiro, Frijns em segundo, Evans em terceiro lugar, seguido de Vergne, que recuperou muito bem dos problemas com o Attack Mode, seguido de Max Gunther (BMW) e Oliver Rowland (Nissan).

    Os restantes pilotos do top 10 foram Sam Bird (Jaguar), com uma fenomenal recuperação de 16.º para sétimo, Nick Cassidy (Virgin), André Lotterer em nono, e ganhando 10 lugares durante a corrida, um pontapé na crise da parte do piloto da Porsche, e a fechar ficou Alex Lynn.

    Esta não foi uma corrida com o habitual caos do pelotão, no entanto, tudo correu bem do ponto de vista da organização e afins, o que tem sido um problema demasiado comum da Fórmula E nesta temporada. Apesar de não haver muito movimento no pelotão, a batalha pela liderança foi estupenda, e durou toda a corrida, com António Félix da Costa a apresentar uma performance fabulosa.

    Em termos de campeonato, o vencedor António Félix da Costa saltou para a quarta posição com 52 pontos, atrás de Mitch Evans em terceiro com 54, Nyck de Vries em segundo com 57 e Robin Frinjs, que lidera a tabela com 62 pontos.

                                                                                                  Foto de Capa: Formula E

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Luís Manuel Barros
    Luís Manuel Barros
    O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Manchester City pode protagonizar troca de médios com o Nottingham Forest de Nuno Espírito de Santo ou com o Bayer Leverkusen

    O Manchester City vai avançar por um novo médio no verão. James McAtee pode, em sentido contrário, deixar os cityzens.

    Aleksandr Golovin e recusa de cumprimento por Anatoliy Trubin: «Somos atletas e não inimigos»

    Aleksandr Golovin abordou a recusa de Anatoliy Trubin de o cumprimentar. Em causa conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

    Francesco Farioli está na lista do FC Porto em caso de saída de Martín Anselmi

    Francesco Farioli é um dos treinadores que o FC Porto acompanha. O técnico italiano está em destaque no Ajax.

    Fora do Ringue #24 – WWE Wrestlemania 2025

    Nesta edição do "Fora do Ringue" fazemos o rescaldo da WWE Wrestlemania e do que podemos esperar para o futuro. O que achaste do PPV?

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Conselho de Disciplina da FPF instaura processo disciplinar ao Benfica

    O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao Benfica. Em causa críticas à arbitragem.

    André Silva e o FC Porto: «Uma das melhores e mais felizes fases da minha carreira»

    André Silva está emprestado pelo Leipzig ao Werder Bremen até ao final da temporada. Português recordou o FC Porto.

    Bayern Munique e Borussia Dortmund perguntam por avançado avaliado em 25 milhões de euros

    O Bayern Munique, Borussia Dortmund e o Estugarda estão interessados numa possível contratação de Tolu Arokodare ao Genk.

    Benfica pode receber mais 5 milhões de euros do Liverpool até ao final da temporada por Darwin Núñez

    O Benfica ainda espera receber mais cinco milhões de euros por Darwin Núñez. Para tal, avançado tem de somar mais uma titularidade.

    Mason Mount no Manchester United de Ruben Amorim: «Sou o primeiro a dizer que preciso de tempo de jogo consistente»

    Mason Mount representa o Manchester United desde a temporada passada. Internacional inglês diz que precisa de mais consistência.

    Nuno Borges bate antigo top-10 e segue em frente na prova: «Hala Madrid»

    Nuno Borges venceu esta segunda-feira o espanhol Pablo Carreño Busta e avançou para a próxima fase do Masters 1000 de Madrid.

    Final da Taça de Portugal deverá ser mesmo jogada no Jamor

    A final da Taça de Portugal deverá manter-se no Estádio do Jamor. Falou-se na possibilidade de decorrer no Estádio do Algarve.

    Louis Saha critica estratégia de Ruben Amorim no Manchester United: «Se fizeres batota com o futebol, o futebol castiga-te»

    Louis Saha criticou o foco do Manchester United na Europa League. Ruben Amorim vai dar prioridade às competições europeias.

    Besiktas quer contratar avançado da Premier League e já deu passo em frente

    O Besiktas está interessado numa possível contratação de Niclas Fullkrug ao West Ham. Primeiro ano fora da Alemanha.

    Xabi Alonso exige 3 novas contratações caso assuma o cargo de treinador do Real Madrid

    Xabi Alonso é o nome principal para assumir o comando técnico do Real Madrid. Técnico espanhol exige três reforços.