cab desportos motorizados

O nome Marc Márquez diz-vos alguma coisa? Não? Então fiquem a saber que este espanhol de 20 anos se tornou no domingo o mais jovem campeão do mundo de MotoGP e o primeiro em 35 anos a conseguir ser campeão no ano de estreia. Só o americano Kenny Roberts, em 1978, ao volante de uma Yamaha, alcançou o mesmo feito que o catalão – isto em mais de 60 anos de competição.

Foi uma temporada de sonho para Márquez, que venceu 6 das 18 provas da temporada. O jovem de 20 anos terminou com quatro pontos de vantagem sobre o também espanhol Jorge Lozenzo, campeão de 2010 e 2012. O piloto da Honda tem portanto um futuro brilhante pela frente, tal como já era previsto, ou não fosse ele o vencedor do Moto2 do ano passado e o vencedor do Moto3 (na altura ainda era conhecido por mundial de 125cc) em 2010.

Marqéz após o titulo http://ca.oakley.com/sports/motogp/posts/4079
Marquéz após o titulo
Fonte: ca.oakley.com/sports/motogp

Esta temporada fica ainda marcada pelo facto de os três campeões do mundo serem espanhóis. No Moto2, o campeão foi Pol Espargaró – curiosamente mais velho que o campeão do mundo de MotoGP, já que tem 22 anos – e Maverick Viñales (18 anos) venceu o Moto3. A Espanha tem definitivamente o maior viveiro de motociclistas do mundo.

Por falar em Moto3, o nosso único representante ao mais alto nível na categoria principal de motocilismo terminou a temporada no sexto posto. Miguel Oliveira, que este ano se mudou para a Mahindra, já testou a nova moto da equipa indiana para a próxima temporada. Espero que seja finalmente um ano que corra bem ao Miguel pois é um grande piloto, como os seus resultados no campeonato espanhol e europeu de 125cc mostram.

Anúncio Publicitário
Miguel Oliveira no seu único pódio desta temporada. http://www.mid-day.com/sports/2013/oct/141013-teen-miguel-oliveira-rides-into-history.htm
Miguel Oliveira no seu único pódio desta temporada.
Fonte: mid-day.com/sports

Voltando ao título deste texto, esta vitória faz-me ficar a pensar em algo do género: “este gajo com 20 anos é campeão do mundo, eu com 20 ando aqui a brincar aos jornalistas”. São coisas como esta que me fazem pensar que tenho de começar a arranjar uma vida. Dia 23 de março começa mais uma temporada do MotoGP, com a ausência, novamente, do GP de Portugal.