A Honda e a Fórmula 1: O poder dos sonhos

Este início foi o melhor que se conseguiu durante quatro anos, sendo que a equipa recuou sempre, até 2003, onde conseguiram 26 pontos e novamente quinto lugar. O melhor estava para vir, num ano em que a Williams e a McLaren criaram carros problemáticos e a Ferrari dominou com o F2004, a BAR conseguiu um fantástico segundo lugar no campeonato de construtores, alavancado pelas excelentes performances de Jenson Button.

A montanha russa japonesa continuava a fazer das suas, quando em 2005 voltam a cair para sexto lugar no campeonato, e foi este ano que marcou o fim da BAR na Fórmula 1. A Honda sentia já estar pronta para o desafio de gerir o próprio carro pela primeira vez desde os anos 60.

A temporada acabou por ser inconsistente, com o RA106 a ser um carro bastante bom a qualificar, mas com certas dificuldades durante a corrida. A performance foi melhorando durante a temporada, e o certo é que a Honda voltava a vencer no Grande Prémio da Hungria, nas mãos do também estreante do mundo das vitórias, Jenson Button. O final de 2006 foi positivo, com bastantes pontos e quarto lugar no campeonato. Tudo parecia apontar para um excelente ano de 2007…

Vitória de Jenson Button no GP da Hungria 2006
Fonte: Honda Racing F1

Não vou estar com falinhas mansas, desde a pintura do “Earth Dreams” à performance o carro era horrível. Era tão mau, que o Super Aguri, que era basicamente o Honda de 2006, qualificou-se à frente deles na primeira corrida. Para 2008 a equipa trouxe Ross Brawn, uma clara declaração de intento, que com o investimento ao nível que a Honda estava a fazer, era certo que 2008 seria melhor…

Mas não, o carro continuava a ser mau, e por isso, muito cedo na temporada, foi tomada a decisão de apostar nas novas regras de 2009, e esquecer o desenvolvimento do carro atual. Contudo, em Dezembro de 2008, devido à recessão económica, a Honda tomou a decisão de abandonar a Fórmula 1, deixando cerca de 700 funcionários com bastantes dúvidas sobre o seu futuro. O “comprador” acabou por ser Ross Brawn, e o resultado, a Brawn GP, que com “coração” Mercedes, venceu o campeonato de 2009. Tão perto Honda…

Com as finanças já mais saudáveis, um novo projecto que trazia belas memórias estava no horizonte. Uma das marcas pioneiras na tecnologia híbrida de estrada, a apostar nos novos e complexos motores da Fórmula 1, os V6 Turbo-Híbridos, lado a lado com a sua velha parceira Mclaren. O hype era gigantesco, isto era a Honda, os génios da engenharia, eram eles que iam destruir a Mercedes, mas, infelizmente, apenas destruíram muitos dos próprios motores.

McLaren MP4-30 no seu habitat natural
Fonte: Honda Racing F1

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Alejandro Garnacho tem 5 pretendentes depois de ser criticado por Ruben Amorim e de ser colocado à venda pelo Manchester United

Alejandro Garnacho vai deixar o Manchester United neste mercado. Avançado argentino tem cinco pretendentes.

Antonio Conte trava chegada de reforço ao Nápoles

Antonio Conte não está interessado na contratação de Jonathan David. Nápoles tentava acordo com o avançado canadiano.

Flamengo quer fechar reforço por 11 milhões de euros a tempo do Mundial de Clubes 2025

O Flamengo tem acordo pessoal com Jorge Carrascal. Foco do clube brasileiro está agora no acordo com o Dínamo Moscovo.

Manchester United de Ruben Amorim sondou estrela de clube da Premier League

O Manchester United conversou com o West Ham sobre uma troca entre Sancho e Kudus, mas negócio caiu por terra.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto perde com Riga FC da Letónia na preparação para o Mundial de Clubes

O FC Porto perdeu por 2-0 frente ao Riga FC, num encontro de preparação para o Mundial de Clubes de 2025.

FC Porto apresenta proposta para contratar Roony Bardghji ao Copenhaga

O FC Porto está na corrida pela contratação de Roony Bardghji. Extremo representa o Copenhaga e tem vários interessados.

Angola de Pedro Soares Gonçalves vence Lesoto e assume liderança do Grupo B na Taça COSAFA

Angola somou a primeira vitória na Taça COSAFA. Palancas negras de Pedro Soares Gonçalves venceram o Lesoto.