A segurança tem de estar acima de tudo. Sempre! | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

Ainda faltam quatro corridas para terminar mais uma temporada de Fórmula 1 e o título de pilotos já está entregue. Apesar das circunstâncias duvidosas que levaram à atribuição de pontos completos em Suzuka, o título do neerlandês é absolutamente inquestionável. Contudo, não é esse o tema do texto de hoje. Deixamos de lado a questão desportiva para falar sobre um tema que deve estar acima de todos: a segurança.

Como certamente se recordam, o arranque do Grande Prémio do Japão ficou marcado por um acidente de Carlos Sainz logo na primeira volta. Difícil saber se foi puro aquaplaning ou se virou demasiado o volante enquanto puxava demasiado pelo acelerador, mas a verdade é que o acidente ocorreu, levando a direção a chamar inicialmente o safety car à pista. Pierre Gasly, que tinha levado um painel publicitário à frente, parou na box para meter pneus de chuva forte, acelerando depois para tentar apanhar o resto do pelotão, até que foi mostrada a bandeira vermelha.

O problema é que, quando os pilotos estavam nas garagens, pudemos ver o piloto francês visivelmente irritado com alguma coisa que desconhecíamos na altura. Depois soubemos que tinha sido enviado um trator para a pista enquanto os pilotos passavam por aquela zona, com o objetivo de recuperar o carro de Sainz. Assim, a irritação de Gasly (apoiada posteriormente pelos outros pilotos) justifica-se plenamente.

Não foi assim há tanto tempo, também em Suzuka, que um acidente que envolveu um carro de Fórmula 1 e um trator causou a morte de Jules Bianchi. O que agrava ainda mais esta situação é que, com condições de chuva, era praticamente impossível aos pilotos terem uma noção clara do que estava à sua frente. Gasly vinha mais rápido do que todos os outros pilotos que passaram (uma vez que vinha atrasado em relação ao resto do pelotão e estava a tentar recuperar a desvantagem que tinha), o que aumentava as possibilidades de perder o controlo do carro naquela zona, o que, felizmente, não aconteceu.

Mas antes de passar Gasly, passaram lá todos os outros pilotos que ainda estavam em prova, atrás do safety car. Sebastian Vettel e Zhou Guanyu, que tinham tido piões na primeira volta, também vinham atrasados, e nenhum deles viu o veículo a mais de cinco metros de distância. No caso do piloto chinês, que vinha atrás do Aston Martin e cuja visibilidade era ainda mais reduzida, passou assustadoramente perto do trator. Por isso, é bom que se aprenda com esta situação, e que não se volte a repetir. O trator entrou em pista demasiado cedo e tudo podia ter acabado bastante mal.

Eu até iria mais longe e preferia que, mesmo em condições de piso seco, houvesse bandeira vermelha sempre que tivesse de entrar um veículo de grandes dimensões em pista. Já vimos alguns pilotos a perderem o carro mesmo atrás de safety car, uma vez que, por paradoxal que pareça, estes carros são mais difíceis de controlar quando andam mais lentos e os pneus estão frios. Contudo, duvido que se chegue a um ponto tão extremo. Mas, pelo menos em condições de chuva, é bom que este episódio sirva de lição para o futuro. Quando não há visibilidade e houver um acidente, que se espere que não esteja ninguém em pista para depois se começar a extrair o carro que teve o acidente. Afinal de contas, ninguém vê Fórmula 1 com o desejo de ver algum piloto a falecer. E a segurança tem de estar sempre acima do espetáculo.

Foto de Capa: Formula 1

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho faz proposta de 20 milhões de euros por médio do Bayer Leverkusen

O Fenerbahçe de José Mourinho quer contratar Exequiel Palacios. O médio internacional argentino pertence aos quadros do Bayer Leverkusen.

Wolverhampton de Vítor Pereira garante contratação de lateral camaronês por 12 milhões de euros

O Wolverhampton já fechou a contratação de Jackson Tchatchoua. O lateral-direito camaronês vai deixar o Hellas Verona.

Vasco Matos lamenta empate do Santa Clara frente ao Larne: «Não apaga a exibição que fizemos e as situações que criámos»

Vasco Matos analisou o empate do Santa Clara frente ao Larne, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

Carlos Vicens elogia jogadores do Braga após triunfo com o Cluj: «Gostei do esforço e da predisposição dos jogadores para fazer bem as coisas»

Carlos Vicens analisou a vitória do Braga frente ao Cluj, na segunda-mão da terceira pré-eliminatória da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Allan Saint-Maximin deixa elogios para José Mourinho após uma época com troca de picardias: «Um dos melhores treinadores da minha carreira, é como um...

Allan Saint-Maximin foi oficializado como reforço do Club América, do México, e foi chamado a falar da relação com José Mourinho. O avançado deixou elogios.

Cenário caricato: Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal

O Braga vai jogar os dois jogos do playoff da Europa League em Portugal. Os minhotos defrontam os Lincoln Red Imps, que são de Gibraltar, mas jogam no Estádio do Algarve.

João Mário critica Besiktas apesar do apuramento na Conference League: «Temos de melhorar defensivamente»

João Mário deixou críticas para o Besiktas, apesar do apuramento da equipa turca para os playoffs de acesso à fase de liga da Conference League.