Ainda faltam quatro corridas para terminar mais uma temporada de Fórmula 1 e o título de pilotos já está entregue. Apesar das circunstâncias duvidosas que levaram à atribuição de pontos completos em Suzuka, o título do neerlandês é absolutamente inquestionável. Contudo, não é esse o tema do texto de hoje. Deixamos de lado a questão desportiva para falar sobre um tema que deve estar acima de todos: a segurança.
Como certamente se recordam, o arranque do Grande Prémio do Japão ficou marcado por um acidente de Carlos Sainz logo na primeira volta. Difícil saber se foi puro aquaplaning ou se virou demasiado o volante enquanto puxava demasiado pelo acelerador, mas a verdade é que o acidente ocorreu, levando a direção a chamar inicialmente o safety car à pista. Pierre Gasly, que tinha levado um painel publicitário à frente, parou na box para meter pneus de chuva forte, acelerando depois para tentar apanhar o resto do pelotão, até que foi mostrada a bandeira vermelha.
O problema é que, quando os pilotos estavam nas garagens, pudemos ver o piloto francês visivelmente irritado com alguma coisa que desconhecíamos na altura. Depois soubemos que tinha sido enviado um trator para a pista enquanto os pilotos passavam por aquela zona, com o objetivo de recuperar o carro de Sainz. Assim, a irritação de Gasly (apoiada posteriormente pelos outros pilotos) justifica-se plenamente.
Não foi assim há tanto tempo, também em Suzuka, que um acidente que envolveu um carro de Fórmula 1 e um trator causou a morte de Jules Bianchi. O que agrava ainda mais esta situação é que, com condições de chuva, era praticamente impossível aos pilotos terem uma noção clara do que estava à sua frente. Gasly vinha mais rápido do que todos os outros pilotos que passaram (uma vez que vinha atrasado em relação ao resto do pelotão e estava a tentar recuperar a desvantagem que tinha), o que aumentava as possibilidades de perder o controlo do carro naquela zona, o que, felizmente, não aconteceu.
Wtf. How’s this happened!? We lost a life in this situation years ago. We risk our lives, especially in conditions like this. We wanna race. But this… Unacceptable.
— Lando Norris (@LandoNorris) October 9, 2022
Mas antes de passar Gasly, passaram lá todos os outros pilotos que ainda estavam em prova, atrás do safety car. Sebastian Vettel e Zhou Guanyu, que tinham tido piões na primeira volta, também vinham atrasados, e nenhum deles viu o veículo a mais de cinco metros de distância. No caso do piloto chinês, que vinha atrás do Aston Martin e cuja visibilidade era ainda mais reduzida, passou assustadoramente perto do trator. Por isso, é bom que se aprenda com esta situação, e que não se volte a repetir. O trator entrou em pista demasiado cedo e tudo podia ter acabado bastante mal.
Eu até iria mais longe e preferia que, mesmo em condições de piso seco, houvesse bandeira vermelha sempre que tivesse de entrar um veículo de grandes dimensões em pista. Já vimos alguns pilotos a perderem o carro mesmo atrás de safety car, uma vez que, por paradoxal que pareça, estes carros são mais difíceis de controlar quando andam mais lentos e os pneus estão frios. Contudo, duvido que se chegue a um ponto tão extremo. Mas, pelo menos em condições de chuva, é bom que este episódio sirva de lição para o futuro. Quando não há visibilidade e houver um acidente, que se espere que não esteja ninguém em pista para depois se começar a extrair o carro que teve o acidente. Afinal de contas, ninguém vê Fórmula 1 com o desejo de ver algum piloto a falecer. E a segurança tem de estar sempre acima do espetáculo.
Foto de Capa: Formula 1