Adrian Newey deixa a Red Bull e assina pela Aston Martin | Fórmula 1

modalidades cabeçalho

Adrian Newey foi oficializado na Aston Martin depois de assinar um contrato de longa duração com a equipa sediada em Silverstone. O britânico deixou a Red Bull ao fim de 18 anos e começa o seu trajeto com a Aston Martin a partir de 1 de março de 2025 (ano de fim de contrato com a Red Bull).

Newey é considerado um dos melhores projetistas de sempre na Fórmula 1 e chegou com impacto à Aston Martin, tornando-se numa peça determinante enquanto diretor técnico do projeto de Lawrence Stroll. O proprietário da construtora britânica revelou que Adrian Newey faz parte da ambição de tornar a equipa numa das candidatas ao título no futuro e, é certo, que angariaram um fantástico trunfo para alcançar esse objetivo.

Chegou à Fórmula 1, em 1988, pela March. De seguida, passou para a Williams em 1991 e esteve na McLaren entre 1997 e 2005. Desde então, era um dos mais valiosos da Red Bull, tendo sido determinante no design dos monolugares. Conseguiu levar as equipas por onde passou à conquista de 12 campeonatos, como a Williams – 1992, 1993, 1994, 1996, 1997 –  e McLaren – 1998. Já na Red Bull, conquistou sete títulos mundiais, quatro com Vettel e três com Verstappen, e levou a construtora austríaca aos seus tempos vitoriosos, incluindo o “super carro” que está bastante presente na nossa memória e que venceu 21 das 22 corridas em 2023: RB19.

A sua chegada à Aston Martin enquadra-se num momento de preparação para anos de mudança, uma vez que, a partir de 2026, vão existir novas regulamentações técnicas e a equipa de Silverstone vai iniciar uma parceria com a Honda para o fornecimento de motores.

É sem dúvida umas das maiores transferências dos últimos tempos na Fórmula 1 e a Aston Martin foi bastante inteligente ao recrutar um dos melhores designers da modalidade. Atualmente, a equipa é a quinta classificada no Mundial de construtores, com 74 pontos, e quem sabe se nos próximos anos não voltaremos a ver Fernando Alonso a vencer corridas.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Treinador do Boca Juniors luta pela vida e imprensa argentina fala em horas críticas

Miguel Ángel Russo encontra-se a lutar contra um cancro da próstata, que o levou a afastar-se do posto de treinador do Boca Juniors.

Benfica: Sobreviver enquanto candidato ao título

O Benfica saiu do Estádio do Dragão com um Satisfaz. No fundo, José Mourinho fez o essencial: sobreviveu enquanto candidato ao título.

Real Madrid: avançado custou 6 milhões de euros e espreita estreia na equipa principal nas próximas semanas

Rachad Fettal chegou ao Real Madrid no último mercado de verão, custando seis milhões de euros, depois de se ter destacado no Almería.

Valores de mercado: quem é o jogador português com maior avaliação?

Vitinha e João Neves são os dois jogadores portugueses com o maior valor de mercado, avaliados em 80 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Frankfurt prepara-se para pedir 80 milhões por um dos jogadores que prometem agitar o mercado

O Frankfurt tem pouco interesse em perder Can Uzun no próximo mercado de verão e quer receber 80 milhões de euros pelo jovem.

Rui Costa preparado para ser arguido em caso relacionado com dinheiro russo e a transferência de um jogador do Benfica

Rui Costa prepara-se para ser considerado arguido num caso que envolve a transferência de dinheiro com origem na Rússia.

Portugal é bicampeão europeu de Futsal Sub-19 | Portugal 3-2 Espanha

O Portugal dos pequenitos tornou-se novamente o Portugal dos Gigantes. Numa final de arrepiar, a seleção das quinas conquistou o bicampeonato europeu de futsal