Antevisão GP Áustria: Red Bull dá asas a Verstappen para voar

A ANTEVISÃO: JUVENTUDE BATE EXPERIÊNCIA À PARTIDA PARA O “ROUND 2

Depois da mais recente vitória de Max Verstappen (Red Bull) no Grande Prémio da Estíria, também disputado no Red Bull Ring, e de a equipa da casa e a Mercedes terem trocado melhores tempos durante as sessões de treinos, a sessão de qualificação adivinhava-se competitiva, e talvez decisiva: a Pirelli optava, desta vez, por trazer pneus ligeiramente mais macios, o que poderia baralhar a performance das equipas comparativamente ao fim de semana anterior.

Num dia que ficou também marcado pelo anúncio da renovação do vínculo do heptacampeão Lewis Hamilton com a Mercedes até 2023, a qualificação começou com condições de pista ideais e os dois Haas a fazer as honras de abertura, com tempos entre um minuto e seis e um minuto e sete segundos. Claramente insuficientes considerando os tempos de 1:04.5 conseguidos por Hamilton e Verstappen na segunda e terceira sessões de treinos, respectivamente. Dos líderes, Verstappen foi o primeiro a sair para pista e imediatamente subiu para primeiro, com um tempo de 1:04.249 que não mais seria batido.

A primeira sessão de qualificação terminaria com Kimi Räikkönen (Alfa Romeo), Esteban Ocon (Alpine), Nicholas Latifi (Williams), Mick Schumacher e Nikita Mazepin (ambos Haas) nos últimos cinco lugares, e fora da discussão por um lugar nos dez primeiros. No Top 3, talvez algo surpreendentemente, Lando Norris (McLaren) e Fernando Alonso (Alpine), à frente dos dois Mercedes. Sergio Pérez conseguia apenas o oitavo lugar no segundo Red Bull e Daniel Ricciardo (McLaren) escapava “no limite” à eliminação, com o 15.º lugar.

Ligeiramente melhor desempenho de Pérez a abrir a segunda sessão de qualificação, com um tempo de 1:04.554, desta vez nos pneus médios. A estratégia preferencial, sobretudo com pneus mais macios para este Grande Prémio, seria definitivamente a de começar neste composto de pneu e não no macio, cujo desgaste impedirá, à partida, um stint de abertura razoavelmente longo e competitivo.

Mais uma vez, os gritos de celebração da “armada laranja” fizeram-se ouvir com o salto do holandês Verstappen para o topo da classificação com metade da sessão disputada. Também Sebastian Vettel (Aston Martin) tinha razões para celebrar: quarto lugar provisório na primeira ronda de voltas rápidas, no dia do seu 34.º aniversário.

A segunda e final ronda de voltas na Q2 começou com oito pilotos em pneus macios e sete em pneus médios (entre eles Verstappen, os dois Mercedes e os dois Ferrari). A aposta correu especialmente mal para a Ferrari, com os dois pilotos a acabar fora do Top 10, enquanto Alonso se via bloqueado por Vettel à entrada para a última curva e acabaria também ele fora da Q3, um incidente que seria investigado pelos delegados da FIA após a sessão.

Com o desapontante Ricciardo e Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) também fora, o grande vencedor desta sessão em particular acabou por ser George Russell. O “Senhor Sábado” fez o décimo melhor tempo a bordo do Williams pela primeira vez na carreira, e com pneus médios: uma vantagem competitiva importante para a corrida, em busca dos seus primeiros pontos pela equipa britânica.

Partida, então, para o duelo final da Q3 com todos os pilotos em pneus macios e “primeiro sangue” para Verstappen na sua luta particular com os dois Mercedes e, mais uma vez, a aparecer forte, Lando Norris (segundo lugar). Cinco décimos de segundo separavam neste momento o top 5, que era fechado por Pérez, com os dois AlphaTauri e os dois Aston Martin a intercalar os lugares de sexto a nono, e Russell a optar por não participar na primeira ronda de voltas.

Na decisão, dupla “festa laranja” consumada! Verstappen na “pole” sem melhorar o tempo inicial de 1:03.720, e Norris, no carro laranja da McLaren, a fazer um tempo 48 milésimos apenas mais lento que o holandês e a saltar para a linha da frente da grelha. Pérez melhorava também para se colocar directamente atrás do colega de equipa na partida para a corrida de amanhã, seguido pelos dois Mercedes de Hamilton e Valtteri Bottas e os dois AlphaTauri, de Pierre Gasly e Yuki Tsunoda.

George Russell continuava a “dar cartas” e a cimentar o seu lugar como um dos melhores pilotos da grelha em ritmo de qualificação, ao ganhar mais um lugar com a sua última volta e a relegar Lance Stroll para décimo lugar. Por definir ficava a posição de Vettel, oitavo, em pista mas aguardando decisão dos comissários (o que poderia catapultar Russell para a quarta linha da grelha).

Mais uma pole position, então, para Max Verstappen – a quarta nesta temporada e a terceira consecutiva, comprovando o grande momento de forma da Red Bull. No reverso da medalha, muito trabalho pela frente para os dois Mercedes, conhecidos pela dificuldade em seguir outros carros e colocados atrás de Pérez, que pode dificultar a perseguição a Verstappen e Norris. A corrida tem início marcado para as 15:00 locais de amanhã, 14:00 de Portugal continental.

Foto de Capa: Formula 1
Carlos Eduardo Lopes
Carlos Eduardo Lopeshttp://www.bolanarede.pt
Concluída a licenciatura em Comunicação Social, o Carlos mudou-se para Londres em 2013, onde reside e trabalha desde então. Com um pai ex-piloto de ralis e um irmão no campeonato nacional de karts, o rumo profissional do Carlos foi também ele desaguar nas "águas rápidas" da Formula One Management, onde trabalhou cinco anos. Hoje é designer numa empresa de videojogos, mas ainda não consegue perder uma corrida (seja em quatro ou duas rodas).

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges questionado sobre a situação de Jeremiah St. Juste: «Era algo que tínhamos identificado desde cedo»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Rui Borges e a quebra do negócio por Jota Silva: «Tentámos tudo dentro do que tínhamos perspetivado desde o final da última época»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli antevê FC Porto x Nacional: «O que fizemos até então é passado, estamos focados agora em seguir em frente»

Francesco Farioli realizou durante esta sexta-feira a antevisão ao encontro entre o FC Porto e o Nacional da Madeira, para a Primeira Liga.

Rui Borges: «Queremos dar uma boa resposta ao resultado menos positivo na última jornada»

Rui Borges realizou durante esta sexta-feira a antevisão da partida entre o Sporting e o Famalicão, relativa à quinta jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Noronha Lopes volta a falar de Bernardo Silva: «É um de nós»

João Noronha Lopes garantiu que se for eleito como presidente do Benfica vai trazer Bernardo Silva de volta ao emblema da Luz.

Luis Díaz esteve perto de assinar pelo Manchester City e transferência foi cancelada devido a jogador que foi vendido por 75 milhões de euros

Luis Díaz esteve perto de ser reforço do Manchester City, mas Julián Álvarez não aceitou assinar pelo Liverpool, rumando ao Atlético Madrid.

Francesco Farioli explica diferença entre o FC Porto e o Ajax: «É quase uma religião»

Francesco Farioli foi o treinador do Ajax na última temporada e rumou ao FC Porto no verão. O técnico explicou a diferença da cultura das duas equipas.