Antevisão GP Bélgica: Não há como travar Verstappen

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: NEERLANDÊS JÁ CONSEGUIU DUAS POLES E UMA VITÓRIA À CHUVA, PREVENDO-SE UM DOMÍNIO MAIOR AMANHÃ EM PISO SECO

Na Fórmula 1 em 2023, não parece haver como travar Max Verstappen. Depois de uma autoritária pole position ontem, hoje o neerlandês conseguiu outra pole (por uma margem bem mais curta) e uma vitória na corrida sprint, mesmo que, depois da sua paragem, tenha caído para o segundo lugar. Com todas estas sessões a serem disputadas em chuva, amanhã, com piso provavelmente seco, prevê-se um domínio ainda maior do campeão do mundo.

Mas, para além de Verstappen, há mais destaques que merecem ser feitos. Desde logo, Oscar Piastri. O australiano, a cumprir a sua primeira temporada na Fórmula 1, está a fazer uma temporada maravilhosa, sobretudo desde que a McLaren melhorou substancialmente o rendimento do carro. Piastri foi segundo classificado no sprint shootout desta manhã, a apenas 11 milésimos de Verstappen, terminando a corrida sprint na mesma posição, tendo chegado a liderar, depois de ter parado para meter pneus intermédios antes do neerlandês. No final, não conseguiu resistir ao ritmo de Verstappen, mas teve ritmo mais do que suficiente para os restantes. Destaque também para Pierre Gasly, que, numa pista especial para ele (pista onde, há uns anos, faleceu o seu grande amigo Anthoine Hubert), conseguiu um fantástico terceiro lugar para a Alpine.

A Ferrari terminou em quarto e quinto, com Carlos Sainz à frente de Charles Leclerc, com o outro McLaren de Lando Norris na sexta posição. Lewis Hamilton cruzou a linha de meta na quarta posição, mas uma penalização por um incidente com Sergio Pérez colocou-o em sétimo, à frente do colega de equipa George Russell, último a pontuar. Pérez, depois desse toque de Hamilton, perdeu muita aderência na traseira, sendo sucessivamente ultrapassado até a equipa o obrigar a abandonar. Fernando Alonso também abandonou antes disso, fazendo um pião que o levou a ficar preso na gravilha.

Destacar também a chuva, que atrasou o início das duas sessões de hoje (e também ligeiramente a qualificação de ontem). Dois anos depois de uma corrida que não chegou a acontecer neste mesmo circuito, os problemas da Fórmula 1 em correr à chuva parecem não ter desaparecido. Com pneus de chuva que retiram imensa água do asfalto, o problema passa a ser o da visibilidade, com toda essa água a provocar uma enorme cortina de spray que impede os pilotos de verem o que está à sua frente. Isso leva a situações como a de hoje, em que, depois de o safety car sair de pista, toda a gente se meta na box em duas voltas para colocar pneus intermédios.

Amanhã, a corrida terá algumas incógnitas, devendo ser a primeira vez que se corre em condições de piso seco durante todo o fim de semana. E a grelha de amanhã também terá algumas alterações em relação à de hoje. Serão Charles Leclerc e Sergio Pérez a partirem na primeira linha da grelha, com Verstappen a começar da sexta posição, devido a uma penalização por ter excedido o limite de caixas de velocidade esta temporada. Apesar disso, o neerlandês não deverá ter dificuldades em ganhar, mas tentar prever a ordem atrás dele é um exercício bastante complicado, sendo melhor esperar para ver.

EQUIPA A TER EM CONTA

Red Bull – Com Max Verstappen a partir em sexto (mas com grandes possibilidades de ganhar) e Sergio Pérez em segundo, a Red Bull terá uma excelente oportunidade de conseguir pontuação máxima amanhã. Resta saber se Sergio Pérez consegue ter uma corrida sem grandes problemas para aproveitar o potencial do seu carro, e, se assim for, ninguém deverá ter ritmo para o campeão de construtores amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oscar Piastri – Tal como já disse, é extremamente complicado prever a ordem competitiva para este fim de semana, uma vez que todas as sessões foram disputadas à chuva e foram bastante diferentes em si. Mas o rookie australiano tem vindo a impressionar toda a gente e vai sair do quinto lugar amanhã, havendo curiosidade para saber o que pode fazer dessa posição.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Já se conhecem os onzes iniciais do Sporting x AVS SAD para a Taça de Portugal

O Sporting recebe esta quinta-feira o AVS SAD nos quartos de final da Taça de Portugal. Fica com os onzes iniciais das equipas.

FC Porto vai recorrer do castigo aplicado a William Gomes

O FC Porto vai recorrer do castigo aplicado a William Gomes. O avançado brasileiro está suspenso por dois jogos, após ter sido expulso frente ao Casa Pia.

José Faria eleito o novo treinador do Farense

O Farense tem novo técnico principal. José Faria, que recentemente esteve no Estrela da Amadora, foi o eleito para orientar os algarvios.

Karim Benzema em modo arrasador na estreia pelo Al Hilal

O Al Hilal foi ao terreno do Al Okhdood vencer por seis bolas a zero, num encontro válido pela 21.ª jornada da Liga Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora multado em mais de 28 mil euros devido a João Nuno

João Nuno não possuiu o nível de habilitações necessário para orientar uma equipa da Primeira Liga e o Estrela da Amadora tem sido multado.

Os contornos da venda de Renato Nhaga do Casa Pia ao Galatasaray

O Casa Pia vendeu nos últimos dias Renato Nhaga, jovem promessa dos gansos. O atleta assinou com o Galatasaray.

Real Madrid: baixa confirmada para o playoff contra o Benfica

Rodrygo foi suspenso por dois jogos por parte da UEFA e não vai enfrentar o Benfica pelo Real Madrid, na Champions League.