Antevisão GP Espanha: Verstappen não gosta de surpresas

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: LECLERC ELIMINADO NA Q1, PÉREZ E RUSSELL FICAM PELA Q2, UM MCLAREN SAI DE TERCEIRO, MAS O CAMPEÃO EVITA PROBLEMAS

Max Verstappen partia como grande favorito para a qualificação do Grande Prémio de Espanha e não surpreendeu ninguém que tenha correspondido às expetativas. Tirando isso, a qualificação teve muitíssimas surpresas, o que deve dar uma boa corrida para amanhã, com vários carros fora de posição.

Começando pelo início da Q3, Verstappen mostrou logo ao que vinha, com uma volta em 1:12.2 minutos e com uma vantagem de mais de nove décimos para o segundo classificado. O neerlandês nem precisou de melhorar na segunda tentativa para terminar com uma vantagem de quatro décimos para Carlos Sainz, que subiu ao segundo posto na última tentativa, partindo da primeira linha para o GP caseiro. A McLaren, que andou rapidamente em todos os três segmentos da qualificação, viu Lando Norris a conseguir um excelente terceiro lugar, à frente do Alpine de Pierre Gasly, que dificilmente escapará a penalizações, uma vez que será investigado por bloquear dois pilotos.

Lewis Hamilton qualificou-se na quinta posição, à frente do Aston Martin de Lance Stroll, do Alpine de Esteban Ocon e do Haas de Nico Hulkenberg. Fernando Alonso, que danificou o fundo do carro na Q1, só fez uma tentativa na Q3 e só conseguiu chegar ao nono lugar, faltando saber se os danos se vão manter amanhã. Oscar Piastri completou os dez primeiros.

Para além das surpresas de termos pilotos como Norris e Hulkenberg tão bem classificados, tivemos outras na Q1 e na Q2. Charles Leclerc foi a grande desilusão da qualificação (mais ainda quando o seu colega de equipa parte da primeira linha da grelha), sendo penúltimo classificado, apenas à frente de Logan Sargeant. Numa qualificação em que a chuva esteve sempre a espreitar, mas em que os pneus de piso seco foram sempre utilizados, o monegasco queixou-se bastante do carro e os problemas confirmaram-se, adivinhando-se uma corrida bastante dura para o polesitter do ano passado.

Na Q2, foram Sergio Pérez e George Russell a ficar pelo caminho. O mexicano, a afastar-se cada vez mais de Max Verstappen no Mundial, cometeu um erro a pouco mais de um minuto do final do segundo segmento de qualificação e depois não conseguiu fazer o suficiente na última tentativa. Já Russell, que também teve muitas dificuldades com o carro (bem mais do que Hamilton), nunca se sentiu confortável e ainda teve um choque com o colega de equipa nos instantes finais da Q2.

Portanto, para Domingo, a pior notícia é que ninguém espera uma luta pela vitória. Max Verstappen vai partir da pole position, e, a não ser que lhe aconteça algo que o faça abandonar, deverá ganhar de forma muitíssimo folgada. A animação surge mais atrás e espera-se que seja grande. Com muitos pilotos com carros mais fortes a partirem de lugares mais desvantajosos, há outros que têm legítimas hipóteses de conseguir pontos valiosos para si próprios e para as respetivas equipas.

EQUIPA A TER EM CONTA

McLaren – No meio de tanta surpresa, a McLaren foi a equipa que mais me surpreendeu pela positiva ao longo da qualificação. No final da Q2, Lando Norris era segundo e Oscar Piastri era sexto. Chegada a Q3, o britânico conseguiu mesmo colocar o monolugar no top-3, com ambos os carros a poderem ter ritmo para responderem ao brilharete da Alpine no Mónaco.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Lewis Hamilton – Um quinto lugar em qualificação poderá saber a pouco a Hamilton (mesmo que eventuais penalizações a Gasly o possam fazer subir a quarto), mas o sete vezes campeão do mundo tem-se sentido mais confortável com este novo Mercedes do que George Russell. Perante Sainz e Norris, pelo menos, Hamilton deverá querer ambicionar um pódio amanhã, faltando saber até que ponto recuperam outros carros mais rápidos que vêm por trás.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Famalicão rejeita proposta do Real Oviedo por defesa e exige 5 milhões de euros

O Famalicão já definiu o preço de Justin de Haas. Real Oviedo viu proposta de três milhões de euros pelo central neerlandês recusada. Os espanhóis, que também estão em Portugal por Marko Grujic, vão abandonar o negócio.

Pepê recusa proposta de Itália e quer continuar no FC Porto

Como esperado, Pepê recusou a proposta do Bolonha. Extremo quer continuar no FC Porto, segurar a titularidade no Dragão e não quer ouvir falar numa saída..

Saída de Ricardo Esgaio está congelada e lateral pode mesmo continuar no Sporting

Ricardo Esgaio estava próximo do Corinthians, mas a transferência não se vai realizar. Lateral fica no Sporting e continuidade no plantel não está descartada.

FC Porto pondera avançar para a contratação de Hugo Camberos

Nem só dos golos de Paulinho se faz o campeonato mexicano. O FC Porto está de olho na contratação de Hugo Camberos. Jovem extremo de 18 anos é internacional jovem mexicano e joga no Chivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogador do Bayern Munique oferecido ao Manchester United de Ruben Amorim

Dayot Upamecano foi oferecido ao Manchester United. Red devils estão a deliberar contratar o defesa do Bayern Munique. O defesa termina contrato com o Bayern Munique em 2026.

Newcastle fecha novo reforço por quase 47 milhões de euros e trava onda de rejeições

O Newcastle fechou a contratação de Jacob Ramsey. De acordo com Fabrizio Romano, o negócio está concluído com os magpies a pagar cerca de 46,5 milhões de euros ao Aston Villa pelo médio. A vontade de Jacob Ramsey em rumar ao Newcastle foi determinante para fechar o negócio.

Não é só Viktor Gyokeres a forçar a saída: 2 jogadores vão falhar estreia na Premier League para tentar sair do clube

Viktor Gyokeres não é caso único em solo europeu. Alexander Isak (Newcastle) e Yoane Wissa (Brentford) procuram forçar saídas.