Antevisão GP EUA: Smooth operation no Texas

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: CARLOS SAINZ CONQUISTA A POLE, MAS NÃO TERÁ AJUDA IMEDIATA DE CHARLES LECLERC NA FRENTE

A qualificação do Grande Prémio dos Estados Unidos (EUA) prometia ser emocionante, apesar de o título de Fórmula 1 ter sido entregue na ronda anterior. Algumas penalizações prometiam também agitar a ordem, com Charles Leclerc e Sergio Pérez (falando dos pilotos da frente) a penalizarem por troca de componentes (dez lugares para o monegasco, cinco para o mexicano). No final, foi Carlos Sainz a alcançar a primeira pole da Ferrari no COTA (Texas).

No final das primeiras voltas, era Leclerc que ocupava a pole provisória, com 1:34.624 minutos, mas Sainz estava em segundo, a apenas um décimo e meio. Max Verstappen fez a sua primeira volta com um pneu usado, mas estava em quarto lugar (atrás de Lewis Hamilton), algo descontente com a sua primeira volta. Sainz já garantiria o primeiro lugar na grelha neste cenário, face à penalização de Leclerc, mas não deixou os créditos por mãos alheias nas segundas voltas.

O espanhol vestiu o seu fato de Smooth Operator e melhorou para 1:34.356 minutos, batendo Leclerc por 65 milésimos. Verstappen também melhorou bastante, ficando a 92 milésimos de Sainz, mas ficou ainda assim atrás dos dois carros da Ferrari. O cenário melhora para o campeão do mundo quando a penalização de Leclerc é aplicada, sendo expectável também que o Red Bull tenha melhor ritmo de corrida. O que quer dizer que se perspetiva uma corrida bastante interessante amanhã.

Sergio Pérez qualificou-se em quarto, à frente dos Mercedes, que ficam com a segunda linha da grelha só para eles, uma vez que o mexicano cai para nono. Isto faz com que Lance Stroll, uma das estrelas da qualificação (sétimo classificado), comece a corrida do quinto lugar. Lando Norris, que pode agradecer à sorte por ter passado à Q3, parte do sexto lugar, à frente de Valtteri Bottas, que também passou à Q3, e de Alex Albon, que foi 11.º, mas sobe a oitavo. Depois vem Pérez, à frente de Sebastian Vettel, com ambos os carros da Aston Martin a começarem no top-10.

Pierre Gasly sobe dois lugares em relação à posição em que se qualificou (de 13.º para 11.º), depois de se queixar de problemas de travões durante a qualificação, à frente de Leclerc, que tentará recuperar o máximo possível. Yuki Tsunoda, que foi vítima dos limites de pista, parte de 13.º, ao lado de Fernando Alonso, que passou à Q3, mas também tem uma penalização de cinco lugares. Kevin Magnussen completa o top-15, apesar de ter caído na Q1.

Seguem-se dois pilotos que desapontaram, numa das lutas (entre McLaren e Alpine) que ainda está bastante em aberto no campeonato. Daniel Ricciardo vai arrancar de 16.º, com Esteban Ocon em 17.º. Mick Schumacher estragou a passagem à Q2 com um pião na última volta, partindo à frente de Zhou Guanyu, que teve uma volta apagada na Q2, agravada pela penalização de cinco lugares que já levava. Nicholas Latifi fecha a grelha.

Foto de Capa: Scuderia Ferrari

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: José Mourinho mais perto de perder Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup está mais perto de sair do Benfica. O jogador deve ceder ao Parma, emblema que atua na Serie A.

Continuam as relações à troca de treinador no Real Madrid: «Zidane também era uma incógnita»

Guti Hernández, antigo jogador que passou pelo Real Madrid, falou sobre a mudança de treinador na equipa merengue.

Estoril Praia define preço de defesa: 5 milhões de euros

O Estoril Praia não tem muito interesse em perder Kévin Boma neste mercado e está a pedir cinco milhões de euros pelo jogador.

Jorge Jesus e a expulsão no jogo do Al Nassr: «Um exagero»

Jorge Jesus abordou a derrota do Al Nassr contra o Al Hilal, não estando de acordo com a expulsão de Al Aqidi.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro anuncia contratação de Tetê a troco de 6 milhões de euros

O extremo brasileiro Tetê deixou o Panathinaikos e assinou pelo Grémio até dezembro de 2029, num negócio avaliado em seis milhões de euros.

Celta de Vigo derrota o Sevilha com golo perto do final do encontro

O Celta de Vigo foi à Andaluzia vencer o Sevilha por uma bola a zero durante a noite desta segunda-feira, em jogo da 19.ª jornada da La Liga.

Liverpool avança na Taça de Inglaterra com vitória caseira diante do Barnsley FC

O Liverpool bateu o Barnsley FC por 4-1, esta segunda-feira, num jogo a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.