
A ANTEVISÃO: NEERLANDÊS CONQUISTA A POLE EM SILVERSTONE À FRENTE DOS MCLAREN, NUMA LUTA APERTADA ENTRE VÁRIOS CARROS
Depois de uma ronda desastrosa no Red Bull Ring, com um abandono logo na primeira volta após um acidente com Kimi Antonelli, Max Verstappen respondeu da melhor forma e conquistou a pole position em Silverstone. O piloto neerlandês fez a sua melhor volta em 1:24.892 minutos, batendo a dupla da McLaren, com Oscar Piastri a 0.103 segundos e Lando Norris a 0.118.
Acabou por ser uma luta bastante apertada entre seis carros, com os Ferrari e George Russell também a mostrarem-se em bom plano. No final, a diferença entre o primeiro e o sexto, que foi Charles Leclerc, foi de apenas 0.229 segundos. Russell vai sair da quarta posição, à frente do Ferrari de Lewis Hamilton, que esteve quase a ser eliminado na Q1.
A Ferrari não executou muito bem a primeira parte da qualificação, com Hamilton a não ter combustível para fazer uma última tentativa, o que o deixou à beira de ser eliminado. No final, ficaram de fora Liam Lawson, Gabriel Bortoleto, Lance Stroll, Nico Hulkenberg e Franco Colapinto, que provocou uma bandeira vermelha após um acidente.
A Q2 não trouxe enormes surpresas, se considerarmos que o mau momento de forma de Yuki Tsunoda não torne muito surpreendente a sua eliminação na segunda fase da qualificação. O japonês foi 12.º, atrás de Carlos Sainz e à frente de Isack Hadjar, Alex Albon e Esteban Ocon.
De resto, dar nota que Antonelli, que foi sétimo classificado, vai sair da décima posição, trazendo três lugares de penalização depois do acidente com Verstappen na Áustria. Já Ollie Bearman, oitavo classificado, à frente de Fernando Alonso e de Pierre Gasly, tem uma penalização de dez lugares devido a uma infração em bandeira vermelha no terceiro treino livre, partindo do 18.º posto.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – Está tudo muito apertado entre as equipas da frente, mas a McLaren, embora não tenha conseguido a pole, é mais uma vez a equipa que está coletivamente em melhor posição, podendo trabalhar em equipa para tentar derrotar Verstappen.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Max Verstappen (Red Bull) – O campeão do mundo nunca deixa de surpreender e este sábado voltou a fazê-lo, mas longe vão os tempos em que ele dominava as corridas confortavelmente. Agora, o cenário é outro e o neerlandês terá de trabalhar bastante para vencer na Grã-Bretanha.