📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão GP Japão: É sábado e não temos qualificação

- Advertisement -

Começou ontem mais um fim de semana de Fórmula 1. Desta vez, em região Ásia-Pacífico – no Japão – numa das pistas mais emblemáticas do calendário e onde os fãs parecem ser os melhores fãs do mundo.

Porém, o fim de semana introduziu-se um pouco mais curto do que o normal: à conta do Tufão Hagibis, que afetará todo o território asiático, a FIA foi forçada a cancelar a qualificação deste sábado, passando a mesma para domingo de manhã (10:00H hora local, 02:00H em Portugal Continental).

A qualificação adiada para domingo já não é uma novidade no Japão, já em 2004 e em 2010 aconteceu o mesmo, devido ao mau tempo. Diria que já é um clássico.

Desde 2014, ouvir falar de Suzuka dá-me aquele pequeno nervosismo, desde o acidente de Jules Bianchi, que levaria à sua morte 9 meses depois, o Japão não parece ser o mesmo. Por isso, diria que adiar a qualificação foi uma boa decisão da parte da FIA.

A partir daqui farei uma antevisão segundo os resultados dos treinos livres realizados ontem e daquilo que poderá ser a corrida, tendo em conta alguns marcos históricos desta pista.

Caso a qualificação não se realize mesmo (porque ainda há essa possibilidade), os resultados do FP2 serão os resultados em vista para a corrida.

Neste cenário, vemos uma Mercedes a afirmar-se forte. Depois da dobradinha na Rússia, as Flechas Prateadas querem, novamente, reforçar a liderança do campeonato. Tanto para a Mercedes como para o Lewis Hamilton, visto que, em princípio, o campeonato para ambos está (quase) garantido.

No entanto, na hipótese de o TL2 servir como qualificação, seria Valtteri Bottas quem ganharia a pole position. Algo que já não vemos há algum tempo – desde Silverstone. Poderá o finlandês repetir o mesmo feito amanhã na qualificação?

Com uma boa margem de tempos, a expectativa cresce no piloto finlandês da Mercedes, Valtteri Bottas, para ganhar a 11ª pole position.
Fonte: Formula 1

Depois dos erros cometidos na estratégia em Sochi, e com o domínio da Mercedes nos treinos livres, a scuderia italiana não parece estar a ter o seu melhor momento de forma. No entanto, quem sabe se a equipa não poderá ter uma recuperação eficiente para amanhã.

Já a equipa da Red Bull parece querer afirmar-se. Pelo menos Max Verstappen não vai deixar escapar a oportunidade de acrescentar mais uma pole position ao seu palmarés.

A nível de contexto histórico, nos anos anteriores vemos, em Suzuka, um domínio claro da Mercedes: desde 2014 que as Flechas Prateadas têm dominado em território japonês.

Se o contexto histórico interessa, então a História do circuito dos últimos anos assemelha-se bastante àquilo que aconteceu nos treinos livres de ontem.

No entanto, nada é certo, porque, com a qualificação a decorrer apenas amanhã, teremos um domingo em cheio e, em contrapartida, um sábado de “descanso”, no qual teremos que esperar para ver o que vai acontecer.

Na ausência de qualificação, aqui estão os resultados finais do FP2.
Fonte: Formula 1

Foto De Capa: Formula 1

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.