📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão GP Japão: É sábado e não temos qualificação

- Advertisement -

Começou ontem mais um fim de semana de Fórmula 1. Desta vez, em região Ásia-Pacífico – no Japão – numa das pistas mais emblemáticas do calendário e onde os fãs parecem ser os melhores fãs do mundo.

Porém, o fim de semana introduziu-se um pouco mais curto do que o normal: à conta do Tufão Hagibis, que afetará todo o território asiático, a FIA foi forçada a cancelar a qualificação deste sábado, passando a mesma para domingo de manhã (10:00H hora local, 02:00H em Portugal Continental).

A qualificação adiada para domingo já não é uma novidade no Japão, já em 2004 e em 2010 aconteceu o mesmo, devido ao mau tempo. Diria que já é um clássico.

Desde 2014, ouvir falar de Suzuka dá-me aquele pequeno nervosismo, desde o acidente de Jules Bianchi, que levaria à sua morte 9 meses depois, o Japão não parece ser o mesmo. Por isso, diria que adiar a qualificação foi uma boa decisão da parte da FIA.

A partir daqui farei uma antevisão segundo os resultados dos treinos livres realizados ontem e daquilo que poderá ser a corrida, tendo em conta alguns marcos históricos desta pista.

Caso a qualificação não se realize mesmo (porque ainda há essa possibilidade), os resultados do FP2 serão os resultados em vista para a corrida.

Neste cenário, vemos uma Mercedes a afirmar-se forte. Depois da dobradinha na Rússia, as Flechas Prateadas querem, novamente, reforçar a liderança do campeonato. Tanto para a Mercedes como para o Lewis Hamilton, visto que, em princípio, o campeonato para ambos está (quase) garantido.

No entanto, na hipótese de o TL2 servir como qualificação, seria Valtteri Bottas quem ganharia a pole position. Algo que já não vemos há algum tempo – desde Silverstone. Poderá o finlandês repetir o mesmo feito amanhã na qualificação?

Com uma boa margem de tempos, a expectativa cresce no piloto finlandês da Mercedes, Valtteri Bottas, para ganhar a 11ª pole position.
Fonte: Formula 1

Depois dos erros cometidos na estratégia em Sochi, e com o domínio da Mercedes nos treinos livres, a scuderia italiana não parece estar a ter o seu melhor momento de forma. No entanto, quem sabe se a equipa não poderá ter uma recuperação eficiente para amanhã.

Já a equipa da Red Bull parece querer afirmar-se. Pelo menos Max Verstappen não vai deixar escapar a oportunidade de acrescentar mais uma pole position ao seu palmarés.

A nível de contexto histórico, nos anos anteriores vemos, em Suzuka, um domínio claro da Mercedes: desde 2014 que as Flechas Prateadas têm dominado em território japonês.

Se o contexto histórico interessa, então a História do circuito dos últimos anos assemelha-se bastante àquilo que aconteceu nos treinos livres de ontem.

No entanto, nada é certo, porque, com a qualificação a decorrer apenas amanhã, teremos um domingo em cheio e, em contrapartida, um sábado de “descanso”, no qual teremos que esperar para ver o que vai acontecer.

Na ausência de qualificação, aqui estão os resultados finais do FP2.
Fonte: Formula 1

Foto De Capa: Formula 1

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Angelina Barreiro
Angelina Barreirohttp://www.bolanarede.pt
Natural de Monção, a Angelina é Licenciada em Relações Internacionais e, Mestre em Economia Social pela Universidade do Minho. Vê o desporto como um dos bons lados da vida, que forma uma boa parceria com a escrita e o jornalismo. O seu interesse pelo desporto surgiu cedo, tendo como principal área de interesse o Futebol, o Ténis e a Fórmula 1.

Subscreve!

Artigos Populares

Bino Maçães comenta goleada de Portugal e antevê próximo jogo no Mundial Sub-17: «Temos de nos preparar muito bem»

Portugal goleou o México por 5-0 e avançou para os quartos de final do Mundial Sub-17. Selecionador Bino Maçães reagiu.

Helena Pires passa a ser CEO da Federação Portuguesa de Futebol

Helena Pires torna-se na nova CEO da Federação Portuguesa de Futebol. Pedro Proença e a própria dirigente já reagiram.

Já só faltam 9: eis as 39 seleções já apuradas para o Mundial 2026

Terminou a fase de qualificação europeia para o Mundial 2026 e já há 39 seleções apuradas. Espanha foi uma das mais recentes.

João Cancelo terá interesse em regressar ao futebol europeu

João Cancelo, pretende sair do Al Hilal e voltar ao futebol europeu, mas o treinador Simone Inzaghi não quer perdê-lo.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda marca e assiste na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha

O defesa-lateral do Sporting, Iván Fresneda, brilhou esta terça-feira com um golo e uma assistência na vitória da Seleção Sub-21 de Espanha.

Espanha é uma das 5 novas seleções apuradas para o Mundial 2026: eis as decisões e todos os resultados

Espanha, Bélgica, Escócia, Suíça e Áustria confirmam ida ao Mundial 2026. Fica com todas as decisões e resultados.

Brasil e Tunísia empatam num jogo disputado em França

O Brasil empatou 1-1 com a Tunísia num jogo de cariz particular. Estêvão voltou a marcar pela Seleção Brasileira.