Antevisão GP Mónaco: Longa vida ao circuito do Mónaco

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: PÉREZ BATEU E PARTE DE ÚLTIMO, VERSTAPPEN SACA UM ÚLTIMO SETOR INCRÍVEL E PARTE À FRENTE DE ALONSO

Numa altura em que a continuidade do Grande Prémio do Mónaco é muito discutida, o autor deste texto deseja que o circuito se mantenha no calendário da Fórmula 1 por muitos anos. Aquela que é muitas vezes a melhor qualificação do ano não desiludiu, apesar de o homem que parte da pole position ser previsível. Mas Max Verstappen teve de se aplicar a fundo para a conseguir.

Mas antes de chegarmos à Q3, temos de falar da batida de Sergio Pérez na primeira fase da qualificação. O segundo classificado do campeonato de pilotos, e único que tem carro para dar luta a Verstappen ao longo de todo o ano, deverá ter comprometido todo o fim de semana com um erro em Sainte Devote. O mexicano vai mesmo partir do último lugar amanhã, e, tratando-se do Mónaco, terá vida muito difícil para chegar inclusivamente à zona de pontos, com Verstappen, que vai sair de primeiro, a ter via aberta para aumentar bastante a vantagem no topo do campeonato.

Saltando para a sessão de todas as decisões, Verstappen, que vinha dominando a Q1 e a Q2 até então, não começou a Q3 da melhor forma e deixou a porta aberta para surpresas, com Fernando Alonso e Charles Leclerc a aproveitarem para se perfilarem como candidatos a levar a pole. Foi o espanhol da Aston Martin a levar a melhor sobre o homem da casa, até que Verstappen, na sua última volta, quando parecia que o primeiro setor o ia condenar ao fracasso, sacou um último setor inacreditável e levou a pole, por uma margem de oito centésimos.

Leclerc partirá do terceiro lugar, a não ser que seja penalizado por impedir Lando Norris durante a terceira fase de qualificação. Esteban Ocon surpreendeu com o Alpine e deverá partir de quarto, qualificando-se à frente do Ferrari de Carlos Sainz e do Mercedes de Lewis Hamilton, ambos com dificuldades hoje, apesar de terem estado fortes ontem. Pierre Gasly, com o segundo Alpine, qualificou-se à frente do segundo Mercedes de George Russell, com Yuki Tsunoda em nono (também com uma boa qualificação) e Norris em décimo, com a McLaren a reparar a suspensão do carro em cerca de dez minutos, após uma batida do britânico na Q2.

Mais atrás, destaque para a eliminação de Lance Stroll na Q2 (já tinha ficado pela Q1 em Miami), com o canadiano a partir de 14.º, atrás de Oscar Piastri, Nyck de Vries e Alex Albon e à frente de Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu e Sergio Pérez.

EQUIPA A TER EM CONTA

Alpine – Antes da qualificação, várias equipas eram mencionadas para andar bem no Mónaco, sobretudo as quatro primeiras classificadas do campeonato de construtores. Mas o quarto e sétimo lugares de Esteban Ocon e Pierre Gasly vieram como uma surpresa, com a Alpine a fazer boa figura numa qualificação que conta bastante num circuito como o do Mónaco.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Fernando Alonso (Aston Martin) – O espanhol terá ficado desapontado ao ver que Max Verstappen lhe ‘roubou’ a pole position por uma margem tão curta na última tentativa, mas, partindo de segundo, é ele que está em melhor posição para arrecadar a 33.ª vitória se algo falhar na corrida do neerlandês.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Atenção, Sporting: Maxi Araújo tem interessado em Itália

A Atalanta está interessada em Maxi Araújo. Italianos olham para jogador do Sporting como alternativa a Diego Moreira.

Jorge Jesus afetado com ataque à Academia: «Nunca mais consegui ver um jogo do Sporting ao vivo»

Jorge Jesus é o novo treinador do Al Nassr e deu uma entrevista à RTP. Técnico português não esquece ataque à Academia do Sporting.

Jorge Jesus comenta sucesso e dificuldades no Benfica: «Os adeptos não me perdoaram por ter saído para o Sporting»

Jorge Jesus é o novo treinador do Al Nassr e deu uma entrevista à RTP. Técnico português recorda passagens pelo Benfica.

Jorge Jesus enaltece Cristiano Ronaldo: «Em Portugal não sabemos valorizar. É a maior referência humana no mundo»

Jorge Jesus é o novo treinador do Al Nassr e deu uma entrevista à RTP. Técnico português deixa elogios a Cristiano Ronaldo.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho revela: «A primeira Taça Eusébio está na minha casa»

O Fenerbahçe de José Mourinho goleou esta noite o Al Ittihad por 4-0 no Algarve. Técnico português fez revelação no final do jogo.

José Mourinho após golear o Al Ittihad: «Estamos a construir algo especial nesta época»

O Fenerbahçe de José Mourinho goleou esta noite o Al Ittihad por 4-0 no Algarve. Técnico português reagiu no final.

Flashback: Espanha elimina Alemanha no prolongamento e está definida a final do Euro 2025 Feminina

A Espanha está na final do Euro 2025 Feminina com a Inglaterra. Alemanha derrotada por 1-0 no prolongamento.