

A ANTEVISÃO: NORRIS FALHA NA ÚLTIMA VOLTA E AUSTRALIANO APROVEITA, VERSTAPPEN NÃO TEM ARMAS PARA OS MCLAREN
Aproxima-se o final do campeonato do mundo de Fórmula 1 e Lando Norris tem tudo para se sagrar campeão em 2025. Contudo, Oscar Piastri está de volta e recusa-se a entregar o título de mão beijada ao colega de equipa. O australiano estava em má forma, mas reencontrou-se no Qatar e conquistou a pole position para o Grande Prémio de domingo.
O piloto de Melbourne já tinha sido o mais forte no formato sprint do fim de semana, quer em qualificação, quer na corrida, e repetiu a dose na qualificação para a corrida principal. Piastri fez a sua melhor volta em 1:19.387 minutos, batendo Norris, que tinha a pole provisória, mas cometeu um erro no primeiro par de curvas da segunda tentativa da Q3 e abortou a última volta, partindo da segunda posição.
Max Verstappen ainda está matematicamente na luta pelo título, mas as coisas não estão fáceis para ele, precisando de bater Norris na corrida de domingo, mas tendo uma aparente desvantagem de ritmo para os pilotos da McLaren neste fim de semana. O campeão do mundo foi terceiro nesta qualificação, conseguindo bater o Mercedes de George Russell, que tinha segundo no formato sprint.
Kimi Antonelli acompanha o seu colega de equipa da Mercedes no quinto lugar, com Isack Hadjar a ser o melhor dos restantes pilotos, com o sexto lugar. Carlos Sainz foi sétimo classificado (ele e a Williams estão sob investigação por terem trazido o carro para a pista com uma peça de plástico agarrada na Q3), à frente de Fernando Alonso, Pierre Gasly e Charles Leclerc, que fecha o top-10.
Hulkenberg, Lawson, Bearman, Bortoleto e Albon foram eliminados na Q2, com a Q1 a assistir às saídas de Yuki Tsunoda (tinha estado forte no formato sprint), Esteban Ocon, Lewis Hamilton (dos fins de semana mais difíceis do ano para a Ferrari), Lance Stroll e Franco Colapinto.
Domingo pode então ser o dia decisivo para a atribuição do campeonato, com Lando Norris a saber que fecha já as contas se vencer a corrida. Contudo, como se viu na corrida sprint desta tarde, a qualificação e o arranque são cruciais, mais ainda sabendo que vai haver pelo menos duas paragens obrigatórias, tendo sido determinado que cada jogo de pneus não pode fazer mais do que 25 voltas este fim de semana.
EQUIPA A TER EM CONTA
McLaren – Os dois pilotos da equipa britânica estão ainda dentro da luta pelo título, com Piastri a querer adiar as decisões para Abu Dhabi. As papaya rules têm vindo a complicar algumas vezes este ano, mas os britânicos parecem mesmo ter o melhor carro e vão querer, na melhor das hipóteses, chegar à prova final só com os seus pilotos na luta.
PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER
Max Verstappen (Red Bull) – Do outro lado, temos o campeão do mundo, também ele com hipóteses de título e sabendo que vai ter de fazer algo especial para vencer no domingo. Mesmo que ele não o admita, a sua melhor hipótese deverá ser mesmo o arranque, sendo difícil perder a liderança a partir daí.

