📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão GP São Paulo: «Mr. Saturday» não se mostra só em qualificações

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: VERSTAPPEN TEVE INESPERADAS DIFICULDADES, RUSSELL VENCE SPRINT E MERCEDES TRANCA A PRIMEIRA LINHA DA GRELHA PARA DOMINGO

A penúltima ronda do campeonato do mundo de Fórmula 1 em 2022 decorre em São Paulo, no circuito de Interlagos, no Brasil. A qualificação de ontem tinha trazido uma pole position inesperadíssima para Kevin Magnussen, mas, com o sprint, ia ser sempre difícil ao dinamarquês aguentar a liderança na corrida sprint. Assim não aconteceu, mas também não foi o passeio que se podia esperar de Max Verstappen.

Em primeiro lugar, antes de os carros começarem a rodar, importa referir que a Red Bull optou por colocar Max Verstappen com pneus médios (apenas Nicholas Latifi, bem mais atrás na grelha, optou pela mesma estratégia). No arranque, Magnussen conseguiu manter a primeira posição, com George Russell a ameaçar a segunda posição de Verstappen, mas o neerlandês foi conseguindo manter a segunda posição até os seus pneus entrarem na temperatura certa.

Na terceira volta, a inevitável perda de lugares de Magnussen começou a acontecer, com Verstappen a passar primeiro e Russell a fazê-lo depois. Foram esses dois pilotos que lutaram na frente pela vitória, embora parecesse que o britânico não fosse ser grande ameaça. Até que Russell ficou subitamente bastante perto, montando sucessivos ataques a Verstappen até que conseguiu finalmente passar à terceira tentativa, na volta 15. Fica a dúvida se foi apenas a estratégia dos pneus médios que falhou, ou se houve outro motivo (Verstappen queixou-se de ter passado por cima de detritos, provavelmente derivados de um incidente entre ambos os Alpine).

Russell foi capaz de se distanciar rumo à vitória na corrida sprint de São Paulo, ao passo que Verstappen ainda foi alcançado e ultrapassado por Carlos Sainz (que ainda teve um toque que danificou a asa de Verstappen) e Lewis Hamilton, que tinham partido de quinto e oitavo, respetivamente. Com a penalização de cinco lugares aplicada a Sainz, Hamilton irá partir do segundo lugar, com a Mercedes com os dois carros na primeira linha da grelha.

Verstappen, Sergio Pérez, Charles Leclerc e Lando Norris beneficiam todos da penalização de Sainz, com Kevin Magnussen a terminar num oitavo lugar, que ainda é positivo para o piloto da Haas. Sebastian Vettel e Pierre Gasly fecharam o top-10, embora estes dois não tenham saído do sprint com pontos. Vettel ainda teve um momento de maior susto com o seu colega de equipa Lance Stroll, que foi demasiado agressivo a defender-se do alemão, forçando-o a ir à relva (o canadiano foi penalizado em dez segundos).

E por falar em colegas de equipa, a Alpine teve de longe o pior sprint em termos coletivos. Esteban Ocon e Fernando Alonso colidiram duas vezes na primeira volta, primeiro enquanto estavam lado a lado na curva 4, e depois na reta principal, com Alonso a bater na traseira do carro do colega de equipa e a ter de ir à box para trocar de asa, furioso com o francês. Alonso terminou em 15.º, Ocon fez ainda pior e foi 18.º.

Para amanhã, a dúvida é saber se Verstappen tem dois maus dias seguidos. Detritos ou não, a escolha dos pneus médios parece não ter funcionado e ambos os Mercedes vão estar na frente para dar luta. E a Ferrari, partindo de quinto e sétimo, também tem a ambição de não deixar a Mercedes recuperar mais pontos na luta pelo segundo lugar no campeonato de construtores. Muitos pontos de interesse para a corrida de amanhã, a penúltima da época.

 

EQUIPA A TER EM CONTA

Mercedes – Já tinha dado muito boa conta de si no México, embora a estratégia tenha deixado a desejar na corrida. Para amanhã, Russell parte de primeiro e Hamilton de segundo, lembrando que o ritmo de corrida da Mercedes é sempre melhor que o de qualificação. Para uma equipa que ainda não ganhou este ano, as perspetivas em São Paulo são animadoras.

 

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Sebastian Vettel (Aston Martin) – O alemão foi dos pilotos que mais posições ganhou no sprint de hoje em São Paulo (partindo de 13.º, terminou em nono). Vettel vai para a sua penúltima corrida de Fórmula 1 na carreira e a Aston Martin ainda procura assegurar o sexto lugar do campeonato de construtores, não faltando por isso motivação para o quatro vezes do campeão do mundo.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.