Bem-Vinda de volta, McLaren! | Fórmula 1

- Advertisement -

 DEPOIS DA TEMPESTADE, A BONANÇA CHEGA A WOKING

A partir de 2000, com a impetuosa dinastia de Michael Schumacher e da Scuderia Ferrari, a McLaren nunca baixou os braços e lutou lado a lado com os italianos. Contudo, era muito complicado arrecadar títulos nesse período, pelo que restava esperar pela oportunidade de surpreender, a certa altura.

Quase uma década separou os dois títulos da equipa inglesa. Desde Mika Hakkinen, em 1999, Schumacher venceu cinco campeonatos, Fernando Alonso, pela Renault, foi campeão por duas vezes e Kimi Raikkonen, pela Ferrari, fechou o ciclo do deserto com o título de 2007.

Nesse ano, Lewis Hamilton deixou escapar o título na última ronda, em Interlagos, no Brasil. Por isso, o entusiasmo preencheu as hostes da equipa, com a certeza de que poderiam voltar ao topo do pódio muito em breve, o que se sucedeu em 2008. Aos 23 anos, o piloto britânico venceu o título, que se decidiu na última volta do Grande Prémio do Brasil.

Fora das pistas, a McLaren também foi envolvida num escândalo de espionagem, nunca antes visto na modalidade.

Vários engenheiros foram considerados culpados, em 2009, por utilizarem notas privadas da Scuderia Ferrari, relativas ao ano de 2007. Com as provas a serem consideradas reais, a equipa foi desqualificada do Campeonato de Construtores desse ano, mas os pilotos foram poupados de sanções.

A partir daí, foi-se assistindo à queda de um gigante da Fórmula 1. Uma maré de problemas económicos e de gestão desportiva assolaram os britânicos, que passaram também por diversas mudanças na unidade motriz. Em poucos anos, trabalharam com motores Mercedes, Honda e Renault, sem conseguirem estabilidade no carro.

Quando Jenson Button subiu ao lugar mais alto do pódio, no Grande Prémio do Brasil, em 2012, ninguém esperava que não iriamos ver a construtura no pódio durante tanto tempo. Entretanto, muito mudou na equipa sediada em Woking e foi preciso dar um murro na mesa para se assistir a um novo capítulo da McLaren.

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal cumpre sem deslumbrar e fecha o grupo só com vitórias | Portugal 3-2 Polónia

Portugal encerrou a fase de grupos do Euro Futsal 2026 com pleno de vitórias, desta vez frente à Polónia, num jogo disputado no Hala Tivoli

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting acerta empréstimo de jovem para o Club Brugge

Chris Grombahi será emprestado ao Club Brugge até ao final da temporada, com uma opção de compra que se pode tornar obrigatória, consoante objetivos.

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.