📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Azerbaijão: Entretenimento finlandês

- Advertisement -

De volta à Europa com o Grande Prémio do Azerbaijão. Tivemos corridas monótonas, aborrecidas, tivemos corridas em que o coração ficou aos pulos. Um pouco de tudo.

No circuito citadino de Baku, começou com uma tampa de esgoto a voar e a estragar por completo o Williams de George Russel. Para quem diz que os carros da nova geração não são “bonitos nem interessantes”, faça este exercício. O Williams levantou uma tampa de cerca de 60kg com a força da sua aerodinâmica, impressionante. Primeira sessão de treinos livres cancelada, menos tempo em pista para os pilotos.

Sexta-feira vimos Ferrari, e se vimos. Charles Leclerc dominou a seu belo prazer, e para o nosso prazer também. O cavalinho rampante bloqueava as duas primeiras posições, com Sebastian Vettel a ser segundo.

Sábado, dia de qualificação. Pierre Gasly já se sabia que ia partir do pitlane porque falhou uma pesagem na sexta-feira. Três corridas muito aquém das expetativas, com esta penalização, não abonava muito a favor do francês. Mas, mesmo assim, rodou no Q1 e mostrou o que a Honda tinha preparado para Baku. Claro, que com a “ajuda” do cone de ar de Lance Stroll na longa reta da meta, Gasly fez o melhor tempo do Q1. No Q2, nem saiu da garagem, a pensar na corrida e na mecânica. E quando não poderia ser pior, os comissários repararam no fluxo de combustível do RB15 e este violava o limite de fluxo de combustível exigido que é de 100 kg por hora, ou seja, mais uma penalização. A Honda acabou por fazer uma mudança na eletrônica da unidade de potência para que na corrida nada acontece-se.

Se na Williams a tampa de esgoto fez com que se tivesse que reconstruir o carro de Russell, a equipa britânica teve ainda mais trabalho quando Robert Kubica espetou o carro no muro da curva do castelo. Fim-de-semana duro para a histórica equipa que está a ter uma péssima época.

https://twitter.com/F1/status/1122171066217107456

Mas o choque veio no Q2, quando Charles Leclerc fez o mesmo que Kubica, na mesma curva e no mesmo muro. “Um erro estúpido” – admitiu o próprio. Assim, um dos candidatos à pole position ficou logo arredado. Na Q3, Valtteri Bottas brilhou e conquistou a primeira posição para a corrida de domingo, Lewis Hamilton foi segundo e Sebastian Vettel terceiro.

Para quem achou que o fim-de-semana de Xangai tinha sido aborrecido, Baku mostrou ser uma surpresa e nem tínhamos chegado à corrida.

Domingo de festa e tudo parecia bem. Bom arranque de Hamilton, mas Bottas conseguiu defender-se e continuou em primeiro. Mais atrás, Sergio Pérez, que partia de quinto conseguiu levar a melhor sobre Max Verstappen. Os McLarens Boys também travaram uma interessante batalha entre si. Do pitlane saíram Gasly, Robert Kubica e Kimi Raikkonen. O finlandês teve uma penalização devido à sua asa dianteira.

Kimi Raikkonen partiu do pitlane e fez o que sabe melhor
Fonte: Alfa Romeo Racing

Mas quem brilhou no arranque foi o jovem monegasco Charles Leclerc. O piloto da Ferrari estava numa estratégia diferente dos seus adversários na frente. Leclerc calçou o Ferrari com pneus médios (aqueles com a banda amarela) e lá foi ele. Ultrapassou alguns na pista, outros nas boxes – os pilotos à sua frente tinham todos pneus macios (banda vermelha), esses não duravam tanto como os de Leclerc – e chegou à liderança. Daí só saiu na volta 31, depois dos seus oponentes, Bottas e Hamilton, calçarem o mesmo composto, e por terem pneus mais novos, claro que passaram Leclerc. Mais atrás, Sebastian Vettel nunca esteve confortável o suficiente para dar luta, simplesmente andou “a pastar” pela pista. Já Max Verstappen mostrou os pequenos melhoramentos do motor Honda, ao conseguir a melhor volta da corrida – volta esta que ficou para Charles Leclerc, pois no fim o piloto da Ferrari calçou pneus novos.

No fim, a Mercedes voltou a dominar com os seus dois carros nas primeiras posições. Conclusão do dia: a Mercedes vem que não tem concorrência, então cria ela mesma. Os seus pilotos estão separados por um ponto, vantagem para Bottas, devido à volta rápida em Melbourne.

Lembram-se do azarado Pierre Gasly? Ora, mais azarado foi quando teve que retirar o carro da corrida devido a uma falha no eixo de transmissão.

Nota final para Kimi Raikkonen. Partiu do pitlane e levou o Alfa Romeo até ao décimo lugar, levando um ponto para casa. O “Iceman” volta a atacar.

Foto de Capa: AMG F1 

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan oficializa contratação de Niclas Fullkrug por empréstimo e o avançado alemão já tem número na camisola

Niclas Fullkrug é a mais recente contratação do AC Milan. O avançado alemão de 32 anos foi emprestado pelo West Ham de Nuno Espírito Santo.

Estoril Praia deve cancelar empréstimo de Patrick de Paula

Patrick de Paula está em vias de voltar ao Brasil. O Estoril Praia não conta com o médio brasileiro, que pode voltar ao Botafogo.

Jogador do Metz ferido gravemente durante o incêndio no resort de ski na Suíça

Num evento trágico que causou 40 mortes e mais de 100 feridos, o jogador do Metz Tahirys dos Santos sofreu queimaduras graves.

Atenção, Benfica: há mais um clube italiano interessado em Andreas Schjelderup

Andreas Schjelderup continua a juntar interessados neste mercado de transferências. A Juventus está também de olho na contratação do avançado do Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Mudanças internas no Al Nassr levam ao congelamento dos poderes de José Semedo

Na passada quarta-feira, o Al Nassr decidiu fazer mudanças na ordem de autoridade e poder de decisão, congelando os poderes de José Semedo.

Diretor do Lecce confirma clubes interessados no português Tiago Gabriel: «Recusámos ofertas importantes»

Tiago Gabriel continua a ser apontado a várias equipas. O defesa português do Lecce tem mercado e o Lecce já rejeitou ofertas.

Onde ver o FC Porto x Santa Clara da 17.ª jornada da Primeira Liga?

O Santa Clara recebe o FC Porto na 17.ª jornada da Primeira Liga. O encontro será transmitido na Sport TV 1.