Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto revela pormenores do negócio por Jan Bednarek

Jan Bednarek é reforço confirmado pelo FC Porto. Os dragões divulgaram os pormenores da contratação.

As primeiras palavras de Jan Bednarek no FC Porto: «Sou um central agressivo»

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Defesa deixou as primeiras palavras de azul e branco.

Jan Bednarek oficializado como novo jogador do FC Porto até 2029

Jan Bednarek foi apresentado como reforço do FC Porto. Central polaco chega aos dragões proveniente do Southampton.

Imprensa saudita revela pormenor que pode dificultar regresso de João Félix à Europa

João Félix está perto de assinar com o Al Nassr. O avançado pode mesmo ficar na Arábia Saudita por quatro temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Wesley oficializado como novo lateral direito da AS Roma

Wesley já foi confirmado como reforço da AS Roma. O lateral direito brasileiro deixa o Flamengo para jogar na Europa pela primeira vez.

Sporting mantém intransigência por Jota Silva e não quer pagar 10 milhões de euros

O Sporting não tem interesse em colocar uma cláusula de opção obrigatória de 10 milhões de euros na negociação com Jota Silva.

Yarlen emprestado pelo Botafogo ao Tondela

Yarlen foi oficializado como novo jogador do Tondela. Extremo chega a Portugal por empréstimo com opção de compra do Botafogo.