📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fórmula 1 Testes de Barcelona: Os monolugares voltaram!

- Advertisement -

Game, set, match

E já se passaram os primeiros três dias de Fórmula 1 de 2020. Os adeptos já estavam com a comichão e depois de apresentações, e de ‘não apresentações’ – caso da Renault que levou as pessoas até Paris para dizer que não havia carro nenhum pronto – os monolugares mais rápidos do mundo voltaram a ouvir-se na Catalunha, mais propriamente no circuito de Barcelona.

Comecemos pela dianteira de 2019. Mercedes, Red Bull e Ferrari. A Mercedes, outra vez, dá o nome a este texto. E porquê? Porque, para além de não precisar de inventar a roda, porque já é a campeã do mundo desde a introdução da era turbo híbrida, construiu um monolugar fabuloso.

Em 2019, o que se viu no W10 foram, muitas vezes, problemas de arrefecimento. Acima, disse que a Mercedes não inventaria a roda, ou seja, que problemas de arrefecimento requerem entradas de ar maiores para produzir tal efeito. A Mercedes diminuiu-as. A equipa diz que reorganizou os sistemas internos e calibrou os fluidos, pretendendo fazer o carro trabalhar melhor. Mas, só o tempo dirá, e isto continuam a ser testes. Correndo o risco de me repetir muito, aqui Sócrates tem razão: “Só sei que nada sei…”

Mas, o melhor ainda estava para vir. De acordo com o diretor técnico da Mercedes, James Allison, este chama-se DAS (Dual Axis System), ou em bom português, Sistema de Direção de Duplo Eixo.

Pelo que percebi das imagens, o mecanismo muda a orientação das rodas dianteiras, que costumam apontar ligeiramente para o exterior. Na reta da meta, Hamilton puxou o volante na sua direção, e a rodas da frente posicionaram-se em paralelo ao carro, o que diminuiu a resistência ao ar. Menos resistência ao ar equivale a mais velocidade em reta. Mas, para além disso, também permite poupar os pneus.

Fonte: Mercedes AMG-F1

Muitos questionaram a legalidade do DAS. Allison afirmou que a FIA sabia dele e que está tudo correto. Agora, para tentar fazer-vos entender, vou fazer uma comparação um pouco duvidosa. A suspensão eletrónica é proibida na Fórmula 1. Este sistema é operado pelo piloto, ou seja, não há problema, pelo menos em 2020, porque em 2021, com as novas regulamentações, tal coisa não existirá.

Subscreve!

Artigos Populares

Guillermo Almada deixa  Real Valladolid e é o novo treinador do Real Oviedo

Guillermo Almada muda-se para o Real Oviedo num acordo de transferência imediata, assinando contrato até ao final da temporada.

Pedro Proença assume cargo de topo na FIFA e aponta à conquista do Mundial 2026: «Eu diria que está muito mais perto»

Pedro Proença tomou posse no Comité das Competições de Seleções e declarou que Portugal, está mais perto de ser Campeão do Mundo.

Boavista respira de alívio com acordo com credores a evitar fecho de portas do clube

A ameaça de extinção foi bloqueada. A direção do Boavista conseguiu aprovar o plano de recuperação, garantindo, para já, a continuidade das modalidades.

Bruno Fernandes apontado à despedida do Manchester United: há clube interessado

Bruno Fernandes poderá abandonar o Manchester United no final da temporada. O Bayern Munique está interessado no jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Deportivo de La Coruña não precisou de Yeremay Hernández para eliminar equipa da La Liga: jovem promessa foi a figura

O Deportivo de La Coruña conseguiu apurar-se para os oitavos de final da Taça do Rei, depois de bater o Mallorca por 1-0.

Aitana Bonmatí eleita melhor jogadora do mundo nos prémios FIFA The Best 2025

A FIFA anunciou, esta terça-feira, os vencedores dos prémios FIFA The Best 2025. Aitana Bonmatí foi escolhida para o prémio Melhor Jogadora.

Vitinha e Nuno Mendes escolhidos para o onze do ano nos prémios FIFA The Best 2025

Na gala dos prémios FIFA The Best 2025 desta terça-feira, Vitinha e Nuno Mendes foram incluídos no onze do ano.