GP Abu Dhabi: Título com sabor a papaia

- Advertisement -

A CORRIDA: NORRIS DOMINA E AJUDA A MCLAREN A CONQUISTAR O TÍTULO DE CONSTRUTORES, BATENDO A FERRARI

Chegou ao fim mais uma temporada de Fórmula 1, com o último Grande Prémio em Abu Dhabi. O título de construtores ainda estava em jogo e Lando Norris garantiu que seria a McLaren a conquistá-lo, dominando a corrida de início ao fim.

A McLaren tinha tudo na mão depois de Norris e Oscar Piastri se terem qualificado na primeira linha da grelha, com Charles Leclerc a começar em 19.º, mas as coisas podiam ter-se complicado para os britânicos quando Piastri caiu para último depois de um incidente com Max Verstappen na primeira volta e Leclerc aproveitou o caos para terminar a primeira volta no oitavo lugar.

Mas Norris esteve imperturbável e, sabendo que uma vitória sua era suficiente para garantir o título de construtores, o britânico fez tudo bem, controlando sempre a distância para Carlos Sainz, batendo o espanhol por 5.832 segundos. Sainz também fez o possível, procurando estar sempre o mais perto possível de Norris, sabendo que a McLaren tinha um carro mais rápido, mas não teve armas para incomodar mais o britânico.

Leclerc fez uma prova notável, aproveitando também todas as posições que conquistou na primeira volta, ultrapassando depois mais carros e parando na altura certa para chegar ao terceiro lugar. Com a Ferrari em segundo e terceiro, bastava acontecer alguma coisa ao carro de Norris para o título ir para os italianos, mas o britânico nunca vacilou e a McLaren conquistou o primeiro título de construtores desde 1998.

Atrás de Norris, Sainz e Leclerc, foi Lewis Hamilton, que também saía bastante atrás, a conseguir terminar no quarto lugar, na sua última corrida pela Mercedes. O britânico foi o único a experimentar uma estratégia alternativa, começando com pneus duros, e isso correu-lhe francamente bem, podendo ir ao ataque no seu último stint de médios e conseguindo ultrapassar o colega de equipa George Russell na última volta para terminar em quarto.

O campeão Verstappen terminou em sexto na corrida, tendo sido penalizado em dez segundos pelo incidente com Piastri na primeira volta, com Pierre Gasly em sétimo e Nico Hulkenberg em oitavo, fazendo com que seja a Alpine a terminar o campeonato de construtores no sexto lugar. Fernando Alonso foi nono classificado, com Piastri em décimo, ele que também foi penalizado em dez segundos depois de bater no Williams de Franco Colapinto, que abandonou a corrida, tal como Sergio Pérez, que fez um pião na primeira volta após um toque de Valtteri Bottas, e o próprio finlandês da Sauber, após provocar uma colisão com Kevin Magnussen. Liam Lawson também abandonou perto do final, com um problema no seu monolugar.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não foi por falta de esforço nesta prova que a Ferrari falhou o título de construtores e tem de se dar destaque à recuperação do monegasco. O destaque maior vai para o facto de ter ultrapassado cinco carros na chicane das curvas 6 e 7, numa volta em que ganhou 11 lugares. A partir daí, subiu até aos lugares de pódio, com a equipa a falhar apenas o título de construtores porque Norris não errou.

DESILUSÃO DO DIA

Valtteri Bottas (Sauber) – Esta é capaz de ter sido a última corrida do finlandês na Fórmula 1, terminando o ano com zero pontos. Depois de uma excelente qualificação, Bottas não teve uma corrida nada boa e a última imagem que fica é a da colisão com Kevin Magnussen, depois de um erro enorme do antigo piloto da Mercedes.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

Marco Silva vem a Lisboa nesta quarta-feira e quer definir o futuro em breve

Marco Silva vai estar em Lisboa nesta quarta-feira. O técnico português vai definir em breve o seu futuro, numa altura em que tem proposta de renovação do Fulham e interesse do Benfica.

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roland Garros: Jaime Faria conquista vitória épica e segue para a próxima fase

Jaime Faria venceu Denis Shapovalov e avançou para a segunda ronda de Roland Garros, onde vai enfrentar Jan-Lennard Struff.

Rogério Matias deixa o Vitória SC depois de quatro anos

Rogério Matias despediu-se do Vitória SC de «coração cheio» e destacou o orgulho por ter feito parte de um período histórico do clube.

Final da Conference League: A verdadeira Liga Europeia de clubes | Crystal Palace x Rayo Vallecano

Dia de final entre Rayo Vallecano e Crystal Palace na Conference League. Quando Liam Rosenior trocou o Estrasburgo pelo Chelsea, no princípio do ano civil, acabava de deixar os franceses no topo da fase de liga.