📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Abu Dhabi: Título com sabor a papaia

- Advertisement -

A CORRIDA: NORRIS DOMINA E AJUDA A MCLAREN A CONQUISTAR O TÍTULO DE CONSTRUTORES, BATENDO A FERRARI

Chegou ao fim mais uma temporada de Fórmula 1, com o último Grande Prémio em Abu Dhabi. O título de construtores ainda estava em jogo e Lando Norris garantiu que seria a McLaren a conquistá-lo, dominando a corrida de início ao fim.

A McLaren tinha tudo na mão depois de Norris e Oscar Piastri se terem qualificado na primeira linha da grelha, com Charles Leclerc a começar em 19.º, mas as coisas podiam ter-se complicado para os britânicos quando Piastri caiu para último depois de um incidente com Max Verstappen na primeira volta e Leclerc aproveitou o caos para terminar a primeira volta no oitavo lugar.

Mas Norris esteve imperturbável e, sabendo que uma vitória sua era suficiente para garantir o título de construtores, o britânico fez tudo bem, controlando sempre a distância para Carlos Sainz, batendo o espanhol por 5.832 segundos. Sainz também fez o possível, procurando estar sempre o mais perto possível de Norris, sabendo que a McLaren tinha um carro mais rápido, mas não teve armas para incomodar mais o britânico.

Leclerc fez uma prova notável, aproveitando também todas as posições que conquistou na primeira volta, ultrapassando depois mais carros e parando na altura certa para chegar ao terceiro lugar. Com a Ferrari em segundo e terceiro, bastava acontecer alguma coisa ao carro de Norris para o título ir para os italianos, mas o britânico nunca vacilou e a McLaren conquistou o primeiro título de construtores desde 1998.

Atrás de Norris, Sainz e Leclerc, foi Lewis Hamilton, que também saía bastante atrás, a conseguir terminar no quarto lugar, na sua última corrida pela Mercedes. O britânico foi o único a experimentar uma estratégia alternativa, começando com pneus duros, e isso correu-lhe francamente bem, podendo ir ao ataque no seu último stint de médios e conseguindo ultrapassar o colega de equipa George Russell na última volta para terminar em quarto.

O campeão Verstappen terminou em sexto na corrida, tendo sido penalizado em dez segundos pelo incidente com Piastri na primeira volta, com Pierre Gasly em sétimo e Nico Hulkenberg em oitavo, fazendo com que seja a Alpine a terminar o campeonato de construtores no sexto lugar. Fernando Alonso foi nono classificado, com Piastri em décimo, ele que também foi penalizado em dez segundos depois de bater no Williams de Franco Colapinto, que abandonou a corrida, tal como Sergio Pérez, que fez um pião na primeira volta após um toque de Valtteri Bottas, e o próprio finlandês da Sauber, após provocar uma colisão com Kevin Magnussen. Liam Lawson também abandonou perto do final, com um problema no seu monolugar.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não foi por falta de esforço nesta prova que a Ferrari falhou o título de construtores e tem de se dar destaque à recuperação do monegasco. O destaque maior vai para o facto de ter ultrapassado cinco carros na chicane das curvas 6 e 7, numa volta em que ganhou 11 lugares. A partir daí, subiu até aos lugares de pódio, com a equipa a falhar apenas o título de construtores porque Norris não errou.

DESILUSÃO DO DIA

Valtteri Bottas (Sauber) – Esta é capaz de ter sido a última corrida do finlandês na Fórmula 1, terminando o ano com zero pontos. Depois de uma excelente qualificação, Bottas não teve uma corrida nada boa e a última imagem que fica é a da colisão com Kevin Magnussen, depois de um erro enorme do antigo piloto da Mercedes.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Tevenet confirmado como novo treinador do Real Valladolid

O Real Valladolid tem novo treinador. Luis Tevenet foi o escolhido pelo clube do segundo escalão de Espanha para suceder a Guillermo Almada.

AS Roma quer fechar médio dinamarquês e pode pagar 20 milhões de euros

A AS Roma quer contratar Morten Frendrup. O médio internacional dinamarquês está ligado ao Genoa e pode sair por cerca de 20 milhões de euros.

Presidente do Fenerbahçe libertado sob fiança após suspeita de consumo e tráfico de drogas

O presidente do Fenerbahçe foi libertado nesta quinta-feira, após ter sido detido por suspeita de consumo e tráfico de drogas. Sadettin Saran foi o sucessor de Ali Koç na liderança do clube turco.

Tottenham tem 175 milhões de euros para gastar em janeiro e tem Samu Aghehowa sob mira

O Tottenham quer apostar forte no mercado de janeiro e tem vários alvos em perspetiva. Samu Aghehowa, do FC Porto, é um dos jogadores sob análise do clube londrino.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio do Alverca observado pelo Benfica e pelo Sporting

As boas exibições de Alex Amorim despertaram a atenção de várias equipas. O médio do Alverca está a ser seguido com atenção por Benfica e Sporting.

Sporting vai avançar para a contratação de Luís Guilherme: eis os contornos do possível negócio

O Sporting vai mesmo avançar para a contratação de Luís Guilherme. Os leões pretendem contar com o avançado brasileiro em definitivo.

Abel Ferreira integra lista dos melhores treinadores de 2025: Eis o top-10

Abel Ferreira foi eleito o nono melhor treinador do mundo em 2025. Confere a lista completa dos melhores técnicos do ano.