GP Abu Dhabi: Título com sabor a papaia

- Advertisement -

A CORRIDA: NORRIS DOMINA E AJUDA A MCLAREN A CONQUISTAR O TÍTULO DE CONSTRUTORES, BATENDO A FERRARI

Chegou ao fim mais uma temporada de Fórmula 1, com o último Grande Prémio em Abu Dhabi. O título de construtores ainda estava em jogo e Lando Norris garantiu que seria a McLaren a conquistá-lo, dominando a corrida de início ao fim.

A McLaren tinha tudo na mão depois de Norris e Oscar Piastri se terem qualificado na primeira linha da grelha, com Charles Leclerc a começar em 19.º, mas as coisas podiam ter-se complicado para os britânicos quando Piastri caiu para último depois de um incidente com Max Verstappen na primeira volta e Leclerc aproveitou o caos para terminar a primeira volta no oitavo lugar.

Mas Norris esteve imperturbável e, sabendo que uma vitória sua era suficiente para garantir o título de construtores, o britânico fez tudo bem, controlando sempre a distância para Carlos Sainz, batendo o espanhol por 5.832 segundos. Sainz também fez o possível, procurando estar sempre o mais perto possível de Norris, sabendo que a McLaren tinha um carro mais rápido, mas não teve armas para incomodar mais o britânico.

Leclerc fez uma prova notável, aproveitando também todas as posições que conquistou na primeira volta, ultrapassando depois mais carros e parando na altura certa para chegar ao terceiro lugar. Com a Ferrari em segundo e terceiro, bastava acontecer alguma coisa ao carro de Norris para o título ir para os italianos, mas o britânico nunca vacilou e a McLaren conquistou o primeiro título de construtores desde 1998.

Atrás de Norris, Sainz e Leclerc, foi Lewis Hamilton, que também saía bastante atrás, a conseguir terminar no quarto lugar, na sua última corrida pela Mercedes. O britânico foi o único a experimentar uma estratégia alternativa, começando com pneus duros, e isso correu-lhe francamente bem, podendo ir ao ataque no seu último stint de médios e conseguindo ultrapassar o colega de equipa George Russell na última volta para terminar em quarto.

O campeão Verstappen terminou em sexto na corrida, tendo sido penalizado em dez segundos pelo incidente com Piastri na primeira volta, com Pierre Gasly em sétimo e Nico Hulkenberg em oitavo, fazendo com que seja a Alpine a terminar o campeonato de construtores no sexto lugar. Fernando Alonso foi nono classificado, com Piastri em décimo, ele que também foi penalizado em dez segundos depois de bater no Williams de Franco Colapinto, que abandonou a corrida, tal como Sergio Pérez, que fez um pião na primeira volta após um toque de Valtteri Bottas, e o próprio finlandês da Sauber, após provocar uma colisão com Kevin Magnussen. Liam Lawson também abandonou perto do final, com um problema no seu monolugar.

PILOTO DO DIA

Charles Leclerc (Ferrari) – Não foi por falta de esforço nesta prova que a Ferrari falhou o título de construtores e tem de se dar destaque à recuperação do monegasco. O destaque maior vai para o facto de ter ultrapassado cinco carros na chicane das curvas 6 e 7, numa volta em que ganhou 11 lugares. A partir daí, subiu até aos lugares de pódio, com a equipa a falhar apenas o título de construtores porque Norris não errou.

DESILUSÃO DO DIA

Valtteri Bottas (Sauber) – Esta é capaz de ter sido a última corrida do finlandês na Fórmula 1, terminando o ano com zero pontos. Depois de uma excelente qualificação, Bottas não teve uma corrida nada boa e a última imagem que fica é a da colisão com Kevin Magnussen, depois de um erro enorme do antigo piloto da Mercedes.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os resultados do dia da Conference League que teve vários portugueses em ação

Mais jogos da primeira mão da primeira pré-eliminatória da Conference League. Vieirinha e Rafa Pinto estiveram em ação.

A publicação de Cristiano Ronaldo: «Portugal Sempre»

Cristiano Ronaldo fez esta quarta-feira publicação nas redes sociais. «Portugal Sempre», escreve o internacional português.

Tottenham para João Palhinha: «Farás sempre parte da nossa família»

O Tottenham despediu-se de João Palhinha. Médio português esteve emprestado pelo Bayern Munique aos Spurs em 2025/26.

De Londres para Alvalade: Jesse Derry renova pelo Chelsea antes de reforçar o Sporting

Jesse Derry renovou contrato com o Chelsea até 2032 e vai ser emprestado ao Sporting até ao fim da atual temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Concorrência de peso: Liverpool prepara proposta de 25 milhões de euros por alvo do Benfica

O Liverpool oferece 25 milhões para tentar contratar Sergio Arribas, um alvo que também está na lista de possíveis reforços do Benfica.

Red Bull prepara saída de Jurgen Klopp e pensa em ex-Benfica para o cargo

Red Bull pensa em Roger Schmidt para substituir Jurgen Klopp que está de saída para assinar pela seleção alemã.

Em canal aberto e grátis: onde ver o França x Marrocos que abre os quartos de final do Mundial 2026

França e Marrocos abrem os quartos de final do Mundial 2026. Jogo tem transmissão televisiva em solo português.