Antevisão GP Abu Dhabi: McLaren tem tudo na mão

modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: NORRIS COM A POLE POSITION, À FRENTE DE PIASTRI E SAINZ, MAS LECLERC SAI DA ÚLTIMA LINHA DA GRELHA

O principal aliciante para a última prova de Fórmula 1 do ano, em Abu Dhabi, é saber quem é que se sagra campeão de construtores: McLaren ou Ferrari. Na derradeira qualificação, foi a equipa britânica a dar um passo decisivo nesse sentido, assegurando que sai com os dois carros na primeira linha da grelha.

Lando Norris também deu um passo importante rumo ao vice-campeonato de pilotos, conquistando a pole position para o Grande Prémio de Abu Dhabi. O britânico fez a sua melhor volta em 1:22.595 minutos, batendo o colega de equipa Oscar Piastri por 0.209 milésimos de segundo. Tendo em conta a distância nos treinos livres, Carlos Sainz não fez um mau trabalho com o seu Ferrari, qualificando-se em terceiro, apenas a 0.020 segundos de Piastri.

Contudo, a qualificação de Charles Leclerc faz com que seja bastante complicado à Ferrari festejar o título de construtores. O monegasco teve a sua última tentativa da Q2 eliminada por limites de pista na curva 1 e isso fez com que se qualificasse apenas em 14.º. Se juntarmos a isso uma penalização de dez lugares por troca de bateria no seu carro, Leclerc vai sair da 19.ª e penúltima posição, apenas à frente de Franco Colapinto, que também tem uma penalização.

Nico Hulkenberg fez um brilharete com a Haas, que procura bater a Alpine e terminar o campeonato de construtores em sexto, com o alemão a qualificar-se em quarto, à frente de Max Verstappen. O campeão do mundo tinha a pole provisória apesar de um enorme save na última curva da primeira volta, mas não melhorou na última tentativa e caiu para a quinta posição. Pierre Gasly foi sexto e tentará conquistar no domingo os pontos que a Alpine precisa para terminar em sexto, com George Russell em sétimo, Fernando Alonso em oitavo, Valtteri Bottas em nono (ainda à procura dos primeiros pontos da época) e Sergio Pérez a fechar o top-10.

Pela Q2, ficaram Yuki Tsunoda, Liam Lawson, Lance Stroll, Charles Leclerc (com a tal volta apagada) e Kevin Magnussen. O dinamarquês da Haas derrubou um cone no final da Q1 e foi para a Q2 com um carro danificado. O derrube desse cone ajudou a proporcionar a maior surpresa da Q1, com Lewis Hamilton, a fazer a sua última qualificação pela Mercedes, a ficar com o cone preso debaixo do carro e a ser apenas 18.º em qualificação, atrás de Alex Albon (que tem a mesma penalização de Franco Colapinto) e de Zhou Guanyu. O britânico apenas conseguiu bater Colapinto e o estreante Jack Doohan, a substituir Esteban Ocon na Alpine.

EQUIPA A TER EM CONTA

McLaren – A Ferrari só será campeã de construtores no domingo se recuperar 22 pontos à McLaren. Com a equipa papaia a começar em primeiro e em segundo e com os Ferrari em terceiro e em 19.º, a McLaren só perde o título se algo de muito surpreendente acontecer.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Nico Hulkenberg – Com tantas coisas a ter em atenção nesta última corrida, a luta pelo sexto lugar no campeonato de construtores é uma delas. A Alpine tem vantagem neste momento, mas a Haas tem estado muito rápida neste fim de semana e Hulkenberg fez uma grande qualificação.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Fonte do FC Porto nega acordo com a Juventus para a transferência de Francisco Conceição

Francisco Conceição ainda não está fechado como jogador da Juventus. FC Porto não abdica dos 30 milhões de euros da cláusula de rescisão.

Atlético Madrid disposto a transferir ex-Gil Vicente por 20 milhões de euros e tem interesse português na Premier League

O Atlético Madrid está aberto a uma venda de Samuel Lino. Jogador tem dois interessados na Premier League.

Fabrizio Romano dá novidades quanto a Thiago Almada e destaca interferência de Diego Simeone para desviar o médio do Benfica

Diego Simeone está a ser um dos principais impulsionadores do interesse do Atlético Madrid em Thiago Almada. Médio mais longe do Benfica.

Nova reviravolta coloca transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal em risco de colapsar

A transferência de Viktor Gyokeres para o Arsenal teve um novo contratempo. Em causa os bónus do acordo com o Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting pode investir dinheiro de Viktor Gyokeres em antigo pupilo de Francesco Farioli no Ajax

O Sporting está atento à situação de Mika Godts no mercado. Extremo belga é destaque do Ajax e foi treinado por Francesco Farioli.

Cristiano Ronaldo já reagiu à oficialização de Jorge Jesus como novo treinador do Al Nassr

Cristiano Ronaldo já deixou uma mensagem pública para Jorge Jesus. Português vai orientar CR7 no Al Nassr.

Fabrizio Romano faz ponto de situação: «95% para o Viktor Gyokeres ir para o Arsenal»

Viktor Gyokeres está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Arsenal. Fabrizio Romano faz o ponto de situação.