GP Áustria: A Fórmula 1 voltou!!

Após um princípio de ano muito tremido, com o domínio da Mercedes bem estabelecido nesta época, principalmente após o Grande Prémio de França, a Fórmula 1 necessitava de uma injeção de adrenalina. Essa injeção apareceu na forma do Grande Prémio da Áustria, que foi, sem sombra de dúvida, a melhor corrida do ano.
Desta feita não houve dobradinha da Mercedes, mas um pódio de três equipas diferentes, lideradas por Max Verstappen, seguido de Leclerc e Bottas.

A primeira volta foi, mais uma vez, de loucos, com Verstappen a sair muito mal e cair para a 8.ª posição, enquanto que Lando Norris se colocou à frente de Hamilton e seguiu em terceiro por uns segundos, até que é ultrapassado por Hamilton e Kimi Raikkonen que salta para 4.º. Com o passar das voltas o mundo começou a descobrir o seu ritmo normal, com Vettel e Verstappen a tratarem facilmente do Mclaren e do Alfa Romeo.

Apesar da liderança saudável conseguida nas primeiras voltas,  a ideia geral era de que a estratégia da Mercedes era superior, tendo os pilotos começado com o pneu médio, mais duradouro, comparado com o macio de Leclerc, porém, as voltas passavam e o Ferrari não perdia velocidade para os Mercedes, acabando por ser Bottas o primeiro a ceder, seguido de Vettel, que numa estratégia inteligente que atrasaria o finlandês, entrou ao mesmo tempo nas boxes, contudo, não correu de feição ao alemão, tendo em conta que apanhou os mecânicos de surpresa e estes não tinham os pneus prontos, primeiro erro estratégico com Vettel da parte da Scuderia.

Leclerc respondeu de imediato à paragem de Bottas e colocou os pneus duros, dando a liderança da corrida a Hamilton e Verstappen.  O britânico, procurava prolongar a vida dos pneus, contudo, um problema na asa dianteira deixou-o com pouca downforce, o que fez os tempos de volta começarem a aumentar. O campeão mundial parou, mas ao mudar de asa acabou por perder mais tempo do que numa pit stop normal, e caiu para a 5.ª posição atrás de Vettel. Quando Verstappen parou, também conseguiu colocar-se à frente do britânico.

E foi aqui que começou o ataque do piloto da Red Bull. Primeiro, tratando de Vettel, como se o alemão não fosse nada, de seguida, a aproximação a Bottas, que não teve hipótese de o segurar, a partir daqui a mira estava em Leclerc.

Após a ultrapassagem de Verstappen, Vettel entra nas boxes para colocar pneus macios e provavelmente tentar a volta mais rápida. Erro dois da Ferrari na corrida. Da forma que Bottas estava, Vettel podia ter a possibilidade de lutar por um lugar no pódio, contudo, arriscou perder o 4.º lugar, por apenas mais um ponto, quando havia velocidade suficiente para chegar a Bottas.

E assim começaram as duas grandes batalhas da corrida, Leclerc contra Verstappen e Vettel contra Hamilton. A segunda batalha acabou por ser simples, Hamilton não tinha velocidade nenhuma, e o alemão tratou dele facilmente, já a primeira foi uma das melhores batalhas dos últimos anos na Formula 1.

Verstappen era claramente mais rápido, e os dois pilotos de 21 anos, atacaram e defenderam durante cerca de três voltas sem parar. Nas primeiras tentativas, Leclerc ainda conseguiu aguentar o holandês, mas a três voltas do fim, Verstappen lança-se ao interior de Leclerc, e domina a curva, culminando num pequeno toque que obriga o monegasco da Ferrari a sair da pista. À data da redação deste texto, o incidente ainda está sob investigação.
O momento que define a corrida
Fonte: Formula 1

Como raramente há tanta ação na frente da corrida, há um maior foco nestes textos no pelotão, mas também foi um dia muito mexido na parte de trás da tabela. Norris fez mais uma corrida fantástica, acabando na 6.ª posição, seguido de Gasly, que continua longe, mas muito longe do seu colega de equipa. Destaque para Carlos Sainz, que começou lá atrás após penalizações de motor, e conseguiu subir para a 8.ª posição, mais uma grande corrida do espanhol, e mais um grande fim-de-semana para a Mclaren, que é, sem sombra de dúvida, a equipa superior do pelotão.

A fechar os pontos ficaram os Alfa Romeo, Kimi Raikkonen em 9.º e Giovinazzi a conseguir os seus primeiros pontos da época em 10.º. Desilusão para a Renault e para a Haas. Os franceses vinham de uma excelente série de pontos, que acabou aqui, e os americanos, mostraram mais uma vez graves problemas na gestão dos pneus. Segundo Gunther Steiner, os pneus ficam como um hambúrguer mal feito, esturricados por fora, e gelados por dentro, muito estranho sem dúvida.

Mais um excelente resultado para a Mclaren
Fonte: Formula 1
Assistimos então à melhor corrida do ano, e à primeira vez que a Mercedes mostrou fragilidade este ano, pura e simplesmente não tiveram a velocidade em nenhum momento da corrida. Leclerc não fez nada errado na corrida, pura e simplesmente teve pela frente um Max Verstappen endiabrado pelo vislumbre da armada laranja que veio da Holanda para o apoiar.
Que seja um princípio de maior competitividade esta época…

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Luís Manuel Barros
Luís Manuel Barros
O Luís tem 21 anos e é de Marco de Canavezes, tem em si uma paixão por automobilismo desde muito novo quando via o Schumacher num carro vermelho a dominar todas as pistas por esse mundo fora. Esse amor pelas 4 rodas é partilhado com o gosto por Wrestling que voltou a acompanhar religiosamente desde 2016.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mauro Xavier e Martim Mayer adiam possível candidatura à presidência do Benfica: «Tenho estado a estudar o caso com seriedade»

Mauro Xavier e Martim Mayer, possíveis candidatos à presidência do Benfica, adiaram decisão de avançar para as eleições.

Península Ibérica focada no ‘caneco’ da Liga das Nações | Portugal x Espanha

276 dias após a jornada inaugural da quarta edição da Liga das Nações eis que esta caminha oficialmente para o seu final.

João Diogo Manteigas e a próxima época do Benfica: «Ameaçada pelo mandato insatisfatório de quatro anos»

João Diogo Manteigas é um dos candidatos à presidência do Benfica. Advogado deixou críticas ao mandado atual.

Victor Osimhen define futuro: Al Hilal paga 75 milhões e avançado vai viajar para a Arábia Saudita

Victor Osimhen está em vias de ser jogador do Al Hilal. O clube da Arábia Saudita vai pagar 75 milhões de euros pelo avançado nigeriano.

PUB

Mais Artigos Populares

Andebol: Sporting bate FC Porto e ganha Taça de Portugal pela quarta vez consecutiva

O Sporting venceu este sábado o FC Porto por 28-27 no Pavilhão Municipal de Santo Tirso. Leões conquistaram a Taça de Portugal.

Nicolás Otamendi mais perto de ficar no Benfica: presidente do Vélez confirma nega do defesa argentino

Nicolás Otamendi está mais próximo de renovar com o Benfica. O presidente do Vélez Sarsfield confirmou que o defesa argentino rejeitou a proposta.

Benfica apresenta proposta de 3 milhões de euros por médio internacional equatoriano

Pedro Vite foi apontado ao Benfica nas últimas. O médio internacional equatoriano representa os Vancouver Whitecaps.