📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

GP Azerbaijão: Masterclass papaia em Baku

- Advertisement -

A CORRIDA: PIASTRI VENCE NO AZERBAIJÃO COM UMA GESTÃO DE CORRIDA INCRÍVEL, NORRIS SAI DE 16.º E TERMINA À FRENTE DE VERSTAPPEN

Depois de várias corridas a desaproveitar vários pontos, a McLaren mostrou aquilo de que é realmente capaz quando gere bem a corrida do início ao fim. Nas ruas de Baku, no Azerbaijão, Oscar Piastri foi o grande vencedor, enquanto Lando Norris, depois de uma qualificação falhada ontem, conseguiu terminar à frente do líder do campeonato.

Começando pelo início, o primeiro stint não augurava nada de bom para Piastri, com Charles Leclerc a controlar a corrida com pneus médios. O monegasco até se deu ao luxo de parar duas voltas depois do australiano e ainda assim sair à frente, mas, com os pneus duros, as coisas viraram a favor da McLaren. Piastri conseguiu uma excelente ultrapassagem na curva 1 e passou para a liderança, aguentando a pressão de Leclerc praticamente até ao final da corrida desde aí. A corrida terminou de forma totalmente anticlimática (já lá vamos), mas o australiano mereceu completamente a vitória.

Charles Leclerc teve de se contentar com o segundo lugar, numa corrida no Azerbaijão que parecia ter controlada durante o primeiro stint. O monegasco não esperava ser ultrapassado da forma como foi e depois fez tudo o que podia para recuperar a posição, mas Piastri foi imperial e defendeu-se de tudo. Leclerc teve dificuldades com os pneus nos instantes finais e ainda foi pressionado por Sergio Pérez e Carlos Sainz, até ao momento do acidente entre ambos.

Pérez tentou ultrapassar Leclerc, que respondeu e manteve a posição, com Pérez a perder também para Sainz. Sainz tentou atacar Leclerc, mas alargou a trajetória na curva 2, com Pérez a tentar aproveitar. Contudo, Sainz mexeu-se ligeiramente para a esquerda quando Pérez se tentava colocar ao lado, acabando com ambos no muro. George Russell beneficiou disto tudo, terminando no pódio com Piastri e Leclerc, numa corrida que terminou com Safety Car Virtual.

Lando Norris terminou na quarta posição, apesar de uma qualificação completamente falhada ontem. Mas hoje a execução da corrida da McLaren foi perfeita, com Norris a começar com pneus duros e a prolongar bastante o primeiro stint, atrasando também o progresso de Max Verstappen quando este chegou à traseira do McLaren. O neerlandês estava preso atrás de Norris e de Alex Albon, que também começou com duros, e, assim que Albon parou, Norris teve ar limpo para fugir de Verstappen, que também foi ultrapassado por Russell. Verstappen terminou em quinto, mas vai ser investigado por ter ultrapassado dois carros durante o Safety Car Virtual.

Fernando Alonso também fez uma corrida bastante competente no Azerbaijão, sempre a controlar os Williams, que foram os seus principais adversários. O espanhol terminou em sexto, à frente de Alex Albon e de Franco Colapinto, também ele com um grande fim de semana e a conseguir os primeiros pontos pela equipa, algo que Logan Sargeant não tinha conseguido este ano. Lewis Hamilton não foi além do nono lugar, dando a sensação de que não pontuaria se não fosse o acidente entre Sainz e Pérez. Oliver Bearman fechou o top-10, voltando a pontuar na sua segunda corrida de Fórmula 1 este ano.

PILOTO DO DIA

Oscar Piastri – Depois de um primeiro stint relativamente anónimo em termos de ritmo, foi o stint com os pneus duros que valeu a Piastri uma grande vitória, com uma ultrapassagem corajosa na curva 1 e com uma grande capacidade de aguentar toda a pressão a que Leclerc o sujeitou.

DESILUSÃO DO DIA

Carlos Sainz – Acredito que as opiniões se possam dividir aqui, mas eu considero que Carlos Sainz é o culpado pelo incidente com Sérgio Pérez e foi a pior forma de terminar uma corrida em que o espanhol estava perfeitamente dentro da luta pelo pódio.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Otávio prolonga vínculo com o Estrela da Amadora até 2029

Otávio chegou à Reboleira na época passada e vê agora o seu contrato renovado. O defesa realizou sete jogos esta temporada.

Grémio anuncia saída de Mano Menezes e abre conversas com Luís Castro

O Grémio anuncia que Mano Menezes não continuará na próxima época e agradece o trabalho desenvolvido desde o seu regresso. O clube brasileiro vira agora a sua atenção para Luís Castro.

Deiver Machado reforça Nantes de Luís Castro até 2027

Deiver Machado chega do Lens a troco de 400 mil euros e procura afirmar-se para manter viva a ambição de estar no Mundial 2026. Luís Castro ganha uma solução imediata para a esquerda da defesa.

Hansi Flick descarta problemas com Lamine Yamal: «É bom que ele reaja quando sai»

Hansi Flick pronunciou-se sobre a substituição de Lamine Yamal. Treinador do Barcelona agradado com o desagrado mostrado pelo extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Ex-FC Porto Rodrigo Conceição vai voltar à Primeira Liga

Rodrigo Conceição prepara-se para ser jogador do Tondela. Lateral direito está assim de volta à Primeira Liga.

Ivan Baptista: «O Benfica tem de fazer dos melhores jogos e esperar que o Barcelona não esteja tão inspirado como costuma estar»

Ivan Baptista projeta o Barcelona x Benfica. Águias deslocam-se à Catalunha para a jornada 5 da Champions League Feminina.

Quando a coragem se sobrepõe ao impossível | Bayern Munique 3-1 Sporting

A primeira meia hora foi espelho precisamente disso, isto é, de um Sporting sem os principais criativos, empurrado para um bloco baixo