Antevisão GP Azerbaijão: Espetáculo de Fórmula 1 garantido em Baku

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A ANTEVISÃO: LECLERC SAI DA POLE POSITION, COM VERSTAPPEN EM SEXTO E NORRIS APENAS EM 17.º NESTE GP DA FÓRMULA 1

O campeonato do mundo de Fórmula 1 continua bastante incerto à medida que nos aproximamos do fim, quer ao nível do título de pilotos, quer ao nível dos construtores. Max Verstappen e a Red Bull continuam a liderar, mas a McLaren e a Ferrari ainda não dão a luta como perdida e hoje foi a equipa de Maranello a chegar-se à frente.

Charles Leclerc, vencedor do último Grande Prémio em Monza, ocupa o terceiro lugar do campeonato, ainda a 86 pontos do líder Max Verstappen, mas apenas a 24 do segundo classificado Lando Norris. Nas ruas de Baku, foi o monegasco que conquistou a pole position, com uma volta em 1:41.365 minutos, batendo o McLaren de Oscar Piastri por autoritários 0.321 segundos. O outro Ferrari de Carlos Sainz completa o top-3, a 0.440 do seu colega de equipa.

Sergio Pérez, a ter um ano bastante complicado na Red Bull, teve uma qualificação positiva, batendo o seu colega de equipa pela primeira vez em registo de qualificação este ano. O mexicano vai partir do quarto lugar, à frente do melhor Mercedes, que foi George Russell, em quinto. Max Verstappen não foi além do sexto lugar, a 0.658 segundos de Leclerc, com o outro Mercedes de Lewis Hamilton em sétimo. Fernando Alonso foi o único Aston Martin na Q3 e qualificou-se em oitavo, batendo os dois Williams.

Franco Colapinto foi um dos destaques mais positivos desta sessão, com o argentino, a cumprir apenas a sua segunda qualificação na Fórmula 1, a brilhar na passagem à Q3. Colapinto conseguiu também bater Alex Albon na fase decisiva, embora o tailandês se possa queixar e muito da sua equipa, que se esqueceu de retirar o sistema de refrigeração do carro quando este saiu da garagem. Seja como for, ambos os carros partem do top-10 amanhã (se Albon não for penalizado pelo facto de ter saído para a pista com o sistema de refrigeração).

Oliver Bearman, a substituir o castigado Kevin Magnussen nesta ronda, repetiu com o Haas o resultado em qualificação que tinha alcançado com o Ferrari na Arábia Saudita (11.º), batendo o colega de equipa Nico Hulkenberg, que foi apenas 14.º. Yuki Tsunoda e Pierre Gasly foram 12.º e 13.º, respetivamente, com Lance Stroll em 15.º.

A grande surpresa pela negativa surgiu na Q1, com a eliminação de Lando Norris, que vai sair de 17.º, atrás de Daniel Ricciardo. O britânico já confessou aos jornalistas que apanhou uma bandeira amarela na pior altura possível, numa volta que sente que seria facilmente suficiente para passar. Assim sendo, o homem que está mais próximo de Verstappen no campeonato tem bastante trabalho para fazer de modo a conseguir um bom resultado amanhã. A bandeira amarela foi causada por Esteban Ocon, que se qualificou em último, atrás dos Sauber de Valtteri Bottas, 18.º, e Zhou Guanyu, 19.º, que vai sair de último devido a troca de componentes no seu carro.

EQUIPA A TER EM CONTA

Ferrari – A Ferrari foi a equipa que conseguiu o melhor resultado coletivo desta qualificação, com Leclerc a confirmar as suas credenciais à volta desta pista. Já Sainz, que assume que não é um especialista nas ruas de Baku, também fez uma boa qualificação e pode ajudar o seu colega de equipa amanhã.

PILOTO QUE PODERÁ SURPREENDER

Oscar Piastri – A McLaren tem tido alguns problemas nos últimos Grandes Prémios de Fórmula 1 a decidir qual o piloto que deve privilegiar na luta pela vitória. Com Piastri a qualificar-se em segundo e Norris em 17.º, certamente que isso deixa de ser um problema para os elementos da McLaren, com o australiano a poder lutar livremente pela vitória.

Bernardo Figueiredo
Bernardo Figueiredohttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é licenciado em Comunicação Social (jornalismo) na Universidade Católica de Lisboa e está a terminar uma pós-graduação em Comunicação no Futebol Profissional, no Porto. Acompanha futebol atentamente desde 2010, Fórmula 1 desde 2018 e também gosta de seguir ténis de vez em quando. Pretende seguir jornalismo desportivo e considera o Bola na Rede um bom projeto para aliar a escrita ao acompanhamento dos desportos que mais gosta.

Subscreve!

Artigos Populares

Clube da Serie A de olho na contratação de Ousmane Diomande

Ousmane Diomande está na lista do AC Milan. O defesa-central do Sporting tem sido observado pela equipa da Serie A.

Morreu Oscar Schmidt, uma das maiores figuras do Basquetebol do Brasil

O ex-basquetebolista brasileiro, Oscar Schmidt, conhecido como «Mão Santa», morreu aos 68 anos, deixando um legado histórico no basquetebol.

Fabrizio Romano não descarta José Mourinho no Real Madrid: «Se existe a possibilidade de regressar? Sim»

Fabrizio Romano garantiu que José Mourinho poderá voltar ao Real Madrid no futuro. O técnico português já garantiu que quer ficar no Benfica em 2026/27.

Rio Ave empata a dois golos frente ao AVS SAD na abertura da jornada 30 da Primeira Liga

O Rio Ave recebeu e empatou a dois golos frente ao AVS SAD, no jogo que marcou a abertura da jornada 30 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting goleia Famalicão por 10-1 e pressiona Benfica na liderança da Primeira Liga de Futsal

O Sporting goleou o Famalicão por 10-1, na 21.ª jornada da Primeira Liga de Futsal, e chegou aos 55 pontos na tabela classificativa.

Coventry City de Frank Lampard garante promoção à Premier League após 25 anos

O Coventry de Frank Lampard é a primeira equipa a garantir a subida à Premier League. A formação do técnico inglês precisava de um ponto nesta jornada e empatou frente ao Blackburn Rovers.

Lens recupera desvantagem de dois golos e vence Toulouse na 30.ª jornada da Ligue 1

O Lens derrotou o Toulouse por 3-2 na 30.ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa chegou a estar a perder por dois golos, mas consumou a reviravolta no marcador.