GP da Austrália: it’s back!

- Advertisement -

cab desportos motorizadosA Fórmula 1 está de volta! A Austrália foi o palco do regresso da modalidade e do início da temporada, que conta já com a sua quota-parte de agitação.

E se a pausa de inverno foi pautada pela controvérsia à volta do novo modelo de qualificação, o primeiro Grande Prémio do ano seguiu a tendência. As novas qualificações assentam numa base de eliminação directa – com todos os veículos em pista –, em que os pilotos mais lentos vão sendo eliminados a cada minuto e meio. Na Q3, já com apenas dois carros a lutar pela pole-position, a ideia era criar um autêntico duelo pelo primeiro lugar no grid. Na Austrália, tudo correu mal – antes ainda da corrida, as altas instâncias da F1 reuniram e decidiram que já no próximo GP, no Bahrain, a antiga qualificação estará de volta.

As primeiras duas rondas ainda tiveram o seu “quê” de emoção, principalmente no final da Q1. A novidade e a surpreendente falta de tempo agitaram as equipas e causaram uma confusão positiva. Mas na Q3, os pilotos optaram por realizar apenas uma tentativa, numa estratégia de poupança dos pneus, deixando a pista vazia nos últimos minutos. A bandeira axadrezada acabou por ser levantada apenas pelo simbolismo.

Em pormenores mais pragmáticos, Lewis Hamilton conquistou a 50.ª pole da carreira. Rosberg confirmou a dobradinha da Mercedes, e Vettel, que abdicou da última tentativa, saiu do terceiro lugar da grelha.

O estado do McLaren de Alonso Fonte: F1
O estado do McLaren de Alonso
Fonte: F1

O GP da Austrália iria provar se a hegemonia da Mercedes está viva e pronta para continuar, ou se a Ferrari decidiu que tem uma palavra a dizer. E, pelo menos no arranque, todos acreditaram que a última seria a verdadeira. Sebastian Vettel realizou uma arrancada digna de ver e rever e colocou-se de imediato à frente dos dois Mercedes. Bem pertinho, Kimi Raikkonen aproveitou o embalo do colega de equipa e roubou a segunda posição – à nona volta, os dois Ferrari tinham a corrida controlada a seu favor.

Mas na volta 17, a corrida deu uma volta de 180°. Um aparatoso acidente entre Fernando Alonso (McLaren) e Esteban Gutierrez (Haas) causou a amostragem da bandeira vermelha e a consequente interrupção da corrida. Quando Alonso tentava passar Gutierrez, o mexicano da Haas guinou o carro para a esquerda, causando o embate entre os dois veículos. O McLaren capotou a grande velocidade e ficou praticamente destruído. Ainda assim, e felizmente, Fernando Alonso saiu do monolugar pelo próprio pé.

Mariana Fernandes
Mariana Fernandes
O Desporto é o eixo sobre o qual gira o mundo da Mariana. Seja sobre futebol ou desportos motorizados, não dispensa um bom debate. Aos pontapés na bola ou sobre rodas, está sempre em cima das últimas notícias.                                                                                                                                                 A Mariana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gil Vicente fecha contratação de guarda-redes do Brasileirão para colmatar saída de Andrew

O Gil Vicente já encontrou um sucessor para Andrew na baliza. O guardião do RB Bragantino, Lucão, está perto de assinar em definitivo com os gilistas.

Ex-Sporting oferecido ao West Ham United de Nuno Espírito Santo

O West Ham United pode vir a ser o novo clube de Eric Dier. O defesa central foi oferecido ao emblema de Londres.

Pedro Soares Gonçalves conquista o seu primeiro troféu no Young Africans

Pedro Soares Gonçalves guiou o Young Africans à conquista do seu primeiro troféu, ao vencer a Mapinduzi Cup, numa final frente ao seu rival Azam.

Open da Austrália: Jaime Faria avança para a final da qualificação e Henrique Rocha é eliminado

Jaime Faria está na final da fase de qualificação para o quadro principal do Open da Austrália. Já Henrique Rocha acabou por ser eliminado na segunda ronda.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica com noite complicada antes de enfrentar o FC Porto

O Benfica passou a última noite numa unidade hoteleira de Vila Nova de Gaia. Os jogadores foram incomodados de fogo de artifício.

Leicester City empresta Wout Faes ao AS Mónaco até ao final da temporada

Wout Faes é reforço confirmado para o AS Mónaco. O defesa-central belga de 27 anos foi cedido pelo Leicester City até ao final da época.

Manchester United fecha a porta de saída a 3 jogadores: um deles já passou pela Primeira Liga

O Manchester United não espera realizar saídas neste mercado de transferências. Manuel Ugarte vai manter-se no plantel.