GP Grã-Bretanha: McLaren num belo regresso ao passado

modalidades cabeçalho

A CORRIDA: VERSTAPPEN DOMINA, MAS CONCORRÊNCIA ESTEVE MAIS PERTO DO QUE NUNCA

A Fórmula 1 regressa a um circuito histórico, a casa de Lewis Hamilton, Lando Norris e George Russell, e de quase todas as equipas presentes no campeonato, à exceção da Ferrari e Alfa Romeo. Um circuito onde todas as previsões apontavam para, mais um, claro domínio da Red Bull, a realidade mostrou-se ligeiramente diferente com a aproximação da McLaren que confirmou o ganho de performance, proporcionado pelas suas atualizações.

Os treinos livres de sexta e a qualificação de sábado, mostraram que a McLaren continua num ótimo caminho com as atualizações introduzidas, algo que lhes permitiu colocar ambos os carros no top 3. Por outro lado, a Ferrari continua muito melhor em qualificação do que em corrida, enquanto a Mercedes caminha no sentido inverso, com uma performance muito pobre em qualificação que é contrariada com um ritmo forte em corrida. Já a Aston Martin parece ter sido ultrapassada em termos de desenvolvimento pelas equipas mencionadas acima, tendo agora de se preocupar com a Williams e a Alpine. Por fim, a Alfa Romeo, Haas e AlphaTauri assumem, cada vez mais, o papel das piores equipas do campeonato.

A corrida de domingo foi uma agradável surpresa, com um arranque sem incidentes e que viu, Lando Norris, ultrapassar Max Verstappen logo no arranque, para delírio dos fãs presentes no Circuito de Silverstone, enquanto Lewis Hamilton saiu largo na terceira curva e perde o sétimo lugar para Fernando Alonso. No entanto, com a ativação do DRS, Verstappen acaba por ultrapassar facilmente Lando Norris, assumindo a liderança que iria manter até ao fim da corrida.

Nas equipas da frente, Red Bull, McLaren, Mercedes e Aston Martin, tinham claras intenções de realizar uma estratégia com uma paragem, já a Ferrari pareceu que iria precisar de duas paragens, mostrando que o seu carro não é tão meigo para os pneus, comparando com a concorrência. Já depois da Ferrari ter realizado as suas paragens nas boxes, enquanto as restantes equipas da frente ficaram em pista, à exceção de George Russell e Oscar Piastri, surge um safety car devido a avaria do Haas de Kevin Magnussen, que salva a estratégia da Ferrari, no entanto, o estrago já estava feito, pois os pilotos da frente param todos, utilizando a paragem grátis para manter as posições.

Até ao fim da corrida poucas posições se alteraram, assim sendo, Max Verstappen conquistou a vitória, seguido de Lando Norris e Lewis Hamilton, com o “rookie” Oscar Piastri a conquistar a quarta posição e George Russell a fechar o top 5. Destaque também para a magnífica corrida de Alexander Albon que terminou em oitavo à frente dos dois Ferrari, que pagaram caro a péssima estratégia de corrida resultante, talvez, do enorme desgaste que o carro italiano provoca nos pneus.

Corrida azarada para os homens da Alpine, com Esteban Ocon a ter de se retirar devido a problemas técnicos, e Pierre Gasly a sofrer um furo depois de uma colisão com Lance Stroll, já perto do fim da corrida.

PILOTO DO DIA

LANDO NORRIS – Segundo fim-de-semana consecutivo a ser considerado o piloto do dia. Novamente a aproveitar, da melhor forma, as atualizações colocadas no seu carro, Norris realizou um fim-de-semana brilhante e conquistou um belo segundo lugar na corrida, somente a 3,798s de Verstappen, um feito que seria impensável à luz do fraco início da temporada efetuado pela equipa britânica.

DESILUSÃO DO DIA

FERRARI – Estratégia desastrosa, claramente direcionada para duas paragens enquanto a concorrência iria só efetuar uma, ainda se poderiam ter salvo com o “Safety Car”, mas as escolhas de pneus colocaram-lhes numa posição de desvantagem face às restantes equipas. Acabaram atrás do Williams de Albon.

João Magalhães
João Magalhães
Desde pequeno a seguir Futebol, Fórmula 1 e MotoGP, apaixonado pelo desporto, com Licenciatura em Gestão do Desporto e com o grau um de Treinador de Futebol. Ambicioso, lutador e sempre com vontade de saber mais, espera tornar o desporto mais simples e ainda mais interessante para os seus leitores.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique atropela Tottenham por 4-0 na estreia de João Palhinha pelos spurs e com direito a golo de Harry Kane

O Bayern Munique venceu o Tottenham num encontro de cariz particular. João Palhinha fez a estreia pelos spurs na pré-época.

Exclusivo BnR confirmado: Mackenzie Cherry e Ashley Barron reforçam Sporting

O Sporting oficializou as contratações de Mackenzie Cherry e Ashley Barron. Defesas norte-americanas reforçam equipa de Micael Sequeira.

Gorby ou GorBis? Braga vence na Roménia e adianta-se na eliminatória da Europa League contra o Cluj

O Braga venceu o Cluj por 2-1 na primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Europa League. Gorby bisou na partida.

Chelsea intensifica negociações para contratar jogador que Ruben Amorim colocou a treinar à parte no Manchester United

O Chelsea quer fechar a contratação de Alejandro Garnacho. Negociações junto do Manchester United intensificaram-se.

PUB

Mais Artigos Populares

António Barbosa antecipa época da Académica e define objetivos: «Vamos lutar pelos primeiros 4 lugares»

António Barbosa antecipou a temporada da Académica na Liga 3. O treinador lançou a estreia da Briosa em 2025/26.

Vangelis Pavlidis é a escolha do Newcastle depois de falhar Benjamin Sesko e ingleses estiveram no Nice x Benfica

O Newcastle continua à procura de um novo avançado. Vangelis Pavlidis está na lista de alvos dos magpies no mercado.

Villarreal apresenta Thomas Partey como reforço apesar das 5 acusações de violação: «O clube está ciente de que o jogador está envolvido num processo...

Thomas Partey foi apresentado como reforço do Villarreal a custo zero. Médio está envolvido em processos na justiça.