GP Grã-Bretanha: No meio do caos, encontra-se Lando Norris

modalidades cabeçalho

A corrida: Norris é o 13.º britânico a vencer em Silverstone e Hulkenberg conquista um pódio histórico

Lando Norris sobreviveu aos caos de Silverstone e conseguiu a segunda vitória consecutiva, encurtando assim a desvantagem para o seu companheiro de equipa. Oscar Piastri terminou em segundo e pela quinta vez, esta temporada, que a McLaren termina com os dois pilotos no topo. Nico Hulkenberg fechou o pódio. 15 anos depois de estrear-se na Fórmula 1, o alemão chega ao pódio pela primeira vez na carreira.

Antes dos semáforos apagarem-se tivemos alguns pilotos a trocarem os pneus. A pista estava molhada, mas na volta de formação George Russell, Charles Leclerc, Isack Hadjar, Gabriel Bortoleto, Oliver Bearman e Franco Colapinto foram à box calçar slicks. Colapinto não regressou à pista, devido a um problema na caixa de velocidades.

Max Verstappen e Piastri partiram lado a lado e tiveram um excelente arranque, com o neerlandês a manter-se na liderança. No final do pelotão, um toque entre Liam Lawson e Esteban Ocon retirou o piloto da Racing Bulls da corrida e o Virtual Safety Car foi ativado.

Assim que a corrida voltou à normalidade, tivemos, novamente, um VSC. Bortoleto despistou-se e foi parar à gravilha. O brasileiro foi o terceiro a abandonar a corrida e era um dos poucos que estava de slicks. Este despiste serviu de aviso para os outros pilotos que pararam no início.

 Na segunda retoma da corrida, tivemos novo duelo entre Verstappen e Piastri, mas desta vez o líder do campeonato levou a melhor. O australiano começou a abrir uma boa vantagem, em relação a Verstappen, que não tinha ritmo para competir com o australiano. Na volta dez, a chuva chegou ao circuito de Silverstone e a corrida às boxes começou.

Antes de entrar na box, Verstappen não conseguiu segurar o seu Red Bull e Norris aproveitou a oportunidade e subiu ao segundo lugar. Contudo, o britânico teve uma má paragem e viu Verstappen a recuperar a posição. A luta entre os dois foi se intensificando, tal como, a chuva que levou o Safety Car a entrar em ação.

O Safety Car teve três voltas em pista e quando regressou à box o sol começava a espreitar. Nem uma volta depois, Bernd Mayländer voltou a entrar na pista. Devido à fraca visibilidade, Hadjar acertou na traseira de Kimi Antonelli e acabou nas barreiras. Neste curto tempo de corrida normal tivemos a melhor ultrapassagem da tarde. Lewis Hamilton ultrapassou, simultaneamente, Russell e Ocon.

No recomeço da corrida tivemos os momentos chave que deram a vitória a Lando Norris. Verstappen fez um pião e caiu para décimo e Piastri foi penalizado em dez segundos, depois de infringir uma das regras do Safety Car. O tetracampeão não foi o único a fazer um pião, porque Bearman sofreu um toque de Yuki Tsunoda e fez um pião.

Antonelli ainda tentou, mas os danos no monolugar impossibilitaram que o italiano continuasse a correr. Os rookies não tiveram um domingo fácil e, somente, Bearman é que terminou as 52 voltas.

A direção de corrida permitiu a implementação do DRS e Verstappen foi quem mais aproveitou. O carro número um foi recuperando posições até às últimas voltas. Hamilton, que se queixava de não ter aderência, foi ganhando confiança e chegou ao quarto lugar depois de ultrapassar Lance Stroll.

A estratégia da Aston Martin com Stroll estava a funcionar na perfeição, mas no final da corrida o canadiano perdeu algumas posições. Contrariamente, a Mercedes teve uma estratégia muito arriscada. Russell era o único piloto da equipa em pista e uma paragem na volta 39 para pneus duros pode ter ditado a perda de pontos preciosos. O britânico não tinha os pneus com a temperatura certa e foi parar à gravilha, mas regressou à pista ileso.

A algumas voltas do fim, nova corrida às boxes. Neste período, houve muitas bandeiras amarelas, os pilotos tiveram algumas dificuldades em adaptar-se a piso que algumas partes do circuito estava seco, mas noutras estava molhado.

Lando Norris foi o primeiro a cruzar a bandeira axadrezada e conquistou a sua quarta vitória esta temporada, a primeira em Silverstone. Hamilton não conseguiu chegar ao pódio e terminou em quarto seguido de Verstappen, Gasly, Stroll, Alex Albon, Fernando Alonso e Russell, respetivamente. Destacar a ausência de Leclerc no TOP 10, que foi apenas 14.º.

Piloto do dia

Nico Hulkenberg (Kick Sauber) – Foram precisas 239 corridas para Hulkenberg conquistar o tão aguardado pódio. O alemão fez uma corrida extraordinária ao partir da 19.ª posição e terminar no terceiro lugar. A Sauber não tinha um piloto no pódio desde 2012 e estes pontos conquistados por Hulkenberg colocam a equipa na sexta posição no campeonato de construtores.

Desilusão do dia

Mercedes – Este foi um fim de semana para esquecer para a equipa chefiada por Toto Wolff. A estratégia utilizada prejudicou Russell. A paragem prematura não favoreceu o britânico e perdeu algumas posições e teve que defender o décimo lugar de Bearman até ao fim da corrida.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Marcus Rashford define clube que quer representar no futuro

Marcus Rashford está muito interessado em rumar ao Barcelona. O jogador regressou ao Manchester United neste verão.

José Mourinho descarta contratar jogador do Real Madrid para o Fenerbahçe

O Fenerbahçe está fora da corrida por Lucas Vázquez. A indicação para deixar o negócio terá sido dada por José Mourinho.

Vitória SC pondera saída de defesa central

O Vitória SC pode deixar sair Toni Borevkovic no mercado de transferências. O jogador não entra nas opções de Luís Pinto.

Há dois extremos do Benfica com o futuro indefinido

O Benfica pode ver Bruma e/ou Andreas Schjelderup saírem do plantel durante o mercado de transferências de verão.

PUB

Mais Artigos Populares

Lateral do Real Madrid e a chegada de Álvaro Carreras: « O que acontece fora do campo é obviamente conhecido»

A possível chegada de Álvaro Carreras continua a ser tema de conversa em Espanha. Fran García falou também sobre o tema.

Fenerbahçe e Galatasaray entram em disputa por avançado do Braga

O Fenerbahçe e o Galatasaray estão interessados em fechar a contratação de Simon Banza, jogador que pertence ao Braga.

Suíça derrota Islândia para o Euro 2025 Feminino

A Suíça bateu a Islândia por duas bolas a zero, num encontro válido pela segunda jornada da fase de grupos do Euro 2025 Feminino.